Dicas para uma iluminação interna aconchegante e funcional

Um bom projeto de iluminação, além de valorizar a decoração, precisa ser eficiente. Há uma série de alternativas para ambientes internos que, utilizadas de maneira inteligente, proporciona aconchego e conforto. Os painéis, tanto os de embutir quanto os de sobrepor, são versáteis e aplicáveis em diferentes ambientes. Afinal, são produtos que conferem design moderno aliado a eficiência da iluminação em LED. A partir desse conceito, a designer de interiores da Lorenzetti, Claudia Tieko, aponta quatro ambientes em que os painéis podem ser ótimas opções de iluminação.

Escritórios

Em tempos de home office, a iluminação do escritório faz toda a diferença para a melhor produtividade. Os painéis são perfeitos para proporcionar iluminação adequada para as tarefas. Para complementar a iluminação, uma luminária de mesa direcionável com uma lâmpada bulbo de cor branca proporciona luz direta e focada para quem necessita de atenção redobrada.

Salas de estar e quartos

Para esses cômodos, busca-se por conforto e tranquilidade, além disso são ambientes que recebem visitas, e por isso merecem iluminação adequada e moderna, por fazerem parte da decoração. Outra ideia é a utilização de spots direcionáveis, que são perfeitos para destacar quadros, objetos ou obras de arte, valorizando ainda mais o espaço.

Cozinhas

Investir em uma iluminação funcional é algo essencial para a composição do espaço gastronômico. Os painéis proporcionam uma ótima visibilidade, pois permitem uma iluminação mais ampla, fator importante para a segurança na hora de manusear utensílios e preparar os alimentos, além de deixarem o ambiente mais clean.

Banheiros

Para este local é necessário criar um ambiente luminoso que facilite a visualização dos objetos, e até mesmo para auxiliar na hora da maquiagem ou de fazer a barba, por exemplo. Os painéis oferecem uma excelente iluminação.

Outra dica importante: se o ambiente possui forro de gesso ou pvc, para ficar bem rente ao teto, aposte nos painéis de embutir. Já para teto rígido, utilize painéis de sobrepor, pois possuem um sistema de fixação por parafusos.