O governo italiano reabrirá suas fronteiras para turistas da UE a partir de 3 de junho e removerá o isolamento obrigatório de 14 dias para visitantes estrangeiros na península – disseram fontes oficiais no último sábado (16).
Itália
As medidas foram anunciadas após um Conselho de Ministros de cerca de 10 horas, realizado na noite de sexta para sábado, e presidido pelo chefe de governo Giuseppe Conte. Serão aplicadas “em conformidade com os vínculos derivados da ordem jurídica da União Europeia”, afirmou o comunicado. As fronteiras europeias do espaço Schengen estão fechadas atualmente.
Abertura das fronteiras
Essas decisões podem ser modificadas com base no “risco epidemiológico” no país, onde pelo menos 31.500 pessoas morreram do novo coronavírus. O turismo é um dos principais setores da economia italiana e contribui para algo em torno de 13% do PIB. “A abertura das fronteiras italianas aos cidadãos europeus não apenas favorece o turismo, como também salva as colheitas com o retorno de cerca de 150.000 diaristas de Romênia, Polônia e Bulgária”, disse um dos principais sindicatos agrícolas, o Coldiretti.
Liberados para viajar
A partir de 3 de junho, os italianos também poderão viajar livremente por todo país, sem restrições, a menos que haja um surto da epidemia. Confinados desde 10 de março e autorizados a se deslocar apenas em seu município por razões de saúde, ou a trabalho, os italianos ja podem transitar livremente desde ontem, 18 de maio, dentro de sua região, de acordo com o comunicado do governo. (Fonte: AFP)
Companhias aéreas
O chefe da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Alexandre de Juniac, prevê a retomada dos voos nacionais em junho e continentais a partir de julho, mas com um processo de controle sanitário que será apresentado no final do mês. A IATA planeja a retomada dos voos intercontinentais no último trimestre, como parte de um plano para reativar o setor aéreo, um dos mais afetados desde o início da crise do coronavírus. Para evitar os riscos de contaminação, especificou que sua organização trabalha “com todos os governos do planeta, com as organizações internacionais encarregadas pelo tráfego aéreo e a Organização Mundial da Saúde (OMS) na criação de um processo de controle sanitário dos passageiros”.
Prêmio mundial de inovação
Desenvolvimento de uma tecnologia para selar o asfalto e a solução para evitar acidentes de carro em ruas escorregadias consagrou duas equipes de estudantes de robótica entre os 20 finalistas de prêmio mundial de inovação. Os estudantes foram selecionados no Festival SESI de Robótica e tiveram seus projetos de pesquisa escolhidos entre 40 mil concorrentes. A divulgação do ganhador do Global Innovation da First Lego League será realizada online no dia 27 de junho, às 11h. A equipe levará um prêmio de US$ 20 mil para ser investido no desenvolvimento do projeto vencedor.
Selante asfáltico
Com base no tema da temporada e pensando em cidades mais inteligentes, os alunos pesquisaram e identificaram que um dos grandes problemas das cidades são as rachaduras e fissuras, que levam à degradação do pavimento das estradas com o passar do tempo. Dessa forma, estudantes de Barra Bonita, em São Paulo, desenvolveram um selante asfáltico. A tecnologia atua se expandindo e bloqueando a ação nociva da água e um dos principais responsáveis por rachaduras em ruas e avenidas. Com a tecnologia, os alunos querem acabar com a formação de buracos nas estradas de uma vez. (Fonte Agência Brasil)
Robótica
Os estudantes foram selecionados no Festival SESI de Robótica, o torneio nacional que ocorreu em São Paulo, no início de março. Na ocasião, foram premiados estudantes na última temporada City Shaper – Construindo Cidades Inteligentes. Os alunos foram responsáveis por elaborar soluções inovadoras para problemas locais.
Broadway 1
Os famosos teatros da Broadway não reabrirão antes do início do mês de setembro, anunciou seu grupo de acionistas. Embora a associação Broadway League não tenha definido uma data para a volta da agenda, a troca e a devolução de ingressos poderão ser realizadas a partir de 6 de setembro.
Broadway 2
A decisão não surpreende, pois Nova York é o epicentro da pandemia de coronavírus nos Estados Unidos. A reabertura do setor de arte e entretenimento, marca registrada da vida nova-iorquina, integra a última fase do plano do governador Andrew Cuomo de retorno das atividades no estado.
Broadway 3
Os teatros da Broadway interromperam suas atividades em meados de março, quando 31 espetáculos estavam em cartaz e oito finalizavam ensaios para estrear na primavera. O fechamento da atração turística mais lucrativa de Nova York atinge fortemente a economia: semanalmente, a venda de ingressos para eventos na Broadway soma US$ 33 milhões. (Fonte: AFP)…Bom dia! ‘’Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criámos’’. – Albert Einstein
…Um abraço aos que aniversariam hoje: Ricardo Zuffo, Luiz Salvador Miranda, Paulo Delmondes, Giovannka Duarte, Elvira Viedma, Paulo Soares Cunha e Maria Tereza Vilela. Happy birthday!
… A Netflix divulgou segunda temporada tão esperada da série The Umbrella Academy chega ao streaming em 31 de julho.
… A Disney anunciou que algumas lojas e restaurantes na área de compras Disney Springs em Orlando vão abrir em 20 de maio, mas a empresa não estabeleceu uma data de reabertura para nenhum de seus quatro parques temáticos na Flórida.
… Zeca Baleiro relança primeiros DVDs de carreira nas plataformas de streaming de música. Os lançamentos serão feitos durantes os meses de Maio, Junho e Agosto, o primeiro ocorre dia 22 de Maio: “Vô Imbolá – Ao Vivo” conta com participações especiais de Zé Ramalho e Edgard Scandurra.
… Pessoas com deficiências visuais podem solicitar leitura em tela na prova do Enem. A solicitação do recurso deve ser realizada durante o processo de inscrição, na Página do Participante, no site do Enem, até 22 de maio.