Espetáculo de dança mostra como as relações humanas vem passando por transformações na era virtual

O novo espetáculo do grupo Streetpop, chama-se, Vir(tu)Eu e por meio da dança, pretende, investigar as novas dinâmicas a partir da virtualidade, das relações humanas na contemporaneidade. Essas relações que se misturam e se condensam com laços momentâneos, frágeis e volúveis, num mundo cada vez mais dinâmico, fluído e veloz. Seja real ou virtual.

Há mais de 15 anos o grupo trabalha na pesquisa, divulgação e fruição das variadas vertentes das danças urbanas. Toda essa criação contou com a produção, direção e provocação cênica de Edson Clair e a preparação corporal de Neide Garrido.

Por meio dos corpos dos bailarinos, visa debruçar-se sobre a reconfiguração de um cotidiano simulado por aplicativos e rodeado pela tecnologia, a fim de entender essa massa de solitários formada por indivíduos que encaram as extensões do homem (gadgets) como partes de seus próprios corpos, como verdadeiros autômatos se fazendo valer das tecnologias para se expressar (as redes sociais se tornaram manifestos, onde na vida real o individualismo impera). Estamos cada vez mais aparelhados com smartphones, tablets, notebooks, usados para mascarar a face de nossa solidão.

Foi através da primeira oficina de dança de rua da antiga Funcesp (Fundação de Cultura e Esporte de Campo Grande) em 2002, no Cema da Vila Popular que a Cia. De dança Streetpop surgiu. E desde então começaram a desenvolver uma trajetória de pesquisa e divulgação da dança de rua e suas vertentes. Durante essa jornada participaram de vários eventos, entre eles:

No ano de 2016 participaram do Circuito Dança no Mato- se apresentando em Sonora, São Gabriel Do Oeste e Rio Verde, MS Street Dance Fest, como grupo convidado e o Festival Vale das Ruas- em Nova Andradina/MS, conquistando segundo lugar, em 2015 conquistaram o primeiro lugar no mesmo festival. Já em 2014 participaram do Festival Internacional de Hip-Hop em Curitiba /PR como grupo selecionado. Além desses eventos tiveram presentes no Circuito Dança no Mato- dançando em Aral Moreira , Iguatemi e Rio Brilhante, Dança Campo Grande como melhor grupo de street dance, e do Festival Mato-grossense de Dança tirando o primeiro lugar na categoria street dance Avançado.

O Espetáculo acontece nos dias 29 e 30 de junho ás 20h no Teatro Prosa-SESC Horto. Os ingressos podem ser retirados 30 minutos antes do início da apresentação.

 

Fotos: Malcon Carvalho