Ir ao supermercado e comprar produtos fora do hábito de consumo, esquecer alimentos abertos no fundo das prateleiras da geladeira ou acumular itens no eletrodoméstico são situações rotineiras na vida de boa parte da população. Mas tais atos, além de gerarem gastos desnecessários, causam muito desperdício de comida. Para evitar esse tipo de situação, e de quebra ganhar maior praticidade na rotina, a organização é a melhor saída. “Quando falamos especificamente da geladeira, tê-la categorizada, com todos os itens visíveis e ao alcance, é o ideal para maior praticidade no dia a dia. Além disso, uma geladeira organizada impacta, inclusive, na forma como nos alimentamos”, comenta a organizer Renata Morrissy parceira da Ordene.
Chegou a hora de colocar em prática, vamos para as dicas!
1. Organizando a prateleira mais alta
Por ser o local mais frio da geladeira, a profissional indica dar preferência aos produtos usados com mais frequência. “Itens que estragam mais rápido, como os laticínios e carnes devem ficar sempre a vista. Isso facilita a rotina e não deixa os alimentos caírem no esquecimento”, comenta. “Outra dica, para facilitar o dia a dia, é fazer uso de organizadores para distribuir melhor os alimentos dentro do eletrodoméstico”, comenta
Organizador Multiuso com Cabo Simples, 2 divisórias ou 3 divisórias
Os organizadores tipo cestos com cabo acomodam e organizam iogurtes, leite, sucos, condimentos, requeijão, geleias e muito mais. Tornam-se gavetas extras e facilitam muito na hora da limpeza.
Organizador Multiuso sem Cabo Estreito, P, M, G
Já os modelos sem cabo também facilitam a identificação do que está armazenado ali, são higiênicos e setorizam os alimentos.
2 – Organizando as prateleiras do meio
A prateleiras do meio devem ser organizadas de acordo com o estilo de vida dos moradores. “Para quem tem filhos pequenos, organize lanches e produtos das crianças nessas prateleiras, ou, se você prepara marmitas, destine um espaço somente para guardá-las. Industrializados ou sobras podem ficar nessa região também. Lembre-se de fechar bem embalagens que já foram abertas”, indica Renata
Selador de Embalagens
Aliado para evitar o desperdício, o Selador de Embalagens é ideal para embalagens plásticas, mantendo os alimentos frescos e conservados por muito mais tempo. É fácil de ser utilizado e possui sistema para selar que aquece em apenas 3 segundos.
3 – Organizando as gavetas
As gavetas devem ser reservadas para verduras, frutas e legumes. A parceira da Ordene indica colocar esses alimentos em caixas organizadores com tampas ventiláveis e com transparência, para que seja fácil identificar o que está guardado ali.
Organizador para frutas e hortaliças Mini, P, M, G
As caixas organizadoras para frutas, verduras e outros alimentos não só conservam super bem por conta das tampas ventiláveis, como proporcionam visibilidade e liberam espaço nas prateleiras e gavetas, por serem empilháveis.
Mantendo a Organização no dia a dia
Organização, ok! Mas agora é preciso mantê-la no dia a dia. Segundo a organizer, criar o hábito de preparar lista de compras antes de ir ao mercado é fundamental para manter uma rotina organizada. “Faça uma lista de itens que precisam ser comprados, isso ajuda a ter mais assertividade e evita o desperdício e o consumo excessivo”.
Ela ainda chama a atenção para outra ação que deve fazer parte da rotina na cozinha: checar o prazo de validade dos alimentos e ir descartando com frequência o que estiver vencido. “Essa checagem pode acontecer uma vez por semana, ou quinzenalmente, mas é importante ser frequente. Assim como limpar imediatamente caso algum alimento suje as prateleiras para que não impregne”, aconselha.