Início Ponte Aérea Gramado já está no clima do Natal Luz

Gramado já está no clima do Natal Luz

NATAL LUZ

Este ano as cores natalinas ganham esta cidade da Serra Gaúcha de 24 de outubro a 12 de janeiro, com o tema “Aqui a magia é real”. Trata-se do maior evento natalino da América Latina e um dos maiores do mundo.

O Natal Luz 2019 promete muitas atrações, como desfiles natalinos, show iluminado no Lago e um grande espetáculo num bosque de mistérios e magia. O evento chega à sua 34ª edição e a cada ano ganha mais brilho e encanto.

Para não perder nada é recomendável ficar no mínimo 3 noites na cidade e, claro, comprar os ingressos com antecedência.

Illumination – um dos pontos altos da festa em Gramado. No lago, as famílias se reúnem para acompanhar um show repleto de pirotecnia, luzes e uma grande apresentação natalina com artistas e músicos. Todas as quartas e sábados às 21h no Lago Joaquina Rita Bier. Em dezembro os shows também acontecem às segundas-feiras no mesmo horário. O site oficial ainda não abriu as vendas dos ingressos, mas já é possível garantir o seu ingresso a partir de R$ 170 (inteira) em agências credenciadas.

Desfile a Magia do Noel – deixe o espírito natalino te levar e te encher de encantos no Natal Luz. Um grande desfile empolgante cheio de acrobatas, bailarinos e patinadores tomam conta do Expogramado. Os shows, com muito efeitos especiais, acontecem as quintas e domingos às 21h. O site oficial ainda não abriu as vendas dos ingressos, mas já é possível garantir o seu ingresso a partir de R$ 170 (inteira) em agências credenciadas.

A Lenda do Bosque de Natal – uma aventura envolvente e dinâmica por um bosque de pinheiros de Natal, onde os moradores vão tentar desvendar o mistério do aparecimento de encomenda endereçada ao Papai Noel. O show acontece no palco do Expogramado todas as terças e sexta-feiras às 21h.

Show de Acendimento das Luzes – todas as noites do Natal Luz é hora de auxiliar os ajudantes do Papai Noel a acender as luzes da mágica Gramado. O espetáculo teatral e musical acontece todas as noites às 20h30 em frente ao Palácio dos Festivais

Parada de Natal – o clima natalino colori a cidade e traz mais encanto e magia ao centro da cidade. Os personagens do Natal desfilam pela Avenida Borges de Medeiros as sextas, sábados e domingos a partir das 16h. Desfiles também programados para 15 de novembro; 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro.

Vila de Natal – um lugar para degustar todos os encantos do Natal Luz. A Vila está abrigada na Praça das Etnias, no centro, e está aberta diariamente das 10h às 22h. Ali está fixada a casa do Papai Noel, além de expositores de artesanato local e natalino e comida típica.

Shows da Rua Coberta – um dos principais pontos turísticos de Gramado não poderia ficar de fora do Natal Luz. A Rua Coberta ganha shows musicais, dança ou teatro diariamente a partir das 19h30.

SOBRE GRAMADO

Localizada no coração da serra gaúcha, Gramado recebe cerca de seis milhões de visitantes ao ano e possui cerca de 50 atrativos turísticos, para todos os gostos e idades. A cidade possui pouco mais de 35 mil habitantes, e tem como forte característica a excelência no atendimento e ofertas variadas de entretenimento, quesitos básicos da hospitalidade. A hotelaria da cidade, que possui cerca de 180 estabelecimentos e 15 mil leitos, oferece opções que vão das mais simples às mais requintadas.

De colonização alemã, italiana e portuguesa, a cidade tem a vocação do bem-receber, encantando a todos com o respeito e gentileza da sua comunidade.

A cidade conserva uma invejável característica climática e apresenta frequentemente temperaturas abaixo de zero na estação de inverno, recebendo nesse período expressivo número de visitantes e turistas. Vindos de perto ou de longe em busca dos prazeres do frio, da neblina e do vinho, do sol e dos passeios, da música e da natureza.

Em virtude disso, os meses de junho, julho e agosto serão palco de atividades musicais, artísticas e culturais.  

A cidade tem clima frio, arquitetura charmosa, boa culinária e belas paisagens. Em agosto recebe o Festival de Cinema, que existe desde 1973, que premia e homenageia grandes nomes do cinema gaúcho, nacional e internacional, em várias categorias.

Com uma grande infraestrutura turística do Rio Grande do Sul, Gramado oferece mais de centenas de casas gastronômicas que servem desde o mais simples até o mais exigente paladar. A rede hoteleira conta com diversos estabelecimentos reconhecidos pela excelência dos serviços prestados.

Gramado é muito mais do que lareira e vinho no inverno. As quatro estações do ano são bem definidas e proporcionam verdadeiros espetáculos da natureza. Os amantes da natureza têm a oportunidade de fazer um roteiro de agroturismo, pois são nas colônias que se escondem lindas paisagens.

Se você está pensando em visitar a cidade não pode deixar de ir nas casas que oferecem o verdadeiro Café Colonial e aproveitar um passeio para levar chocolates caseiros, malhas, móveis, artesanato, couro e produtos coloniais de ótima qualidade.

Mini Mundo

PONTOS TURÍSTICOS                                   

Rua Coberta: Chamada originalmente de rua Madre Verônica, a rua ganhou uma cobertura e decoração com várias plantas pendentes o que deu origem ao nome pela qual é conhecida hoje. Nela existem vários restaurantes e lojinhas. Localizada no coração de Gramado, fica em frente ao Palácio dos Festivais e próximo da Igreja São Pedro.

Lago Negro: O Lago Negro é um lago artificial em Gramado, que fica cercado por árvores e arbustos de hortênsias. Você pode alugar um pedalinho e aproveitar para fazer um passeio tranquilo. No final de novembro, o visual do lago fica ainda mais lindo cercado hortênsias.

Mini Mundo: Parque a céu aberto que tem réplicas de construções do mundo 24 vezes menores do que as construções originais. Por lá você encontrará uma réplica da Usina do Gasômetro (Porto Alegre), o Neuschwanstein Castle (Alemanha), Museu Paulista (São Paulo), Aeroporto de Bariloche (Argentina) e muito outras atrações.

Igreja São Pedro: Localizada na Av. Borges de Medeiros, a Igreja Matriz São Pedro foi construída a partir de 1917 e grande parte de sua estrutura é de pedra. A igreja tem vários vitrais e sua torre possui 44 metros de altura. Ao seu lado fica a Fonte do Amor Eterno, uma fonte onde casais apaixonados deixam um cadeado com seu nome para selar seu amor.

Gramado Zoo: O Zoológico de Gramado, criado em 2008, possui apenas animais da fauna brasileira e procura recriar o habitat natural do animal. O lugar também resgata animais em situações de risco, realiza pesquisas e oferece informações sobre os animais, seus hábitos e origens, também como maneira de incentivar a preservação.

Rua Coberta

Le Jardin: O Le Jardin é um parque que tem como objetivo mostrar a beleza de suas espécies de lavanda e incentivar os benefícios que suas propriedades podem trazer. No lugar são encontradas diferentes espécies de lavanda e jardins com outras espécies variadas. Tem entrada gratuita, loja temática e restaurante onde pode-se tomar um chá ou comer um strudel.

Snowland: Inaugurado no final de 2013, funciona como um complexo de diversões em que o foco são atrações com neve. É o primeiro parque de neve indoor na América Latina e possui uma “Montanha de Neve” artificial com pista para praticar esqui e snowboard, descida de boia na neve, aluguel de moto na neve, além de um simulador 3D e pista de patinação. O estabelecimento oferece roupas e calçados de frio para ficar na área da Montanha, onde faz até temperatura negativa.

Fábricas de Chocolate: Diversas fábricas da cidade abrem suas portas para receber turistas e mostrá-los como é o processo de produção do chocolate, como funcionam as máquinas, quais os ingredientes utilizados na criação de seus doces e algumas possuem um espaço temático. Entre as principais fábricas da cidade estão a Lugano, Florybal, Prawer, Planalto e a Caracol, que tem uma atração chamada Reino do Chocolate, que conta a história do chocolate.

Museu de Cera Dreamland: Um museu de cera que possui réplicas de cera de diversos artistas e personagens conhecidos internacionalmente.

Kurotel: O Kurotel – Centro Médico de Longevidade & Spa é um dos destinos que mais atrai brasileiros e latino-americanos por uma característica muito peculiar: é um hotel, é um spa e um centro médico. Tudo isso reunido em um único complexo, que recentemente foi ampliado para oferecer maior conforto e flexibilidade de tempo aos hóspedes. A alta gastronomia saudável é um dos pontos altos. Os pratos foram desenvolvidos por renomados chefs junto com nutrologos e nutricionistas do Kurotel.

Illumination

ONDE FICAR

A rede hoteleira de Gramado tem muitos hotéis caros, com estrutura robusta de lazer, ou mais românticos, centrados em serviços personalizados. Porém, com o mercado aquecido na região, novas hospedagens familiares, simples e com boa relação custo-benefício estão surgindo, como a Lanai. Embora seja destino de serra, há alta temporada também no verão por causa do Natal Luz, que dá 100% de ocupação aos hotéis e faz os preços dobrarem (reserve com 12 meses de antecedência). Dica para quem viaja de carro: em Canela, os valores são bem inferiores.

Suíte natalina, escritório do Papai Noel, Boticários, ceias, e uma linda decoração repleta de cenários com presépios, renas, árvores de Natal e bonecos de neve são algumas das atrações que o Casa da Montanha Hotel oferece. Localizado em plena Av. Borges de Medeiros, no centro de Gramado, o empreendimento se transformará na Extraordinária Casa de Natal, durante a programação do Natal Luz, de 24 de outubro a 11 de janeiro.

Reconhecido como um dos hotéis mais sofisticados e tradicionais de Gramado, e premiado em 2018 como o hotel mais natalino da cidade, o Casa da Montanha é perfeito para o clima familiar e fraterno das festividades de fim de ano.

Para quem quer ter uma imersão completa, uma suíte natalina é criada exclusivamente para o período do Natal Luz. Pensada para transmitir magia e encantamento, quem se hospeda nela vive momentos inesquecíveis. A capacidade é para dois adultos e duas crianças de até 12 anos, sendo perfeita para quem viaja em família. Nenhum outro empreendimento de Gramado oferece uma acomodação assim.

Hotel Casa da Montanha

Ceias de Natal e Réveillon

Quem passar a noite de Natal no Casa da Montanha Hotel desfrutará de uma bela ceia e mais festa que inclui a chegada do Papai Noel, entrega de presentes, recreação infantil e show musical de natal.  No Réveillon, além do tradicional jantar, a programação inclui show de fogos de artifício.

GASTRONOMIA

A cena gastronômica local ficou mais pobre depois que o ModeVie Boutique Hotel desativou o Le Sens, seu restaurante de cozinha contemporânea. Com matriz em Bento Gonçalves, o Casa di Paolo serve um típico rodízio de galeto. Outro clássico local são as fondues.

Comida típica

Fondue: O prato mais tradicional de Gramado teria surgido na Europa durante a Idade Média, criado por pastores suíços que passavam o verão isolados na parte francesa dos Alpes. Eles teriam sido os primeiros a juntar sobras de pão duro e queijos derretidos. Além da fondue suíça, com queijos emmental e gruyère, vinho branco seco e kirsch (aguardente de cereja), as casas da cidade servem variações como bourguignonne (com pedaços de carne fritos) e la pierrade (mignon e peito de frango cozidos em pedra vulcânica), na companhia de diversos molhos. A sequência de fondues por preço fixo é uma oferta comum, mesmo nas melhores casas (embora algumas não explicitem isso no cardápio).

Onde comer: Gasthof Edelweiss e Bouquet Garni e nos restaurantes de cozinha suíça.

COMO CHEGAR

De carro, a partir de Porto Alegre, há três caminhos. O mais bonito (e sinuoso) é pela BR-116, mas o mais comum é sair da BR-116 depois de Novo Hamburgo, pegar a RS-239 e, em Taquara, seguir pela RS-115. O mais curto é ir pela cidade de Cachoeirinha, na RS-020, e continuar pela RS-115, depois de Taquara. Do Aeroporto Salgado Filho saem ônibus diários (Viação Citral, 0800-979-1441), com preços entre R$ 21,90 e R$ 28,25. O percurso leva cerca de duas horas.

QUANDO IR

Para conseguir um hotel na alta temporada de inverno (julho) ou no Natal Luz (novembro a janeiro), é preciso reservar com um ano de antecedência – as diárias sobem muito. Para economizar, vá entre fevereiro e maio ou entre setembro e outubro.


Para informações sobre planejamento de viagens ligue para
Jefferson de Almeida Turismo e Eventos:67 98425-6330