Em vigor no Brasil desde junho de 2009, a Lei Seca apresentou mudanças em 2013 e, desde então, vem punindo mais severamente aqueles que misturam álcool e direção. A queda no número de acidentes de trânsito, que em São Paulo (SP) foi 43,4% menor em 2013 em relação ao ano passado (de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado), vem acompanhada pela redução na venda de bebidas em bares e restaurantes.
No ano passado, o setor praticamente não apresentou crescimento segundo informações da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que também atribui o resultado à alta da inflação (12%), ao custo de mão-de-obra (aumento de 10%) e a mudanças na tributação, fatores que elevaram o valor das bebidas em até 20%.
Mudanças na lei e na economia geram também mudanças de comportamento. Essa é a avaliação da Evino, segunda maior loja online de vinhos do país, que de janeiro a julho de 2014 registrou aumento de 115% em suas vendas – muito além das expectativas da loja. Com a forte campanha de conscientização para que a população evite misturar álcool e direção, os consumidores frequentes de vinho recorrem à compra online do produto, que recebem e consomem na comodidade de suas casas.
“Além disso, rótulos de importação própria com preços bastante competitivos diferenciam a nossa oferta daquela do ponto de dose. Trabalhamos em uma cadeia de valor sem intermediários e operamos com margens muitíssimo inferiores àquelas tipicamente aplicadas por restaurantes e bares”, explica Ari Gorenstein, cofundador da loja.
Ainda de acordo com informações da Abrasel, em janeiro deste ano o setor registrou um pequeno aumento de 5% nas vendas de bebidas em comparação ao mesmo período em 2013. “No caso da venda de vinhos, os números demonstram uma tendência de que o canal online cresça com grande aceleração e cada vez mais as pessoas sigam optando pela comodidade de adquirir e consumir vinho em casa. A facilidade e segurança trazida pelo nosso modelo de Clube, por exemplo, com a curadoria criteriosa de nossa equipe de sommeliers, também contribui para alavancar o consumo em casa”, conclui Marcos Leal, cofundador da Evino.
Clube Evino
O Clube Evino oferece mensalmente dois rótulos cuidadosamente selecionados pela equipe de sommeliers da loja. O processo é simples: o cliente escolhe o plano de assinatura que quer fazer e uma vez por mês os rótulos são entregues em sua casa. Quem faz a assinatura até o dia 10 de cada mês, já recebe o lote, que é enviado aos assinantes todo dia 15. Os preços dos lotes variam de acordo com o plano. Além da facilidade, comodidade e da garantia de qualidade, o Clube traz uma grande vantagem econômica, pois o valor da mensalidade representa um desconto de 30 a 50% sobre o valor de mercado dos vinhos.
Os assinantes também têm acesso antecipado às promoções da loja, descontos diferenciados em todo o site, ofertas exclusivas e possibilidade de recompra dos vinhos de lotes de meses anteriores. O cliente pode escolher não receber a seleção do mês ou cancelar a assinatura quando quiser.