Jaguar I-TYPE 6 o carro de corrida elétrico mais avançado

A Jaguar TCS Racing revelou no dia 30 de novembro o Jaguar I-TYPE 6, veículo projetado pela marca para competir no Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA de 2023. O Jaguar I-TYPE 6 é o carro de corrida elétrico mais avançado e eficiente já criado pela marca e o primeiro carro de corrida de Fórmula E da FIA a apresentar motores dianteiros e traseiros. O veículo foi equipado com um novo sistema de regeneração de 250 kW na parte frontal e de 350 kW na traseira, dobrando a capacidade regenerativa em relação ao modelo Gen2 e removendo a necessidade de freios traseiros convencionais.

A partir de janeiro de 2023, a era Gen3 da Fórmula E trará corridas mais rápidas e emocionantes em circuitos de rua em todo o mundo. Pioneira em novas tecnologias de ponta, a terceira geração do carro de corrida de Fórmula E da Jaguar estabelecerá novos padrões de desempenho: 74 kg mais leve e 100 kW mais potente do que os carros que o precederam, e agora capaz de atingir a velocidade máxima de 320 km/h.

“A 9ª temporada está preparada para ser a temporada mais competitiva e emocionante até o momento, com um carro de corrida totalmente novo e totalmente elétrico, o Jaguar I-TYPE 6, cidades icônicas adicionadas ao calendário e nosso novo design de equipe, que transformou o carro em uma obra de arte, em harmonia com nossa visão moderna de luxo para a Jaguar”, explica James Barclay, Diretor da Jaguar TCS Racing.

A temporada de 2023 da Fórmula E terá 17 corridas no total, divididas em 12 etapas, em diversas partes do mundo. Uma das novidades será a corrida realizada em São Paulo, no dia 25 de março, que promete ser uma das mais especiais da nona edição do torneio.

Nova identidade visual

A Jaguar TCS Racing entra na temporada de 2023 com uma identidade nova e distinta. A atraente paleta de cores do veículo em preto, branco acetinado e sofisticados detalhes dourados, com o design assimétrico da pintura Jaguar I-TYPE 6, cria dois carros exclusivos para os pilotos Mitch Evans e Sam Bird. Excepcionalmente na Fórmula E, a formação de pilotos da Jaguar permanece a mesma pela terceira temporada consecutiva, trazendo uma consistência valiosa.

Os pilotos Mitch Evans e Sam Bird

A próxima geração da Fórmula E continuará a ser um espaço precioso de testes do mundo real para a Jaguar TCS Racing e a Jaguar Land Rover. À medida que a equipe desenvolve e inova novas tecnologias de ponta para competir pelo sucesso no Campeonato Mundial, a marca também impulsiona seu aprendizado no powertrain elétrico, sustentabilidade e tecnologias de software.

A inovação e a tecnologia implementadas no Jaguar I-TYPE 6 também contribuirão diretamente para os planos da Jaguar como marca de luxo moderna e totalmente elétrica a partir de 2025. Correr em uma categoria de automobilismo de emissão zero com o carro de corrida mais sustentável do mundo mostra o compromisso da Jaguar Land Rover de ter zero emissões de escape e alcançar zero carbono líquido em toda a sua cadeia de suprimentos, produtos e operações até 2039, como parte de sua estratégia reimagine.

Compromisso ambiental

A Jaguar TCS Racing está entrando na temporada de 2023 tendo sido recentemente premiada com a Acreditação Ambiental de Três Estrelas da FIA, a classificação mais alta possível. Isso confirma que a equipe demonstra as melhores práticas e o compromisso com a gestão ambiental, enquanto se esforça continuamente para melhorar os processos existentes.