A chegada de um novo pet ao lar traz muitas alegrias para a vida de seus tutores. E para que esse momento seja especial, é preciso fazer algumas mudanças na rotina e adaptar o ambiente para deixar tudo mais seguro para ele, com estruturas básicas para que se sintam mais confortáveis e felizes.
Estudos já realizados pelo Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal Waltham, parte da Mars Petcare que detém as marcas Royal Canin, Pedigree e Whiskas, dentre outras, constataram que compartilhar momentos da vida com um pet pode ajudar as pessoas a se manterem mais felizes e saudáveis. Por isso, a adaptação de um pet em um novo ambiente é importante para criar laços com o tutor e uma conexão saudável.
Antes de determinar novos hábitos, é importante ressaltar que a mudança de ambiente pode ser um momento estressante para os animais. Manter a rotina do antigo lar, como horários de refeições e de sono e, no caso dos gatos, caixa e granulado sanitário já familiar, pode ajudar durante o momento da adaptação.
Confira algumas dicas da Mars Petcare para as boas-vindas do novo pet:
Enxoval do pet:
Para gatos:
- Espaço confortável para o descanso;
- Três potes de cerâmica ou alumínio para água, alimento seco e úmido (diferente dos cães, gatos preferem não misturar as texturas no mesmo recipiente);
- Uma caixa e granulado sanitário;
- Brinquedos próprios para gatos, como por exemplo penas, comedouros interativos, que simulam caçadas e um arranhador;
- Uma caixa de transporte;
- Telas de proteção nas casas ou apartamentos para garantir que o animal não tenha acesso à rua.
Para cães:
- Uma cama confortável;
- Dois potes de cerâmica ou alumínio para água e alimentos;
- Uma guia de pescoço ou corpo, dependendo da recomendação do seu Médico-Veterinário;
- Brinquedos próprios para cães;
- Uma caixa de transporte.
Check-ups regulares e atenção às vacinas
Ao receber um pet em casa é sempre importante consultar um Médico-Veterinário para fazer um check up na saúde do animal. A consulta pediátrica é baseada em três pilares: prevenção de doenças, nutrição e educação de forma a colaborar com o bem-estar do pet. No caso de filhotes, esse cuidado deve ser redobrado, pois fazer um acompanhamento frequente durante seu crescimento é extremamente importante, uma vez que a forma como cuidamos e nutrimos os filhotes pode afetar sua saúde ao longo da sua vida.
Para que esse crescimento ocorre de maneira saudável, é necessária uma alimentação específica em cada estágio de vida do filhote e um adequado protocolo vacinal, conforme recomendação do Médico-Veterinário, minimizando, assim, o risco do desenvolvimento de algumas doenças que podem ser fatais. Os filhotes devem passar por consultas pelo menos uma vez por mês até os seis meses idade e depois a cada três meses até completar a idade adulta. Com a chegada da idade adulta, a vacinação e os check-ups regulares devem ser realizados anualmente. Porém, para que isso aconteça, os tutores devem ter atenção redobrada com as datas de cada dose de vacinação e vermifugação, sempre seguindo as orientações do Médico Veterinário.
Receber um pet em casa é um momento de muita alegria e que antecede memórias boas. Investir em uma estrutura correta para o bem-estar e saúde de um pet fará com que os momentos compartilhados sejam ainda mais especiais.