O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo e o segundo mais incidente em brasileiras. Por isso, durante o mês de outubro, é celebrado o mês de conscientização da doença mundialmente. Segundo dados da pesquisa “Número de casos e gastos com câncer de mama no Brasil atribuíveis à alimentação inadequada, excesso de peso e inatividade física”, elaborada pela Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev) do INCA, os casos de câncer de mama podem ser reduzidos em até 13% caso houvesse a readaptação de um estilo de vida saudável com exercícios e a diminuição de alimentos ultraprocessados.
“Os estudos sobre os impactos causados por uma boa alimentação, exercícios, boa noite de sono e hidratação adequada são infinitos e trazem o mesmo resultado: uma vida saudável e com menos problemas de saúde. Com pequenas adaptações no dia a dia, adicionando pequenos hábitos mais saudáveis, já é possível ver grandes melhorias na saúde e prevenir uma série de doenças no futuro” diz Matheus Motta, Responsável pela WW no Brasil, um programa de rotina saudável baseado em quatro pilares: alimentação, exercícios, sono regulado e mindset saudável.
Só em 2021 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres, de acordo com o INCA. Por isso, seguir as orientações médicas, realizar o autoexame e manter hábitos saudáveis são as melhores formas de prevenir ou realizar um diagnóstico precoce.
Vegetais como o brócolis, a couve-manteiga e o repolho possuem um alto teor de fibras, vitaminas e sais minerais, além de compostos como o glucosinolato, que ajuda a combater a formação de células cancerígenas.
É importante lembrar que a alimentação é apenas um dos fatores que levam a uma vida saudável e prevenção a doenças. Não esqueça de se exercitar frequentemente, dormir ao menos 7 horas por dia e manter-se hidratado.
A WW possui um programa que pode te ajudar nessa busca. Acesse ww.com/br e saiba mais.