KLM marca seu centenário com 100ª miniatura de Delftware

Photo by: Floris Heuer - contact before use
Photo by: Floris Heuer – contact before use

A KLM, companhia aérea holandesa e mais antiga do mundo ainda operando com o nome original, completou 100 anos hoje. A ocasião foi celebrada com um evento espetacular, com a presença do Ministro das Finanças, Wopke Hoesktra. Ele, juntamente com clientes, parceiros, executivos da Air France-KLM e colaboradores de vários departamentos, olhou para trás em 100 anos de história da KLM e em busca de um futuro sustentável.

O Hangar 10 foi o pano de fundo da “KLM Experience”, onde os convidados receberam uma visão geral e impressionante do passado, presente e do futuro da KLM. Isso incluiu uma análise aprofundada do desenvolvimento da empresa ao longo das décadas e do papel que desempenhou na aviação civil internacional.

“O fato de celebrarmos nosso centésimo aniversário não é apenas um testemunho de um século de inovação e comercial bem-sucedidos, mas também da fé que os clientes e parceiros têm na KLM. É uma homenagem aos pioneiros da aviação da KLM, que literalmente colocaram a aviação civil no mapa em todo o mundo. A KLM é a companhia aérea internacional mais antiga ainda operando com o nome original. Fomos a primeira companhia aérea a buscar parcerias e alianças com sucesso, sendo acompanhados por muitos outros países e companhias aéreas que seguiram o nosso exemplo. Isso reuniu centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. Como Albert Plesman colocou: ‘O oceano do ar une todas as pessoas’. Podemos nos orgulhar de nossa longa lista de conquistas e esforços nos últimos 100 anos. E assim estamos — enérgicos e confiantes — prontos para mais um novo século, cheios do mesmo espírito pioneiro e empreendedor. Esperamos, com otimismo, enfrentar os desafios da sustentabilidade e inovação”, afirma Pieter Elbers, presidente e CEO da KLM.

“Você se sente em casa a bordo de uma aeronave da KLM. Onde você estiver, quando estiver com a KLM, a Holanda estará por perto. Juntamente com Schiphol, a KLM é de grande importância para nossa conectividade global e, portanto, para oportunidades de emprego na Holanda. O mundo não é mais o mesmo de 100 anos atrás, mas o espírito pioneiro de Albert Plesman ainda está muito vivo na empresa. Desejo à KLM um centenário maravilhoso e um futuro bem-sucedido, inovador e de jateamento, no qual a empresa se una à Air France para alcançar seu excelente objetivo de se tornar a melhor companhia aérea da Europa”, completa Wopke Hoekstra, Ministro das Finanças da Holanda.

100ª miniatura de Delftware da KLM

De acordo com a tradição, hoje a KLM marcou seu aniversário com a apresentação de uma nova casa em miniatura de Delftware; um momento aguardado ansiosamente por colecionadores fiéis em todo o mundo. A miniatura deste ano é uma réplica do Palácio Huis ten Bosch em Haia, a casa do rei Willem-Alexander e sua família. Hoje, a primeira cópia da miniatura da 100ª casa de miniaturas da KLM Delftware foi apresentada ao Ministro das Finanças Wopke Hoekstra pelo presidente e CEO da KLM, Pieter Elbers.

O Palácio Huis ten Bosch foi construído em meados do século XVII, a pedido do príncipe Frederik Hendrik, de Orange, e de sua esposa Amalia van Solms. Foi expandido na primeira metade do século XVIII pelo príncipe Willem IV. Depois que Willem I foi coroado rei da Holanda em 1815, o palácio foi regularmente o lar de membros da família real holandesa. Desde janeiro de 2019, o Palácio Huis ten Bosch é a residência do rei Willem-Alexander, da rainha Máxima e de suas três filhas. O palácio também serve como um local cerimonial.

“Para mim, o Palácio Huis ten Bosch simboliza o vínculo especial entre a KLM e a Holanda, e o fato de termos sustentado o predicado Real nos últimos 100 anos. Portanto, é um ponto de orgulho e honra que nossa miniatura da 100ª Delftware seja uma réplica deste edifício muito especial”, disse Pieter Elbers, presidente e CEO da KLM.

Desde a década de 1950, a KLM apresenta casas em miniatura de porcelana Delftware especialmente projetadas para passageiros da World Business Class em voos intercontinentais. As casas são réplicas de edifícios monumentais em toda a Holanda. O número de casas da coleção acompanha o aniversário da KLM desde 1994, com novas miniaturas adicionadas à coleção em torno do aniversário da KLM, em 7 de outubro. Anualmente, mais de 800.000 casinhas são distribuídas aos clientes.