Jaguar Land Rover, Intel e Seeing Machines Apresentam Sistema Para Alertar o Motorista de Pontos de Perigo à Frente

 

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A Seeing Machines demonstra a tecnologia Driver Monitor System (DMS) num F-TYPE protótipo da Jaguar exposto no estande da Intel no CES
O sistema, que funciona mesmo se o motorista estiver usando óculos de sol, monitora seus pontos de atenção e o alerta quando ele não está olhando para a rua
O DMS pode ser usado para alertar o motorista de pontos de perigo à frente, inclusive melhorando a configuração do seu computador de bordo para levar sua atenção aos pontos importantes no trajeto

A Jaguar Land Rover está trabalhando com a Intel e a Seeing Machines para desenvolver uma tecnologia sensível ao movimento dos olhos do motorista, de maneira a reduzir suas distrações e possível falha de atenção por sono.

A Seeing Machines é a líder mundial em desenvolvimento de tecnologias relacionadas à visão, possibilitando que máquinas compreendam as reações faciais humanas, especialmente dos olhos.

Durante o International Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, que acontece nesta semana, a Seeing Machines demonstra o sistema Driver Monitor System (DMS), desenvolvido em um Jaguar F-TYPE protótipo. Esta é uma ação conjunta do novo centro de desenvolvimento da Jaguar Land Rover aberto em Portland, Oregon (EUA), com a Intel.

O DMS usa sensores que monitoram a atenção do motorista ao computador de bordo, detectando seus movimentos faciais (especialmente dos olhos), de maneira a identificar se ele perdeu atenção a um ponto importante da estrada, seja por sono ou distração. É uma tecnologia sofisticada que permite compreender o estado em que o motorista se encontra em situações reais de condução, incluindo luz solar exessiva no para-brisas ou uso de óculos de sol.

Nick Langdale-Smith, vice-presidente da Seeing Machines, disse: “O algoritmo que desenvolvemos para o DMS pode permitir, sem interrupções, uma série de características de segurança e condução autônoma, além de reduzir potenciais acidentes causedos pelo motorista desatento. O DMS é único, pois é o primeiro sistema do tipo que pode alcançar o movimento dos olhos mesmo se o motorista estiver de óculos escuros, ou ofuscado pelo brilho de sol no para-brisas”.

Para oferecer a potência exigida pelo sistema DMS, a Seeing Machines pediu à Intel que instalasse um hardware no protótipo do Jaguar F-TYPE, baseado no Intel® Core™ i7 chips.

Elliot Garbus, vice-presidente de Soluções de Transporte da Intel, disse: “Ao escolhermos os chips da Intel para potencializar a tecnologia intensiva da Seeing Machines, podemos oferecer a montadoras como a Jaguar Land Rover uma experiência de segurança única para seus clientes no futuro”.

Dr. Wolfgang Ziebart, diretor de Engenharia da Jaguar Land Rover, comentou: “A tecnologia que monitora a atenção do motorista e que estamos mostrando aqui na CES tem enorme potencial para ser item importante de segurança. Se o motorista olha para o vidro lateral ou alguma tela de entretenimento do carro, o sistema aponta e o alerta de perigos à frente. O DMS também pode indicar o uso de sistemas existentes como o Freio de Emergência Automático, indicando ao motorista sua falta de atenção. Conforme o carro avança a uma situação de perigo, os freios podem automaticamente ser acionados antes, uma vez que o carro percebe que o motorista não está totalmente atento àquele perigo adiante”.

O DMS também ajuda o carro a compartilhar informações com o condutor de maneira eficaz. A Jaguar Land Rover está trabalhando neste momento as próximas gerações de heads-up display que possam ser utilizadas em todo o para-brisas dianteiro. A ideia é apresentar a informação correta ao motorista na hora certa, sem que ele precise tirar os olhos da estrada.

“Se estivermos projetando o capô transparente ou ajudando o motorista a navegar seguindo um carro fantasma (ambas tecnologias que apresentamos recentemente), o DMS será muito útil para entender exatamente o momento em que o motorista perde atenção na estrada para ver outra informação, às vezes do próprio carro”, completa Dr Ziebart.