A Veuve Clicquot apresenta a safra 2018 de La Grande Dame, uma cuvée de prestígio que celebra a determinação e ousadia daquela que ficou conhecida como “la grande dame de la Champagne”.
Madame Clicquot dizia sobre sua Pinot Noir: “Nossas uvas tintas dão os melhores vinhos brancos”.
Há mais de dois séculos, a Veuve Clicquot cultiva L’Art du Pinot Noir de acordo com a visão de Madame Clicquot. Essa variedade delicada tem uma extraordinária capacidade de expressar a complexidade do terroir de Champagne e de capturar a singularidade de anos excepcionais. Apenas safras com uvas de qualidade excepcional dão origem a La Grande Dame, que foi apresentada pela primeira vez na ocasião do bicentenário da Maison em 1972.
UM LEGADO MARCADO PELA EXCELÊNCIA
La Grande Dame personifica a paixão de Madame Clicquot pela Pinot Noir. Ela descrevia essa variedade como “a única capaz de produzir vinhos de finesse e frescor inigualáveis”. Madame Clicquot foi pioneira na produção dessa uva, como comprovam os arquivos da Maison. Já na década de 1820, cartas e registros contábeis revelam que ela produzia vinhos brancos a partir de uvas tintas de Bouzy.
Ela enfatizava a importância da delicadeza e da precisão ao prensar as uvas tintas para obter vinhos de qualidade. Convencida do potencial único da Pinot Noir, ela a colocou no centro da identidade enológica da Veuve Clicquot, adquirindo dez dos doze vinhedos icônicos da Maison. Essa escolha ousada continua a moldar a alma das cuvées. Esses vinhedos históricos estão localizados principalmente na Montagne de Reims, berço da melhor Pinot Noir de Champagne.
PINOT NOIR, A EXPRESSÃO MÁXIMA DE CHAMPAGNE E SEU TERROIR
Expressando todo o seu potencial em um clima nortista, essa uva frágil, porém poderosa, se beneficia dos solos frios e calcários da região, dos quais extrai sua finesse e estrutura. Versátil, interpreta o terroir com sutileza, refletindo suas nuances e conferindo grande complexidade. O cultivo da Pinot Noir exige precisão e cuidado. Seu processo de vinificação é longo e rigoroso a Pinot Noir não se revela de imediato.
Nas primeiras degustações, os enólogos precisam se projetar no futuro para imaginar e antecipar a evolução dos vinhos claros. O tempo é um aliado dessa cuvée, tornando-se inestimável para os cortes e o estilo. Essa capacidade de refletir o terroir, sua complexidade e seu potencial de envelhecimento permitiram que La Grande Dame encontrasse sua essência.
A partir da safra de 2008, a Maison deu um passo ousado ao integrar 90% de Pinot Noir ao blend da cuvée de prestígio. O trabalho do Chef de Cave perpetua essa abordagem, em busca de equilíbrio e tensão entre as diferentes Pinot Noirs para alcançar a assinatura enológica única de La Grande Dame: elegância e precisão. Os 10% de Chardonnay completam o blend, adicionando textura e complexidade, conferindo um caráter equilibrado, mais salino e refinado.
La Grande Dame é um vinho excepcional. Destaca-se onde menos se espera e nunca deixa de surpreender. Ela representa a expressão mais pura da ‘L´Art du Pinot Noir’.
“Um vintage profundo e preciso, La Grande Dame 2018 expressa uma nova faceta da arte da Pinot Noir.” Didier Mariotti, Chef de Cave
PROFUNDA E PRECISA, LA GRANDE DAME 2018 TEM UM ESTILO ÚNICO E DISTINTIVO
O ano de 2018 foi marcado por condições climáticas contrastantes. Após um inverno particularmente chuvoso, o verão foi longo, quente e ensolarado. Essas condições resultaram em uma colheita excepcional, generosa e de alta qualidade. Essa qualidade beneficiou amplamente as Pinot Noirs, acentuando sua profundidade e precisão, revelando um equilíbrio harmonioso entre frescor e complexidade aromática.
A Montanha do Norte traz verticalidade ao vinho estrutura, energia e tensão. A Montanha do Sul traz horizontalidade textura, riqueza e maciez. Essa união sutil revela toda a elegância dessa cuvée excepcional.
Sob a expertise do Chef de Cave, La Grande Dame 2018 encarna o domínio perfeito do envelhecimento a serviço da arte da Pinot Noir. Ela oferece estrutura à cuvée: a Maison não busca um longo envelhecimento, mas sim uma maturação controlada, para valorizar a Pinot Noir e capturar toda sua intensidade e pureza. Essa expertise é transmitida de geração em geração, resistindo ao tempo, na tradição de Madame Clicquot.
O resultado é um vinho com alma ‘solaire’. Sua cor é brilhante e luminosa. Seu estilo profundo e preciso é marcado por uma finesse sutil e frescor, expressos por meio da salinidade. Aromas intensos emergem em uma fragrância delicada de cítricos — limão, lima, yuzu — combinados a frutas brancas, realçadas por notas florais e primaveris.
La Grande Dame 2018 oferece a sensação de equilíbrio ideal, com perfeita harmonia e intensidade para esta safra.
UMA NOVA IDENTIDADE ATEMPORAL
Veuve Clicquot apresenta uma nova identidade visual com o lançamento de La Grande Dame 2018. Esse novo design celebra o icônico amarelo da Maison, símbolo de otimismo e alegria. Essa evolução marca um momento importante para La Grande Dame, pois essa identidade foi pensada para durar safra após safra. Ela ancora a cuvée em códigos fortes, que homenageiam Madame Clicquot e seu amor pela Pinot Noir.
Esse novo design reflete o desejo da Maison de destacar sua assinatura enológica, ‘L’Art du Pinot Noir’. A safra, também destacada, relembra que Madame Clicquot foi a criadora do primeiro champagne vintage, em 1810.
UMA EMBALAGEM INOVADORA E A ARTE DE PRESENTEAR
A nova caixa de presente de La Grande Dame 2018 se destaca pelo uso pioneiro do cânhamo uma das soluções de conversão de carbono mais rápidas do planeta. Essa biomassa virtuosa representa 60% do papel amarelo da embalagem. A caixa é fabricada na Europa.
A nova caixa de La Grande Dame 2018 foi criada para celebrar momentos de alegria e partilha. Cuidadosamente desenvolvida nos mínimos detalhes, ela eleva a experiência de presentear e torna-se o presente essencial para comemorar ocasiões especiais e homenagear ‘les grandes dames’.
LA GRANDE DAME
UMA FILOSOFIA COMPARTILHADA COM OS MELHORES CHEFS DO MUNDO
Fiel à sua busca pela excelência e movida por uma visão ousada, a Veuve Clicquot revelou, em 2021, seu ‘Garden Gastronomy’, a assinatura gastronômica de La Grande Dame. Inspirada na criatividade dos maiores chefs do mundo, essa iniciativa oferece uma experiência de harmonização de comida e champagne perfeitamente alinhada à La Grande Dame. O Garden Gastronomy convida a redescobrir sabores por meio de uma experiência culinária única e refinada.
Essa comunidade de chefs estrelados cria verdadeiras obras vivas, com uma paleta de cores e texturas onde os vegetais são protagonistas. Sua criatividade brilha em produtos ‘farm-to-table’, com frutas e hortaliças frescas, como as cultivadas na horta da propriedade em Verzy.
Hoje, o Garden Gastronomy é uma comunidade de chefs ao redor do mundo que compartilham uma mesma filosofia: uma cozinha inspirada no jardim, que respeita a sazonalidade, a terra e as pessoas, elevada por sua criatividade. A Maison trabalha para manter a diversidade de seu patrimônio vegetal, preservando assim a singularidade de um sabor distinto.
SOBRE A VEUVE CLICQUOT
Fundada em Reims, em 1772, a Veuve Clicquot permanece fiel ao seu lema: “Uma só qualidade, a melhor”. Em 1805, Madame Clicquot assumiu o comando da Maison e tornou-se uma das primeiras mulheres de negócios modernas. Rapidamente foi apelidada de “a grande dama da Champagne”. Seu espírito livre, ousadia e cultura da inovação continuam a inspirar a Maison, cuja influência se espalha pelo mundo. Apesar dos desafios, ela olhou para o futuro com confiança e venceu o que parecia uma aposta impossível para uma mulher de sua época: revolucionar o universo do champagne.
Madame Clicquot criou a primeira mesa de remuage ainda em uso hoje, o primeiro champagne vintage e o primeiro rosé assemblage conhecido. A cuvée emblemática da Maison, o Brut Yellow Label, simboliza mais de dois séculos de savoir-faire dentro de um patrimônio excepcional. A cor amarela, presente nos rótulos desde 1877, é também a cor do sol nascente uma mensagem de otimismo.
… Bom dia! “A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Claudia Willig, João Carlos Miriã, Anna Neiva, Carlos Peralta, Fabio Rodrigues Felisberto, Hilton Alves, Carlos Ivan Peralta, Mariano Nascimento, Carlos Eduardo Lima, Cristiane Peres de Matos, Vênancio Josiel dos Santos, Silvana Melky, Vera Jara e Venancia Rodrigues. Happy birthday!
… Livia Nunes, um dos nomes mais influentes da moda brasileira atual, desembarcou em Florença para participar como convidada especial do desfile Gucci Cruise 2026, que aconteceu hoje (15) no icônico Palazzo Settimanni. O edifício que abriga os arquivos de mais de sete décadas de história da maison abrigou o retorno da Gucci às suas raízes florentinas.

… O desfile contou com personalidades como Jeff Goldblum (Jurassic Park), Julia Garner (Inventando Ana), Viola Davis, Vanda Margraf (O Grande Mestre), Paul Mescal (O Gladiador), Lee Jungjae (Round 6) e marcou um momento simbólico para a marca, fundada por Guccio Gucci em 1921, já que dá uma prévia de como será a coleção de verão após a saída de Sabato De Sarno e a entrada do atual diretor criativo da casa, Demna Gvasalia, conhecido pela criatividade contemporânea.

… Ao transformar seu próprio acervo em passarela, a Gucci propõe um desfile íntimo, carregado de memória, técnica e visão de futuro, uma celebração da herança artesanal que consagrou Florença como polo de excelência na moda global.

… Com agenda internacional intensa, Livia parte para Cannes, onde participa do Festival Internacional de Cinema. Na sequência, a it girl vai à Avinhão, França, para o desfile Cruise de Louis Vuitton e posteriormente para Roma, Itália, onde assiste ao desfile Cruise 2026 de Dior.