Jaguar Classic apresenta E-type ZP Collection

Celebrando o o legado vencedor da corrida do icônico E-type, a Jaguar Classic produziu sete pares exclusivos de veículos E-type ZP Collection. Esses novos colecionáveis de luxo homenageiam os primeiros E-types de competição, que foram produzidos sob o nome de Projeto ZP. Apenas alguns meses após a introdução do E-type, em 1961, esses E-types de corrida levemente modificados projetados pela Jaguar comemoraram suas primeiras vitórias.

Cada par de veículos E-type ZP Collection inclui dois cupês inspirados nos carros vencedores de corridas originais e amplamente restaurados pelos especialistas da Jaguar Classic Works em Coventry.

Os dois carros de inspiração são normalmente referidos por seus números de registro, ECD 400 e BUY 1, e foram dirigidos por Graham Hill e Roy Salvadori, respectivamente, na década de 1960. A E-type ZP Collection apresenta detalhes cuidadosos que comemoram a herança de corrida do E-type bem como atualizações e aprimoramentos de engenharia para torná-los mais utilizáveis para os clientes.

Paul Barritt, diretor da Jaguar Classic, diz: “A coleção E-type ZP é a homenagem definitiva à estreia triunfal do E-type nas corridas, partindo da rica história do automobilismo da Jaguar. Cada dupla conta uma história fascinante, muitas vezes não contada. A ZP Collection homenageia não apenas os veículos, mas os pilotos que os levaram à vitória na pista. Com 2.000 horas carinhosamente gastas em cada veículo pelos artesãos da Jaguar Classic, nossos clientes mais exigentes poderão desfrutar de uma homenagem única a dois dos maiores carros da história do E-type.”

 Ainda em 2023, a equipe de personalização SV Bespoke da Jaguar revelará uma série de produção de edição limitada de edições F-TYPE ZP correspondentes inspiradas na E-type ZP Collection. Quatorze desses últimos carros esportivos V8 Jaguar de 5,0 litros superalimentados serão reservados para clientes da E-type ZP Collection.  A partir de 2025, a Jaguar orgulhosamente se tornará uma marca de luxo moderna puramente elétrica, iniciando um novo capítulo emocionante para a marca fundada por Sir William Lyons em 1935.

Experiência em obras clássicas

A motorização dos veículos é baseada na especificação de 3,8 litros Série 1, dos automóveis produzidos entre 1961-1964. O motor 3.8 de 265 cv apresenta um autêntico radiador de liga leve estilo 1961 com ventilador de arrefecimento elétrico e ignição eletrônica para uso diário bem como um sistema de escape em aço inoxidável polido. Ele combina autenticidade original com usabilidade e confiabilidade modernas.

 Embora cada veículo tenha personalidade e herança únicas, ambos apresentam melhorias adicionais da equipe da Jaguar Classic Works, que incluem o Jaguar Classic Infotainment System com rádio DAB, conectividade Bluetooth e navegação, para padrões do século 21 de entretenimento em automóveis.

A atualização mecânica mais significativa é a transmissão manual de cinco velocidades especialmente desenvolvida para cruzeiros mais silenciosos e confortáveis. Possui sincronismo em todas as relações, engrenagens de corte helicoidal e uma caixa de alumínio fundido reforçada para maior confiabilidade e durabilidade, com relações de marcha mais próximas para mudanças mais suaves. Seu design inteligente não requer nenhuma modificação na carroceria ou em qualquer um dos outros componentes. Manter a integridade do veículo é de extrema importância para a equipe da Jaguar Classic, e a caixa de câmbio que eles desenvolveram permite que a originalidade da carroceria seja mantida, além de dar aos clientes maior usabilidade.

Os clientes que adquirirem os veículos receberão também uma uma capa feita sob medida para o carro com logotipo ZP e um macaco com um saco de armazenamento exclusivo, para ser guardado sob o assoalho do porta-malas.

Cada veículo demandou cerca de 2.000 horas de trabalho dos especialistas da Jaguar Classic, passando por um trabalho minucioso, meticuloso e artesanal o que tornou cada exemplar uma obra-prima. O valor aproximado de de U$ 1 milhão de dólares.