As belas paisagens do Arquipélago da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano Atlântico, vão integrar o cenário da próxima série televisiva da famosa saga Star Wars, mais conhecida no Brasil como Guerra nas Estrelas.
Eleita por oito vezes consecutivas como o “Melhor Destino Insular do Mundo”, a Madeira agora tem o privilégio de receber as gravações de um novo projeto do universo de Star Wars, da Disney.
Ainda não há confirmação oficial, mas ao que tudo indica se trata da nova série denominada “The Acolyte”. As filmagens ocorreram em diversos destinos das costas Sul e Norte da ilha ao longo de todo o mês de março.
Detalhes sobre a trama da série não foram divulgados ainda, mas “The Acolyte” será ambientada durante a Alta República e antes dos acontecimentos do primeiro filme da saga Star Wars, Episódio I – A Ameaça Fantasma, criado por George Lucas em 1977. Leslye Headland será a showrunner e roteirista dos oito episódios desta série, que tem previsão de estrear no Disney+ no próximo ano. Parte da série também está sendo filmada no Reino Unido há vários meses.
As gravações teriam ocorrido também na Floresta Fanal, trecho de 11 km que atravessa parte da floresta da Laurissilva no Parque Natural de Madeira. O espaço ficou fechado para visitação de 19 a 22 de março, aumentando ainda mais os rumores.
Floresta Fanal
Declarada como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco em 1999, a Floresta Fanal tem sua importância histórica na Europa, visto que grande parte da região sul do continente já esteve coberta por esta vegetação, hoje encontrada apenas na Ilha da Madeira e nos Açores, em Portugal, e nas Ilhas Canárias, na Espanha.
Com uma altitude que ultrapassa os 1.400 m em alguns pontos, a Vereda do Fanal é uma zona atingida frequentemente por nevoeiros, que contribuem para que a paisagem ganhe um ar sombrio e, ao mesmo tempo, encantador.
Portugal como cenário
Nos últimos anos, Portugal tem servido de cenário para várias produções internacionais, como filmes e séries. Desde “House of the Dragon”, spin off de “Game of Thrones”, até ao mais recente filme da saga “Fast and Furious” (Velozes e Furiosos”).
Produções da Netflix também foram ambientas em solo português, como “Heart of Stone ou Damsel”.