Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje (5), a Rede Comper vai distribuir gratuitamente 3,8 toneladas de adubo aos clientes em todas as unidades localizadas em Campo Grande, até às 16h, e também no sábado, das 8h às 11h. A ação faz parte do projeto ‘Nosso Adubo’, que objetiva zerar a destinação dos restos de alimentos produzidos nas 11 lojas Comper de Campo Grande ao aterro sanitário, transformando tudo isso em adubo, por meio da compostagem, que é um conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos.
A baia de compostagem foi construída neste ano e fica no Bate Forte; mede 18 metros de comprimento por 4,10 metros de largura e é coberta e fechada com materiais de alumínio. Para a produção dos 3.850 quilos de adubo foi depositada mais de uma tonelada de restos de alimento no local.
Desta vez, nas embalagens do ‘Nosso Adubo’, os clientes poderão conferir recomendações de uso para o cultivo de suas hortaliças e frutíferas, além de uma tabela com informações sobre os nutrientes contidos no adubo. A primeira edição da entrega foi realizada no mês passado, com a doação de 750 quilos de adubo.
São usados na produção do adubo os alimentos produzidos nas padarias, rotisserias e cozinhas das lojas, além dos restos coletados nos refeitórios. Salgados, bolos, tortas, doces, pão, arroz, feijão, massas, verduras, legumes são alguns dos alimentos depositados na baia.
Geralmente alimentos como feijão, arroz, pão, doces, tortas, salgados, bolos e massas não são depositados em composteiras caseiras, porém, a técnica usada pelo Comper na produção do ‘Nosso Adubo’ contou com a tecnologia de aceleração biológica Microtrat Compost, que reduz o tempo de compostagem, fixa o nitrogênio, elimina mau cheiro, diminui consideravelmente a presença de moscas, melhora a qualidade biológica do composto e do solo, fora outros benefícios.
O adubo orgânico deve ser usado pelo cliente na fertilização de suas plantas, afinal, elas tendem a crescer muito mais rápido e mais saudáveis, porém não pode ser usado exageradamente, uma vez que causa queimaduras na raiz e também corre o risco de exterminar a planta. Por isso, recomendado uma colher de sopa ao mês em plantas que estejam em vasos pequenos (orquídeas, girassóis); duas colheres de sopa mensais em vasos médios (samambaias), e três colheres de sopa por mês em vasos grandes (pinheiro).
“É necessário adicionar o adubo na parte superior da terra do vaso e fazer a mistura, não sendo bom deixa-lo somente em um ponto específico. Depois é só espalhar o adubo em toda a área do vaso e esperar fazer efeito, que com certeza será positivo, afinal, o adubo é muito rico em nutrientes tanto para o solo como para a planta”, observa Jhonathan Souza, funcionário da Gerência Ambiental do Comper.
Composteira – A composteira caseira pode ser feita manualmente com até três baldes ou comprada em lojas especializadas; minhocas ajudam na aceleração da decomposição da matéria orgânica. O próximo passo é montar cama com folhagem e poda de grama e em seguida depositar restos orgânicos gerados em casa junto com a minhocas.
A cada 15 dias o material da composteira tem que ser misturado para que o material localizado embaixo vá para cima e vice-versa. Após 90 dias a matéria orgânica estará decomposta e pronta para ser usada como adubo.