O preto é considerado uma cor elegante e chique, podendo ser modesto e básico ao mesmo tempo. Por isso essa cor é ótima para se ter no guarda-roupa. Mas, ao contrário do que muitos pensam, fazer combinações com essa cor nem sempre é fácil e vem acompanhada de alguns desafios.
Camile Stefano, personal stylist e consultora de imagem, destaca que a cor preta não é tão facilmente combinada com outros tons como se acredita. “Geralmente, quem se veste com essa tonalidade acaba não conseguindo escapar de composições monocromáticas, uma vez que o preto já chama muita atenção para o look”, explica.
Com isso em mente, Camile separou 5 regras que podem ser seguidas para não errar com as peças pretas que estão no guarda-roupa:
Cuidado com o look monocromático
Não importa o tecido, os tons de preto diferem. Então é preciso tomar cuidado ao montar um look totalmente preto. Por exemplo, ao combinar uma camisa preta com calças pretas, a camisa preta pode ter um tom diferente que, mesmo sutil, pode ser significante dependendo da luz.
Misture texturas e tecidos
Para sair do básico, é importante misturar tecidos e texturas diferentes. Por exemplo, um suéter mais texturizado com uma calça lisa parece arrojado, assim como um suéter simples de lã com uma calça de listras. Essas pequenas combinações fazem com que a roupa se pareça menos com um uniforme e tenha um pouco mais de estilo.
Atenção para as peças de algodão
Quando se trata de tecidos de algodão, é preciso saber que eles desbotam rapidamente. Em vez de 100% algodão, compre camisas pretas com um toque de lycra. A fibra sintética ajuda o algodão a segurar melhor a tinta.
Aposte nos acessórios
Uma maneira inteligente de dar sofisticação ao look preto é colocar pontos de cor nos acessórios. Pode ser uma bolsa, chapéu, colar e até mesmo sapato.
Aos poucos, adicione cores ao seu guarda-roupa preto
Quem opta pelas roupas pretas na maioria das vezes, mas gostaria de mudar isso um pouco, não deve adicionar cores fortes imediatamente. Isso pode causar certo desconforto e acabar levando a desistir das cores. Meu conselho é adicionar cor gradualmente, em pequenas doses, além de começar com combinações de cores mais escuras e suaves, como azul marinho, vinho, chumbo ou, então, branco.