Escócia: Terra onde castelos seculares abrigam lagos enevoados


ESCÓCIA

Descubra a terra mágica dos kilts, do uísque e da gaita de foles na Escócia, um dos países mais românticos do planeta. Caminhe pelos cenários de Coração Valente, Outlander e Harry Potter. Experimente o puro malte de uma autêntica destilaria escocesa e encontre o monstro do lago Ness em Inverness.

Você vai se apaixonar por Edimburgo, a capital da Escócia, com suas ruas medievais, castelos, lojas e pubs. A composição entre Cidade Velha e Cidade nova colocou Edimburgo na lista de patrimônios da UNESCO. Glasgow é a cidade grande, contemporânea, cuja arquitetura e vida noturna atrai visitantes do mundo todo. St Andrews é o berço do golfe e local onde Willian e Kate se conheceram.

De Edimburgo e Glasgow é possível sair em excursão pelas famosas Terras Altas, morada dos Highlanders, e aventurar-se por pequenas ilhas cheias de história. Pelo caminho encontrará montanhas, vales com águas cristalinas, lendas celtas e muitos castelos.

Uma das melhores formas de se chegar à Escócia é com o trem entre Londres e Edimburgo, em um trajeto de cerca de 4 horas e 20 minutos. Também há voos partindo de várias cidades inglesas e europeias.

EDIMBURGO

A capital da Escócia causa um impacto inesquecível com sua paisagem montanhosa e histórica, situada acima de uma série de vulcões extintos.

Em qualquer área de Edimburgo, o visitante tem a sensação de estar desbravando um lugar histórico. A cidade não decepciona quem estiver em busca de uma amostra da Escócia dos velhos tempos.

Deixe-se perder por entre os becos de paralelepípedos da Cidade Velha (Old Town), coroada pelo sólido Castelo de Edimburgo, admire o esplendor do estilo georgiano da Cidade Nova (New Town) e suba o monte de Calton Hill para uma vista espetacular da cidade e do mar

À exceção de Londres, Edimburgo abriga mais restaurantes estrelados do guia Michelin do que qualquer outra pare do monte de Calton Hill Experimente o Castle Terrace ou o The Kitchin para uma excelente refeição contemporânea, feita com os mais finos ingredientes locais.

E não se esqueça de provar uma ou duas doses reconfortantes da bebida nacional em um tour de Scotch Whisky.

Edimburgo é interligada a todas as partes do país por estradas e trens. A opção mais rápida saindo de Londres é de avião, que leva 01 hora e 10 minutos.

SCOTCH WHISKY EXPERIENCE

O QUE FAZER

CASTELO DE EDIMBURGO – Situado no topo de um extinto vulcão ao final da Royal Mile de Edimburgo, o Castelo de Edimburgo é a atração turística mais conhecida da cidade. Tornou-se o castelo real do líder da Escócia na Idade Média e é, atualmente, o lar das Joias da Coroa Escocesa, da Pedra do Destino, do famoso canhão Mons Meg do século XV, do canhão One O’ Clock e do Museu Nacional de Guerra da Escócia.

SCOTCH WHISKY EXPERIENCE – A Scotch Whisky Experience, em Edimburgo, é uma ótima introdução à bebida nacional da Escócia e oferece uma excelente visão do processo de fabricação do uísque. Aprenda a degusta-lo, saboreie a bebida e adquira os melhores exemplares escocesas na loja

MUSEU NACIONAL DA ESCÓCIA – Explore a história escocesa no Museu Nacional da Escócia através de uma série de artefatos que remontam a centenas de anos. Existem também seções dedicada à arte e design, ciência e natureza e uma rica variedade de culturas do mundo.

MUSEU NACIONAL DA ESCÓCIA
  1. ANDREWS

O príncipe Willian e Kate Middleton se conheceu na universidade dessa cidade idílica, mundialmente famosa pelo golfe.

Apesar de desfrutar de fama internacional por ser o “lar do golfe” e sede de uma das principais universidades do mundo, St. Andrews continua sendo uma joia pequena e autônoma.

Para quem sonha jogar golfe no Old Course, descobrir os lugares onde o príncipe Willian e Kate Middleton se apaixonou ou simplesmente recarregar as baterias do dia a dia, St. Andrews é o lugar perfeito.

A cidade tem lojas únicas e exclusivas, restaurantes premiados, relíquias antigas, uma costa belíssima e arquitetura atraente.

Vale muito a pena visitar as belas ruínas do Castelo e da Catedral de St. Andrews. Não deixe de subir ao alto da St. Rule’s Tower para uma vista espetacular.

St. Andrews fica a cerca de 01 hora e 40 minutos ao norte de Edimburgo, combinando o transporte de trem e ônibus. A Leuchars Station, nos arredores de St. Andrews, atende a cidade. Os ônibus aguardam cada chegada de trem para levar os passageiros para a cidade real.

O QUE FAZER

OLD COURSE – Lar indiscutível e emblemático do golfe, o Old Course, em St. Andrews, é um lugar de peregrinação para golfistas de todo o mundo. Junte-se ao consagrado grupo de profissionais jogando no campo que Tiger Woods chama de “o definitivo”. Um dos campos de golfe mais antigos do mundo, tem ao seu redor outros cinco percursos, todos abertos ao público.

WEST SANDS – A praia em destaque na inesquecível sequência de abertura deste vencedor do Oscar é West Sands. As cenas de Eric Liddle (Ian Charleson) treinando e as cenas de encerramento do filme também foram filmadas na praia deserta.

GLASGOW

GLASGOW

Esta estilosa cidade escocesa se destaca pelas artes, cultura e arquitetura de nível internacional.

A história de Glasgow remonta à Idade da Pedra, embora seja uma cidade absolutamente moderna e cheia de diversão.

Glasgow é um local excelente para os interessados em cultura contemporânea. Abriga mais de 20 museus e galerias de arte, incluindo a premiada Burrell Collection, o enorme Kelvingrove Museum and Art Gallery e o Riverside Museum, um espaço arrojado projetado pela arquiteta iraniana Zaha Hadid, dedicado ao patrimônio dos meios de transporte da cidade.

A cidade também é o lar da Scottish Opera e do Scottish Ballet.

A cena musical de Glasgow ferve. Se quiser conhecer o próximo sucesso a estourar nas paradas, assista a um show no King Tut’s Wah Wah Hut. Foi aqui que a banda Oasis se revelou e assinou um contrato em 1993.

As obras de Charles Rennie Mackintosh estão espalhadas por toda a cidade, mas fãs de arquitetura também se encantarão com The Lighthouse, o centro nacional para arquitetura e design da Escócia.

A apenas uma hora de Glasgow fica Loch Lomond, o esplêndido Parque Nacional que oferece uma primeira vista das Highlands.

Glasgow fica a apenas 01 hora de trem de Edimburgo.

Escola de arte

O QUE FAZER

ESCOLA DE ARTE DE GLASGOW – Obra-prima do arquiteto Charles Rennie Mackintosh, a Escola de Arte de Glasgow é uma construção extraordinária, conhecida pelas obras de ferro art nouveau, formas orgânicas aneladas e móveis incomuns. Para conhece-la por dentro, você precisará participar de uma visita guiada para não perturbar os alunos que nela trabalham.

MUSEU E GALERIA DE ARTE DE KELVINGROVE – Com 08 mil objetos em 22 galerias, o Kelvingrove é um dos maiores museus gratuitos da Grã-Bretanha. Explore sua riqueza de objetos de arte e históricos – de armas e armaduras a pinturas de todos os tempos e movimentos, e até uma seção de história natural.

CELTIC CONNECTIONS – Reunindo o melhor do folk, “roots” (música de raízes) e world music, o Celtic Connection é o lugar ideal se você estiver procurando conhecer os sons tradicionais da Escócia e da Irlanda. O festival acontece em Glasgow, um importante centro de artes e cultura, e traz uma enorme energia para a cidade. Para informações sobre planejamento de viagens ligue para Jefferson de Almeida Turismo e Eventos: (67) 98425-6330

… Bom dia! “Não tenha medo da mudança. Coisas boas se vão para que outras melhores possam vir”.

Trocam de idade hoje: Madu Machado, Luciano Barbosa Rodrigues, Suzana Gonzalez, Elídia Nogueira, Severina da Silva, Juliana Demarco, Ricardo Calvan e Malu Barros. Happy birthday!

A aniversariante de hoje, Madu Machado clicada ao lado da mãezona, Marisa Machado

… Pesquisadores da Universidade RMIT de Melbourne, na Austrália, mostraram como máscaras faciais descartáveis podem ser recicladas para fazer estradas, em uma solução de economia circular para resíduos gerados pela pandemia da COVID-19.

O estudo mostra que, para 1 quilômetro de uma rodovia com duas pistas, seriam usadas cerca de 3 milhões de máscaras, evitando que 93 toneladas de lixo fossem para aterros sanitários.

Querido que só, o empresário Luciano Barbosa Rodrigues comemorando hoje mais um aniversário. Happy birthday!

… O novo material de construção é uma mistura de máscaras faciais descartáveis trituradas e entulho de construção processado. Segundo os criadores, ele é projetado para atender aos padrões de segurança da engenharia civil.

A análise mostra que os equipamentos de proteção contra no novo coronavírus ajudam a adicionar rigidez e resistência ao produto final, que tem como objetivo ser usado em camadas de base de estradas e pavimentos.

… O estudo, publicado na revista “Science of the Total Environment”, é o primeiro a investigar as possíveis aplicações de máscaras faciais descartáveis para a construção civil. O uso de equipamento de proteção individual aumentou dramaticamente durante a pandemia de COVID-19, com cerca de 6,8 bilhões de peças sendo usadas em todo o mundo, a cada dia.

A cerimonialista Severina da Silva festejando hoje mais um aniversário. Happy birthday

As estradas são compostas por quatro camadas: subleito, base, sub-base e asfalto no topo. Todas as camadas devem ser fortes e flexíveis para suportar o tráfego.

… O entulho de construção processado – conhecido como agregado de concreto reciclado (RCA) – pode ser usado sozinho para as três camadas de base. Mas os pesquisadores descobriram que adicionar máscaras faciais retalhadas ao RCA aprimora o material. ( Fonte Agência AFP)

A Universidade de São Paulo (USP) está disponibilizando gratuitamente videoaulas com conteúdo de matérias do ensino médio por meio da plataforma A USP te Espera. Originalmente pensado para auxiliar na adaptação dos alunos ingressantes nos cursos de graduação da instituição, o material está disponível para qualquer pessoa que se interesse pelo conteúdo, como estudantes do ensino médio.

… O conteúdo foi desenvolvido por professores da USP, em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). No momento, a plataforma oferece apenas videoaulas das disciplinas de matemática, física, química, e biologia.

Quando estiver completa, serão oferecidas videoaulas das oito disciplinas que compõem a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC): matemática, física, química, biologia, português, histórica, geografia e inglês.