Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the security-malware-firewall domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/jefferso/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131
Dores no joelho, como se cuidar - Jefferson de Almeida
Início Editoriais Dores no joelho, como se cuidar

Dores no joelho, como se cuidar

*Por Dr Marco Aurélio S. Neves

Dr. Marco Aurélio S. Neves – Médico ortopedista e traumatologista.

Dores no joelho são uma queixa muito comum entre pessoas de todas as idades. Por ser uma estrutura instável, que suporta bastante peso e diferentes tipos de movimentos, os joelhos estão expostos a vários problemas que podem surgir.

As mulheres são as mais suscetíveis a ter lesões nessa região. E elas são o público mais exposto à artrose também. Assim, têm cinco vezes mais chance de sofrer uma ruptura do cruzado do que os homens. Na fase pré-menstrual, elas também ficam mais propensas a lesões, já que se movimentam mais. E naturalmente as mulheres têm os ligamentos mais frouxos, menos estabilidade de postura e uma bacia maior, isso faz com que elas tenham os joelhos apontados para dentro, o que coloca o ligamento cruzado anterior em risco.

Já os homens têm lesões no joelho geralmente por trauma, contusão ou sobrecarga. Outras causas de dor no joelho, que podem acometer qualquer pessoa: distensões ou entorses, tendinites ou bursites, lesão nos meniscos, cartilagem rompida, ou ainda infecção, síndrome da dor patelofemoral e, por fim, doenças reumáticas, como artrite reumatoide, artrose, lúpus e gota.

Para avaliar o quadro é preciso buscar um ortopedista com experiência e especializado em
joelho. Ele vai analisar as causas, sintomas e o melhor tratamento a ser seguido. Cada caso exige procedimentos diferentes. O importante é não ficar mascarando a dor com analgésicos e buscar ajuda médica especializada o quanto antes.

Dicas para manter o joelho saudável: No caso de treinos de musculação, busque exercitar a musculatura posterior e inferior das coxas de maneira igual. Para isso, pode ser necessário a ajuda de um personal trainer, que observe se as duas partes estão sendo trabalhadas igualmente. O desequilíbrio entre os grupos de músculos aumenta o risco de lesões.

Cuidado com atividades esportivas que exigem movimentos bruscos e mudanças de direção
com alta velocidade. Elas estão entre as principais causas de lesões nos joelhos.

Mulheres: evitem saltos finos (pelo menos por tempo prolongado) e mantenham a articulação saudável e livre de dores. Prefiram tênis com um bom amortecimento, principalmente se for praticar esportes.

Se você tiver alguma lesão nos joelhos, aplique imediatamente uma compressa de gelo. Jamais utilize bolsas de água quente, pois podem agravar a lesão.

Caso se machuque, suspenda a atividade física e só volte após a liberação do ortopedista
especialista em articulações.