O BMW Group participa do IAA Mobility 2021, evento de mobilidade que está acontecendo cidade de Munique, Alemanha, até o dia 12 de setembro. O grupo apresenta veículos conceito que representam a estratégia Neue Klasse, entre eles o BMW i Vision Circular, um projeto que mostra como pode ser um BMW em 2040 e que reforça os quatro pilares da nova classe: RE:PENSE, RE:DUZA, RE:USE e RE:CICLE. Confira esse e outros destaques do BMW Group no IAA 2021.
BMW i Vision Circular
Criado para oferecer o máximo de espaço possível em um pacote com apenas quatro metros de comprimento, o BMW i Vision Circular é a alternativa para a mobilidade compacta de luxo. Pensado como um exercício para o ano de 2040, o carro conceitual reforça o compromisso do BMW Group com a economia circular. O conceito engloba todas as fases de vida de um automóvel, a começar pelo projeto pensado para a reciclagem e o grande uso de material com origem no reaproveitamento. O objetivo é criar um carro feito 100% com materiais reaproveitados e que também seja 100% reciclável.
Tudo no BMW i Vision Circular foi pensado para atingir o maior grau possível de sustentabilidade. O modelo tem soluções inéditas para reduzir a quantidade de componentes. O projeto dispensa pintura na carroceria de alumínio reciclado, couro e cromados, por exemplo, além de concentrar a maior parte das suas funções em painéis eletrônicos. A tecnologia pode receber upgrades de forma remota por meio da nuvem ou até ter alguns desses componentes substituídos facilmente para atualizar o carro sem a necessidade de trocá-lo por outro.
Por fora, a carroceria utiliza técnicas de impressão 3D em várias partes. Até mesmo na grade duplo rim, que foi repensada para se adaptar aos novos tempos. O formato o BMW i Vision Circular é de monovolume, ideal para ampliar o espaço interno sem ampliar o tamanho externo do carro. Há quatro portas, sendo que as traseiras não perderam o famoso Hofmeister Kink na coluna traseira. Uma prova de que é possível repensar a mobilidade sem perder de vista a tradição do BMW Group.
BMW iX5 Hydrogen
O BMW Group também tem carros que podem ser testados pelos visitantes do IAA Mobility 2021. O BMW iX5 Hydrogen é a maior novidade entre os veículos disponíveis. Equipado com a quinta geração do sistema de propulsão BMW eDrive, o SAV (Sport Activity Vehicle) tem à disposição potência equivalente a 275 kW e gera apenas vapor de água como resultado. Encher os dois tanques de hidrogênio leva de três a quatro minutos.
BMW i Vision AMBY e BMW Motorrad Vision AMBY
O BMW Group também investiu na mobilidade elétrica de duas rodas no IAA Mobility 2021. Os conceitos BMW i Vision AMBY e BMW Motorrad Vision AMBY são dois bons exemplos. AMBY é um neologismo para mobilidade adaptativa (adaptative mobility), uma classificação que vale para os dois veículos. Ambos são equipados com um sistema elétrico com três faixas de velocidade. O primeiro serve para ciclovias e permite alcançar até 25 km/h, o segundo foi pensado para rodar nas ruas das cidades a até 45 km/h e o terceiro permite rodar a 60 km/h e encarar vias com várias faixas e passeios fora do perímetro urbano. A BMW i Vision AMBY exige que o ciclista pedale a todo momento para ter a assistência da propulsão elétrica, enquanto a BMW Motorrad Vision AMBY acelera via manete e tem apoios de pé semelhantes aos de uma moto convencional no lugar dos pedais. Os dois veículos ocupam o espaço de mercado entre as bicicletas e motocicletas.
BMW Motorrad EC 02 Concept
A BMW Motorrad EC 02 Concept aposta no design divertido e na tecnologia para ser uma opção ágil e inteligente de mobilidade urbana sobre duas rodas. Equipado com motor elétrico que gera o equivalente a 31 kW (42 cv), o modelo tem alcance de até 130 km e pode ser recarregado rapidamente. Há espaço para levar objetos presos em vários lugares. Até mesmo um skate pode ser fixado na parte inferior, algo que reforça que a micromobilidade pode ser um complemento ao projeto.
MINI Urbanaut
O MINI Urbanaut foi apresentado em sua forma física pelo BMW Group no IAA. Criado como um monovolume compacto, o conceito tem portas laterais corrediças e para-brisa que pode ser aberto. O objetivo foi criar um modelo que também possa ser usado como um local de descanso ou como um lugar para socializar com os amigos.