França e Itália celebrarão Leonardo da Vinci

“A Última Ceia”

Da Vinci 1

O ano de 2019 marca os 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci, considerado, graças às suas contribuições em praticamente todos os campos do conhecimento humano, um dos artistas mais completos que o mundo já conheceu. O gênio italiano morreu no dia 2 de maio de 1519 e, como não poderia deixar de ser, o tema vai inspirar atrações ao longo do ano na Itália, país de origem do artista, e na França, onde passou os últimos dias de sua vida. Na programação, mais de 500 eventos com o objetivo de criar um movimento popular e artístico através de uma programação variada, que aborda temas relacionados à figura do artista e ao Renascimento – período em que viveu -, como arquitetura, gastronomia, artesanato, ciência e inovações tecnológicas.

Da Vinci 2

Na Itália, uma série de celebrações estão planejadas e durarão a maior parte do ano. Está em cartaz, na famosa Galleria Uffizi de Florença, a exposição “O Códice Leicester de Leonardo da Vinci: Água como Microscópio da Natureza”. Além disso, já está em exibição em Turim, na Biblioteca Reale, o famoso autorretrato de Leonardo depois de dois anos de restauração. Na mesma cidade, de 9 de fevereiro a 12 de maio, a mostra “Leonardo da Vinci: Tesouros escondidos” apresentará a mais importante exposição de quadros do artista italiano já organizada em Turim.

Da Vinci 3

Na França as exposições começam no Castelo de Clos Lucé, exibindo, de 6 de junho a 30 de setembro, a tapeçaria da famosa obra “A Última Ceia”, hoje parte do acervo do Museu do Vaticano. No Castelo Real de Blois, também no Vale do Loire, a exposição “Children Of The Renaissance” acontecerá de 18 de maio a 1° setembro e abordará o universo infantil no período da Renascença entre final do século 15 e início do século 17.

A jornalista Ester Figueiredo ao lado do marido, João Gameiro Foto: Studio Vollkopf

Netflix

A Netflix lançou nessa terça-feira, 22, uma função que permitirá os usuários compartilhar séries e vídeos que estão assistindo nos stories do Instagram. A novidade faz parte de uma estratégia da plataforma de streaming de vídeo para ajudar usuários a conhecerem mais seus conteúdos e aumentar a integração social.

Finanças

O número de brasileiros que acompanham e analisam seus ganhos e gastos por meio de um orçamento passou de 55% em 2017 para 63% ao final de 2018, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central do Brasil (BCB). Pelo menos 36% dos brasileiros não administra as próprias finanças.

Marisa Serrano em noite de festança. Foto: Studio Vollkopf

Up to date

…Bom dia! “Quatro coisas para o sucesso: Trabalhar e orar. Pensar e acreditar”.

…Um abraço aos que aniversariam hoje: Wilma Senne, Francielle Ferrari, Melina Cafure, Lude Simioli Cação, Marileia Arguello e Paulo Cezar Meins

…A Chanel desfilou sua coleção de alta-costura para o verão 2019 no Grand Palais, em Paris, na última terça-feira (22). Mas, pela primeira vez em mais de 30 anos o diretor criativo da grife, Karl Lagerfeld não esteve presente para cumprimentar os convidados ao final da apresentação devido ao cansaço. Virginie Viard, diretora do estúdio de criação,o representou no encerramento do desfile.

…A doceria Carlo’s Bakery distribuirá 465 pedaços de bolo de graça para celebrar o aniversário de 465 da cidade de São Paulo, amanhã (dia 25) a partir das 11h. A doceria de Buddy Valastro, estrela dos reality shows Cake Boss e Batalha dos Confeiteiros, fica na rua Bela Cintra.

… O Spotify está desenvolvendo um recurso chamado “don’t play this artist” que permitirá silenciar artistas que você não quer ouvir em playlists de terceiros ou estações de rádio do próprio sistema.

…A maioria das redações nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio foram escritas por mulheres. Segundo o Inep foram 55 redações com nota máxima e destas, 42, ou seja 76%, foram escritas por mulheres. O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro a mais de 4,1 milhões de estudantes em todo o país.

…O Museu da Imagem e do Som (MIS), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, anunciou ontem, 23, que a cantora islandesa Björk é o tema da próxima grande exposição da instituição, que deve ser aberta em junho.

Querida que só, Wilma Senne aniversaria hoje. Foto: Studio Vollkopf