Já tradicional no calendário natalino da capital paulistana, o Tivoli Mofarrej São Paulo inaugurou ontem (7), a sua Árvore de Natal. Conhecido por sua modernidade, o hotel surpreende com obra da designer e pesquisadora Maria Fernanda Paes de Barros, criadora da marca Yankatu.
O conceito tem como objetivo trazer leveza e simplicidade às festividades desse final de ano. A base de madeira da obra se assemelha à estrutura de uma oca, e faz alusão à uma manjedoura – símbolo do acolhimento, da vida, do abrigo, da proteção, do sonho e do futuro. A árvore de Natal foi 100% “feita a mão”, valorizando as matérias-primas regionais, a não degradação do meio ambiente e a riqueza imaterial do povo brasileiro, tão diverso e criativo.
A estrutura feita em madeira jequitibá rosa maciça recebe fios de algodão tingidos com açafrão pela Mattricaria, de Brasília, e fios de buriti tecidos pelas mulheres da Aldeia Kaupüna, da etnia Mehinako, no Alto Xingu. Para confeccioná-los elas vão de barco colher a palha da palmeira, depois limpam, separam e deixam secar. Separam fios finíssimos e aos poucos vão enrolando-os com o vaivém das mãos sobre a coxa.
“Do “céu” pendem os fios de buriti naturais tingidos com açafrão, que visa simbolizar o sol, a luz divina, a vida que flui num fluxo constante. Olhando no sentido contrário, eles podem ser lidos como o caminho para a luz divina, ou seja, a nossa criança interna que acolhida no berço tem possibilidades de um futuro melhor” comenta a artista Maria Fernanda.
Desde 2016, a iniciativa Tivoli Art traz obras de artistas nacionais e internacionais para os ambientes do hotel, contando com a curadoria de Waldick Jatobá, nome à frente da MADE – Mercado.Arte.Design, primeira e maior feira de design colecionável da América Latina.
Em 2019, uma Árvore de Natal sustentável idealizada por Ricardo Hachiya para o hotel foi eleita a Melhor Árvore de Natal de São Paulo, na categoria Hotéis, pelo “Cidade Iluminada São Paulo. Este concurso é realizado pelo BusinessLand, com apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo.
Para o Diretor Geral do Tivoli Mofarrej São Paulo, João Corte-Real, a árvore já é algo esperado pelos hóspedes e clientes do hotel, e se tornou uma ação no calendário da cidade. “Mesmo com a distância física, o momento é de conexão, cuidado e carinho com o próximo. Esse ano a nossa árvore demonstra todo o nosso acolhimento com as pessoas, que é o nosso bem mais precioso” diz.