O paulistano Eduardo Kobra assinou ontem, 14 de junho, no Dia Mundial do Doador de Sangue, o mural Metamorfoses, que fez recentemente para o Hospital das Clínicas, em São Paulo. Desde o início da pandemia, o artista reduziu o número de trabalhos e adiou 39 dos 40 convites que tinha para pintar no Exterior. No Brasil, a maioria das obras foi relacionada à Pandemia. Além de Metamorfoses, ele entregou para o Hospital das Clínicas um mural, chamado “Ciência e Fé”, com 20 metros de altura por 10 metros de largura, mostra as mãos de um médico, com jaleco e estetoscópio, em posição de oração que coloriu a fachada do local.
Metamorfoses
Através da arte, Kobra conscientiza sobre a necessidade de se vacinar e do uso de máscaras e ajuda a levantar recursos para pessoas em situação vulnerável. “Fiz Metamorfoses pensando nas pessoas que estão doentes e precisam de esperança, fé e transformação para superar esse momento difícil”, conta o artista urbano, que acrescenta: “Ao contrário do que faço sempre, não assinei o mural ao entregá-lo. Achei para finalizar de fato a obra no dia 14 de junho, essa data tão importante, como uma forma de conscientizar as pessoas da importância da doação de sangue e, claro, incentivar que as pessoas doem e se doem cada vez mais em prol de quem precisa”, afirma.
Espaço de Convivência
Metamorfoses ocupa uma imensa parede que começa no Espaço de Convivência, no primeiro andar do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas de São Paulo (onde está situada a Hematologia e a Fundação Pró-Sangue, maior banco de sangue da América Latina, com 10 mil doadores por mês) e se estende até o 8º e último andar. De acordo com o professor doutor Vanderson Rocha, presidente da Pró-Sangue e diretor do Serviço de Hematologia do HCFMUSP, e que apresentou o espaço para o muralista, passam diariamente pelo local de 10 a 15 mil pessoas.
Borboletas
Segundo Kobra, o painel de 34 metros de altura por 7,5 de largura mostra borboletas que saem da água, na base do mural, e vão até o alto do prédio. “Resolvi doar os dois painéis pelo fato de o HC de São Paulo ser uma instituição pública que atende a milhares de pessoas por dia. Pessoas físicas, entidades e empresas apoiaram o projeto, como a Dionísio.Ag, que cuidou da logística do painel. De alguma forma acho que a arte pode inspirar, atenuar o sofrimento e dar esperança para um futuro melhor.
Pedras preciosas
O muralista diz ainda que pintou pedras preciosas nas asas de algumas das borboletas, como uma lembrança de que cada vida é preciosa e que devemos sempre lutar para preservá-la.
Ciência e Fé
O segundo mural, finalizado para o aniversário de São Paulo, 25 de janeiro, feito por Kobra para o Hospital das Clínicas fica à rua Dr. Eneias de Carvalho Aguiar, 255. Traz uma mensagem clara e direta, na arte e no nome escolhido: “Ciência e Fé”. Com as cores que caracterizam boa parte de suas obras, mostra as mãos de um médico, com o jaleco e o estetoscópio, em posição de oração.
… Bom dia! “As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Luciana Ormond Miranda, Rosangela Miranda, Nanci Quero, Marco Alencastro, Nivaldo Cezar da Silva, Sandrinha Braga, José Otávio Meira Lins, Andrea Pagnoncelli, Marlon Luft, Marcos Arruda, Renato Clemente, Aline Luz, Iara Lucia Furtado, Odila Maria Nacasato Cappi, Vladimir Struck, Creuza Queiroz, Juraneide Sodré, Fatima Ribeiro, Monica Valencia, Cley Resck, Elisangela Bacani e Elizete Albuquerque. Happy birthday!
… O casal Maika e Delcídio do Amaral está radiante! Mas não é pra menos! A sua filha Maria Eugênia acaba de colocar grau no curso de Medicina pela Universidade São Leopoldo Mandic de Campinas! Sucesso!