Ferragamo renova o diálogo entre moda e natureza com uma coleção cápsula dedicada à beleza do planeta
A frase de Salvatore Ferragamo, “A natureza cura toda ferida quando lhe é dada liberdade”, inspira o conceito da coleção cápsula Back to Earth. Já na década de 1940, o fundador da marca explorava materiais inovadores, reciclados e de origem natural, como palha, cortiça e cânhamo, antecipando o diálogo entre moda e sustentabilidade.
Comemorando a beleza regenerativa do nosso planeta, Ferragamo apresenta uma coleção de Ready-to-Wear e acessórios que prioriza materiais de origem natural e produção 100% italiana. O resultado é uma fusão entre ética e estética, entre função e forma — uma coleção feminina e masculina que alia design e artesania, reafirmando o compromisso da marca com um luxo mais consciente e respeitoso.
A reflexão conceitual iniciada pela Ferragamo com a exposição Sustainable Thinking, em 2018, amadurece com a coleção Back to Earth. Mais do que uma coleção, trata-se de uma jornada emocional e sensorial pelos materiais, pelas cores e pelo território italiano — elementos tão preciosos à marca. Um legado vivo que reflete como a herança criativa do fundador continua a inspirar as escolhas atuais. Durante o período de autarquia, quando a escassez de matérias-primas nobres como o couro exigiu soluções alternativas, Salvatore Ferragamo inovou ao utilizar materiais naturais, transformando a necessidade em uma oportunidade para a pesquisa e a criatividade. Uma intuição que não apenas definiu seu estilo, como também antecipou uma abordagem mais responsável e progressista para a moda.
As peças de Ready-to-Wear são confeccionadas em algodão e seda, enquanto os acessórios utilizam couro curtido com extratos vegetais. Os tecidos recebem tingimentos e estampas obtidos a partir de pós minerais, como mármore, pigmentos de terra natural e carvão vegetal. O algodão, por sua vez, é totalmente proveniente de cadeias produtivas italianas, com plantações localizadas na Apúlia e na Sicília.
A cápsula também apresenta uma versão do icônico modelo de sapatilha Ferragamo, com cabedal em couro vegetal e sola de borracha natural. Outro destaque é a releitura da bolsa Hug, concebida durante o primeiro Ferragamo Circularity Hackathon — iniciativa que reuniu 60 jovens talentos da marca para repensar seus produtos icônicos sob uma perspectiva circular. Esta edição limitada da Hug é feita com couro de origem italiana, curtido com extratos vegetais e processado em fábricas que seguem os mais altos padrões ambientais e sociais, com certificação LWG Gold. Os recortes da bolsa foram aproveitados para criar pingentes florais, enquanto o compartimento interno, reversível, removível e intercambiável, é feito de seda com forro em algodão, ambos certificados como orgânicos.
Inspirada na histórica sandália Kimo, criada por Salvatore Ferragamo em 1951, o design da nova Hug reflete a ideia de versatilidade e personalização. Assim como a Kimo era vendida com meias intercambiáveis para diferentes ocasiões, a Hug também se transforma e se adapta a quem a usa.
“Back to Earth é nossa primeira cápsula dedicada à Terra. Inspirados pela harmonia entre o ser humano e a natureza, fundimos inovação e herança, beleza e funcionalidade, promovendo um diálogo sincero rumo a uma moda mais próxima do bem-estar das pessoas e do planeta que nos acolhe.” – diz James Ferragamo, Diretor de Transformação e Sustentabilidade da Salvatore Ferragamo.
A coleção já encontra disponível no site da Ferragamo e em uma seleção exclusiva de 26 boutiques na Itália, França, Reino Unido, Estados Unidos, México, Brasil, Japão, China, Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan e Emirados Árabes Unidos.
As embalagens exclusivas da coleção refletem os valores da marca, utilizando papel de florestas geridas de forma responsável e 100% reciclado, além de algodão e madeira reaproveitados — demonstrando que luxo e responsabilidade podem, sim, caminhar lado a lado. Fotos: Manuela Pelegrina
Nova Sephora
A Sephora, escolheu o Iguatemi São Paulo, shopping, para receber a sua 41ª operação no Brasil. A loja ocupará um espaço de 352 metros quadrados na entrada principal do empreendimento, localizado na Avenida Faria Lima, e irá oferecer sua expertise e curadoria única de marcas, já reconhecida como referência no mercado de beleza, para o público que visita a região da capital paulista.

Com inauguração confirmado para sexta-feira, 25 de abril, a arquitetura do projeto será alinhada ao padrão adotado nas lojas dos Estados Unidos e terá disponível todo o portfólio de produtos da Sephora, incluindo maquiagens, fragrâncias, produtos de skincare e cuidados para o cabelo, além de suas diversas experiências em loja também já conhecidas mundialmente, como masterclasses de marcas exclusivas, serviços de maquiagem e cuidados pessoais.
Para Andrea Orcioli, Presidente da Sephora no Brasil, a nova loja contribui para a consolidação da estratégia da marca no país. “Esta inauguração representa mais um passo importante para a nossa marca no Brasil, e reforça a sólida relação que temos com a rede Iguatemi, que recebeu a nossa primeira loja em 2012. Vivemos na terceira maior potência mundial de beleza, e este cenário nos permite seguir com um plano de expansão consistente em todo o território”, comenta a executiva.

… Bom dia! “Um passo de cada vez. Até meio passo serve. Siga firme, não há motivo para ter pressa”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Renatuus Ferreira, Paulo Gil, Bia Göering, Celina Moreno, Gabriel Prieto, Lourdhes Neves, Josias Peixoto Acosta, Adnair Dias da Silva, Karla Monteiro, Mario Pereira, Bell Geizebel Garcez, Grazianny Farias, Suh Sena, Antonio Modesto Oliveira, Jacy Medina, Simá Dias Portela, Josyane Rodrigues e Belinda Suosa. Happy birthday!