O Juma Amazon Lodge acaba de vencer o prêmio ABETA Brasil Natural, na categoria sustentabilidade. O hotel fica na selva, a aproximadamente 3 horas de Manaus, no município de Autazes (AM).
A ação é organizada anualmente desde 2003 pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, como parte do Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA Summit, com o objetivo de reconhecer empresas que atuam nestes segmentos com excelência. A edição 2020 foi realizada entre 16 e 18 de outubro virtualmente.
Construído sobre palafitas em uma área de 7.000 hectares, o hotel de selva faz um esforço contínuo para manter o equilíbrio ecológico da região onde está, enxergando a floresta como prioridade dentro da experiência imersiva oferecida a seus hóspedes. Além de ter vista panorâmica, cada um de seus 19 bangalôs proporciona o conforto necessário, sem excessos.
Cerca de 40 painéis solares fotovoltaicos dispostos em uma base flutuante e mais 72 baterias garantem a energia elétrica, reduzindo assim o uso de geradores convencionais. Já o sistema de aquecimento de água também é solar, funcionando por meio de um sistema individualizado para cada bangalô.
Além disso, o Juma possui uma estação própria de tratamento de esgoto e dispõe de uma central de resíduos para separar o lixo, contribuindo com a reciclagem. Vale destacar também que parte dos artigos de higiene pessoal disponíveis são biodegradáveis, o que contribui para a política de tratamento de resíduos do hotel.
O hotel também se preocupa em valorizar a comunidade local, com 90% da fonte de trabalho proveniente dali, contribuindo para geração de renda. Também são oferecidas palestras sobre temas relacionados à proteção do meio ambiente, como reciclagem e redução de desastres ambientais, e realizadas ações de solidariedade, como doações e leilões beneficentes.
O conjunto de práticas se estende às atividades propostas pelo hotel, que estimulam o visitante a ter atitude positiva e de interação respeitosa com a natureza. Por exemplo, como forma de contribuir com o ecossistema amazônico, pode-se plantar uma árvore.