Diante do impacto na economia causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Infraero tem investido em medidas para mitigar tais efeitos e contribuir com a recuperação do setor de aviação civil, ao final do período de isolamento social. Em consonância com o Governo Federal e visando à operacionalidade de seus aeroportos, a empresa deu continuidade ou mesmo tem acelerado o ritmo de obras consideradas essenciais para a segurança das operações em 19 terminais em todas as regiões do País.
Uma delas é a de reforma, ampliação e modernização do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (MS). Com investimento de 39,9 milhões e geração de mais de 2 mil empregos diretos e indiretos, os trabalhos foram iniciados em outubro do ano passado e seguem conforme o cronograma previsto, com prazo de conclusão para o primeiro semestre do ano que vem.
Ampliação
A nova área administrativa já foi concluída e, neste momento, os trabalhos estão voltados para execução de pilares em concreto para ampliação do novo terminal. Ao fim das obras o terminal de passageiros estará 65% maior, passando de 6.185 m² para 10.027 m²; a sala de embarque será ampliada em 263%, de 480 m² para 1.740 m²; o saguão de 1.508 m² para 2.916 m²; e as áreas comerciais de 560 m² para 842 m².A capacidade do terminal praticamente dobrará, passando dos atuais 2,5 milhões de passageiros por ano para 4,5 milhões. E para garantir mais fluidez aos viajantes, serão instalados mais três balcões de check-in e mais dois equipamentos de raio-x. A climatização do terminal também está sendo modernizada, assim como os sanitários. O terminal contará ainda com projetos de sustentabilidade através do reaproveitamento da água da chuva e do sistema de climatização. As obras também contemplam a construção de nova Central de Utilidades, uma nova Central de Gás e Reservatórios; e a adequação das vias de acesso ao aeroporto.
Medidas de prevenção 1
A Infraero ressalta que, desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Aeroporto Internacional de Campo Grande segue operando, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário, conforme as normas do setor. Além disso, a Infraero mantém toda infraestrutura operacional para o andamento das operações militares da Ala 5 da Força Aérea Brasileira no Aeroporto de Campo Grande. O terminal sul-mato-grossense conta com uma série de medidas para garantir a segurança dos passageiros e empregados no combate ao vírus. Todas elas em consonância com as determinações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de órgãos estaduais e municipais de Saúde.
Medidas de prevenção 2
O terminal adotou todos os protocolos de higienização e segurança de passageiros e funcionários. Além disso, a Infraero intensificou a limpeza do aeroporto e ampliou a oferta de itens de higiene. A empresa reforça ainda a orientação para que as pessoas mantenham distância recomendada pelo Ministério da Saúde entre uma e outra. Ao passageiro, a orientação é de antes de se deslocar ao aeroporto, verificar diretamente com a companhia aérea se a programação do voo está mantida ou foi alterada. Outras informações sobre o combate ao coronavírus pela Infraero estão disponíveis no site http://www4.infraero.gov.br/coronavirus.
Incompatíveis
A rede social Facebook publicou nesta terça-feira (12) relatório sobre as ações tomadas para prevenir a disseminação de conteúdos falsos ou duvidosos na internet. Segundo o Relatório de Aplicação dos Padrões da Comunidade, cerca de 50 milhões de postagens relacionadas ao novo coronavírus, publicadas tanto no Facebook quanto no Instagram, foram consideradas incompatíveis com as políticas da empresa.
Algoritmos de inteligência
O relatório do Facebook diz também que a maior parte do trabalho de filtragem de conteúdo é feito por algoritmos de inteligência artificial que identificam conteúdos abusivos com expressões de discurso de ódio, nudez adulta e atividades sexuais, violência e conteúdo explícito, bullying e assédio. (Fonte: Agência Brasil)Fies
O Senado aprovou nesta terça-feira (12) a suspensão do pagamento de parcelas do Fies (Financiamento Estudantil) durante o estado de calamidade pública decretado por causa do novo coronavírus. Pela proposta, a medida valerá pelo prazo de 60 dias e poderá ser prorrogada por igual período. O estado de calamidade estará em vigor até o dia 31 de dezembro deste ano.
Medidas de proteção
O Senado aprovou na terça-feira (12) um projeto de lei (PL) que determina a adoção de medidas de proteção aos profissionais que são expostos a pessoas doentes ou suspeitas de contaminação pelo novo coronavírus. Dentre essas medidas, estão o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI) e a prioridade na realização de testes de diagnóstico de covid-19. Por ter havido alterações da relatora, a senadora Zenaide Maia (Pros-RN), o projeto volta à Câmara para análise.… Bom dia! ‘’Se um homem sorri o tempo todo, ele provavelmente está vendendo algo que não funciona’’. – George Carlin
… Um abraço aos que aniversariam hoje: Marcelo Simiolli, João Vitor Arevalo, Vanessa Mello, Claudia Quadros, Dilmari Krug, Cauê Bueno, Thiago Asato, Elza Mansano, Malu Fernandes, Antonio Perez, Paulo Henrique Giordano, Inacio Garcia, Mauro Goulart Filho, Maria Clara Scardini e Sirlei Lemes.
… O Instagram anunciou na terça-feira (12), novos recursos para combater ações de bullying dentro de sua plataforma. Dentre eles está a possibilidade de excluir até 25 comentários em massa de uma única vez em uma postagem, além de bloquear ou restringir diversas contas que tenham esse tipo de comportamento.
… O Ministério da Educação (MEC) estendeu por mais um mês a autorização para que instituições de ensino adotem o ensino a distância no lugar das aulas presenciais. As secretarias, as diretorias e os professores podem adotar tecnologias da informação e comunicação para aplicar o conteúdo aos alunos.… Sabe gestos que fazem toda a diferença, principalmente em tempos turbulentos como o atual, diante do coronavírus? Foi assim, expressando toda a sua gratidão aos funcionários que trabalham no Comper Tamandaré, que a artesã Bete Pancini, 60 anos, especialista em bonecas e bonecos de pano, personalizou uma com toda a riqueza de detalhes.
… Os colaboradores de toda a Rede Comper usam uniformes com camisas brancas, calças e saias azuis. No caso das mulheres com cabelos compridos, estes sempre estão presos por meio de coques, geralmente cobertos com uma redinha. A boneca feita por Bete retrata com mais detalhes o perfil feminino, embora a artesã reforce que fez a peça pensando em todos os colaboradores da loja.