Exemplos para convívio familiar com os filhos

*Por Alessandro Rios

Alessandro Rios
Divulgação – Literare Books International

Com a intensificação do convívio familiar provocado pelo período da pandemia, e agora com a retomada gradativa do convívio social, os filhos estarão naturalmente mais expostos às grandes interferências externas, entre elas o enorme avanço tecnológico. Desta forma, acredito ser o momento ideal, para uma boa reflexão sobre o tema “ser líder e amigo”, onde aspectos como qualidade no relacionamento precisam ser revistos. Segue sete presentes para ofertar ao seu filho:

Divulgação – Literare Books International

Busque Soluções

Quando uma situação problema surgir, não perca tempo apenas “reclamando de alguém”, mas concentre-se em virar a página e buscar soluções. O seu filho precisa de liderança positiva.

Imagem de Jan Vašek por Pixabay

Persevere no Caminho

As pedras surgirão e os obstáculos aparecerão. Neste momento, não perca tempo “achando culpados”, mas convide seu filho, para juntos, perseverar no caminho escolhido e superar as dificuldades. O seu filho precisa sentir-se parte.

 

Valorize os Acertos

Os acertos existem e são muitos. Não perca tempo apenas “apontando falhas”, mas valorize os dons e talentos do seu filho, como os acertos e as boas escolhas. O seu filho precisa ser motivado.

Seja Prudente

Uma boa pergunta sempre é válida. Evite “julgar” pelas primeiras impressões. Seja paciente e invista tempo conhecendo a causa. O seu filho precisa ser compreendido.

Oferte Perdão

O amor deve ser o centro. Não perca tempo “condenando”, mas sim perdoando, não só com palavras, mas com gestos de afeto e carinho. O seu filho precisa ser perdoado.

Caminhe em Frente

Caminhar em frente é tão importante quanto indicar caminhos. Não perca tempo apenas “falando”, invista também em ser o modelo. O seu filho precisa de exemplo.

Aprenda Sempre

Ninguém é tão sábio que não possa aprender. Não perca tempo apenas “ensinando”, mas também aprendendo. O seu filho aprende ensinando.

Os presentes acima, além de melhorar a qualidade no relacionamento, ainda aproximarão as partes, e o seu filho ganhará um líder e amigo. Pense nisto!

Alessandro Rios – Graduado em Direito e Administração, com MBA em gestão de recursos humanos e especializações em PNL e coaching.