Com inspiração na natureza, no colorido opaco das folhas secas das árvores, o outono pede tons médios, mais fechados, além dos escuros e profundos. Na cartela de cores do guarda-roupa da estação “o ‘tem que ter’ é sempre algo em marrom, cinza, amarelo mostarda, azul-marinho e royal, vinho, roxo, verde-escuro, laranja e preto”. Eleita como a cor do ano de 2015 pela Pantone, o Marsala também virou queridinho nesta temporada. Trata-se de uma mistura de vinho com marrom, e está presente no visual das mulheres mais antenadas.
“A cor se parece com o vinho, mas também apresenta traços de marrom. Por isso, é uma união certeira de dois tons típicos de outono”, explica Daniela Zanardo, diretora da empresa Trend 247, especializada em comportamento e tendências de moda.
Marsala é “uma cor alegre entre os vermelhos de outono, já que se destaca bem mais. Para não errar ou exagerar no visual, vale compor com cinza ou bege, em pontos do visual, só para dar uma energia a mais”, completa. Se pretende investir em mais cores, tons pastel são novidade em combinações com os clássicos marinho, cinza e preto. “E os que remetem ao estilo boho dos anos 70 também estão em alta. Entre eles, vale usar verde surrado ou militar, azul royal, conhaque, alaranjados e mostarda”.Para compor algo mais neutro, as gamas de cinza surgem como recurso leve e que combinam entre si: cinza-claro, cinza-médio e cinza-chumbo.
Estamparia
A moda está atualmente voltada para a década de 70. “Isso se reflete nas estampas, trazendo étnicos, florais vintage e manchados, marmorizados, com perfume mais natural e boho. Ainda temos as borboletas e os triângulos dentro dos motivos figurativos”.