A Mitsubishi Motors, em parceria com a Spinelli Racing apresentam o Eclipse Cross R, mais novo modelo de competição da marca dos três diamantes, totalmente preparado para disputar a temporada 2024 da Mitsubishi Cup, rally cross country de velocidade promovido há mais de 20 anos.
Disponível para venda a qualquer cliente que tenha o sonho de se tornar um piloto de rally com ou sem experiência na modalidade o Eclipse Cross R traz consigo toda a experiência e conhecimento da Mitsubishi Motors na produção de carros de corrida homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo.
O modelo já está disponível para venda a clientes de todo o Brasil. Os compradores terão diversas vantagens comerciais para a disputa da temporada 2024 da Mitsubishi Cup, além de todo o suporte do time da Spinelli Racing durante as competições.
O Eclipse Cross R irá inaugurar uma nova categoria dentro da Mitsubishi Cup, rally cross country monomarca mais tradicional do país, com 25 anos de história.
Segundo Guiga Spinelli, multi-campeão de rally, organizador da Mitsubishi Cup e diretor geral da Spinelli Racing, “usamos toda a experiência conjunta da nossa engenharia da Spinelli com a da Mitsubishi para desenvolver um dos carros mais legais que já pilotei”.
“O Eclipse tem uma dirigibilidade fantástica que demonstra que o sistema de tração é realmente um diferencial do modelo. Além disso o motor tem um ótimo desempenho, que fica mais evidente com o câmbio sequencial, que realmente torna o carro um verdadeiro carro de corrida, mesmo que usando praticamente todas as peças do Eclipse Cross de rua. O carro ficou rápido, fácil de pilotar e muito resistente. Pacote ideal para correr rally.”, complementa.
Produzido na fábrica da marca em Catalão (GO) em um trabalho conjunto entre a Mitsubishi Motors e a Spinelli Racing, o Eclipse Cross R é um veículo de competição totalmente preparado para o rally, que usa como base toda a estrutura, robustez e tecnologia da linha Eclipse Cross de rua.
Sua tração integral nas quatro rodas traz o mesmo DNA do lendário Lancer Evolution, com algumas adaptações para competição. O motor é o mesmo 1.5 turbo a gasolina da versão de rua e desenvolve 172cv a 5.700 rotações.
O gerenciamento do motor é feito pela mais moderna ECU (PR8) de competição da empresa nacional ProTune e todo este desenvolvimento foi realizado em conjunto com a renomada empresa de motores Dacar Motorsport. O veículo também foi equipado com o mais novo painel de aquisição de dados da marca, o TDL 5.0 EVO.
O câmbio é sequencial de seis velocidades e desenvolvido pela GRAF Gearboxes, empresa argentina que, desde 1965 já forneceu caixas de câmbio para importantes modalidades do automobilismo.
Com bancos, cintos de segurança de seis pontos e volante, todos de competição, o Eclipse Cross R também traz portas, capô, tampa traseira e para-choque dianteiro em fibra de vidro. Os vidros das portas foram substituídos por estruturas em policarbonato. Tudo para a máxima otimização de peso e melhor desempenho em competição.
O sistema de suspensão é todo original do Eclipse de rua, ou seja, independente nas quatro rodas. O que muda são os amortecedores que são específicos para a prática do rally e produzidos pela icônica marca sueca Ohlins, assim como as molas helicoidais dianteiras. As molas traseiras são da marca Eibach.
As rodas de aro 16 são calçadas com pneus Pirelli Scorpion MTR 255/70/16, próprio para encarar todos os mais diversos tipos de obstáculos que uma pista de terra, lama, cascalho ou areia oferece em um rally.
O Eclipse Cross R mesmo submetido à pequenas alterações para competição, ainda mantem praticamente todos seus componentes originais, mostrando toda a robustez e tecnologia embarcada na linha Eclipse Cross, comercializada em todo o Brasil.
Seu recente reposicionamento de preços tornou o SUV médio extremamente atraente dentro de um segmento bastante concorrido que conta com modelos como o VW Taos, o Jeep Compass e com o Corolla Cross.