As famílias que aproveitarão o período de recesso escolar em julho para viajar podem sair da mesmice em Manaus (AM), que conta com uma série de atrações programadas.
Entre 4 e 16 de julho, por exemplo, a cidade recebe a série “Encontro das Águas”. A proposta é levar espetáculos que fazem uma conexão entre as culturas erudita e pop a diversos pontos turísticos. Para as crianças, despontam duas atrações no Teatro Amazonas: “Geek Jukebox”, que traz músicas de animes tocadas por orquestra, e o balé clássico “Dom Quixote”. O primeiro ocorre em 6 de julho, enquanto o segundo pode ser apreciado nos dias 14, 15 e 16.
Mais do que entreter os pequenos, a ida até o Teatro Amazonas permite aos pais visitar o principal ponto turístico da cidade. Construído em 1896, o edifício apresenta uma fachada neoclássica pintada em tom de rosa. A cúpula é feita com 36 mil escamas de cerâmica esmaltada nas cores da bandeira brasileira. No interior, a sala de espetáculos tem capacidade para 700 pessoas e é decorada com lustres vindos de Veneza, na Itália.
Nas manhãs de 8 e 9 de julho, por sua vez, a série “Encontro das Águas” leva o “Concerto da Família” para o jardim do Palácio Rio Negro. Aqui, o foco são as futuras gerações que consumirão a diversidade da música produzida no Amazonas. Isso porque um jardim musical para bebês de até 3 meses estará à disposição no Centro Cultural Palácio Rio Negro em parceria com o Centro Suzuki Amazonas.
Vale a pena ainda adicionar ao roteiro ao menos outras duas atrações da região. O Mercado Municipal Adolpho Lisboa é perfeito para apresentar às crianças os sabores da Amazônia, a exemplo de tucupi, jambu, pupunha e guaraná, além da imensa variedade de farinhas. Já no zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), conhecido como Zoo de Manaus, é possível ver de perto mais de 200 animais da fauna amazônica, como pássaros, felinos e macacos.
Escolher uma boa hospedagem é outro fator primordial para ter uma experiência agradável. Como as crianças tendem a se cansar mais rápido, o recomendado é optar por um empreendimento bem localizado. Fatores como segurança e cardápio kids também devem ser observados pelos pais.
O Juma Ópera, por exemplo, está localizado bem em frente ao Teatro Amazonas e próximo ao Palácio da Justiça e à Igreja de São Sebastião. O hotel-boutique fica em casarões tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Totalmente reformado, recebe as famílias em 41 acomodações espaçosas e conta com academia, bar e um charmoso rooftop, onde é possível aproveitar a piscina em meio a vistas privilegiadas da cidade.
É válido ressaltar que o complexo também conta com o Restaurante Ópera. O menu assinado pela chef Sofia Bendelak é famoso por mesclar pratos contemporâneos com elementos da gastronomia amazonense. O cardápio infantil, por sua vez, contempla peixinho empanado, filé mignon, filé de frango grelhado ou massa à bolonhesa.
O Juma Ópera ainda serve de apoio para quem deseja desbravar a selva. Após fazer uma imersão na cultura local e participar de passeios, como caminhadas pela floresta, observações de animais e até pescarias de piranhas, as famílias podem retornar a Manaus e desfrutar de todo o conforto que o local oferece.