Em 1971, fundaram a Larmod, a loja de tecidos decorativos que inaugurou um novo mercado de luxo no País, autor Rica Oliveira Lima lança o livro nesta terça (10) às 19 horas (horário de Brasília)
Com prefácio de Maria Cecília Loschiavo dos Santos e Raul Juste Lores e entrevistados como Glória Kalil, Vânia Toledo, Sig Bergamin, Patricia Carta, Thomaz Souto Corrêa, Dado Castello Branco, Jorge Takla, Fabrizio Rollo, Andrea Moroni, Celso Lima, Lu Pimenta, Sérgio Krymer, Sandra e Hélio Bork, além da própria dupla.
Attilio e Gregório são adorados pela alta sociedade como os maiores expoentes da decoração nacional. O pioneirismo de sua extraordinária obra de estamparia para interiores também é louvado por estudiosos e pesquisadores. Muito além disso, são personalidades que sintetizam o espírito de uma época de revoluções comportamentais e gênese do mercado de luxo nacional, dois senhores octogenários cuja vida íntima e obra alteraram sociedade e design no Brasil. .
Em 1971, fundaram a Larmod, a loja de tecidos decorativos que inaugurou um novo mercado de luxo no país do “milagre econômico”, recém-fechado às importações.
A Larmod e seus proprietários se tornaram verdadeiros ícones do design nacional no último terço do século XX, através da combinação de talento artístico, faro para negócios e a posição prestigiosa que galgaram junto à mídia especializada e ao society brasileiro. São apontados como dois dos primeiros formadores de opinião do país, proponentes de um elegante estilo de vida, amplamente divulgado pela imprensa.
Quatro anos de depoimentos
O autor Rica Oliveira Lima, jovem arquiteto que se dedicou à obra dos designers em pesquisa de mestrado na USP, transformou quatro anos de depoimentos em um livro narrado em primeira pessoa do plural, no qual Attilio e Gregório papeiam sem embaraços sobre sua visão de mundo, relacionamento e obra, com centenas de fotografias, desenhos, estampas e divertidas matérias de decoração dos anos 70 e 80. Como em uma festa entre amigos, os “anfitriões” são interrompidos por
treze entrevistas profissionais destacados do campo, além de prefácios de Maria Cecília Loschiavo dos Santos, professora titular de design da FAUUSP, e Raul Juste Lores, jornalista/pesquisador e amigo da dupla.
Foram as nossas figuras de referência do design de interiores por décadas, responsáveis pela introdução das atuais práticas do mercado, protagonistas e testemunhas de tudo que aconteceu na área: o surgimento das revistas dedicadas à casa, o boom dos decoradores, a Casa Cor, a expansão gigantesca das lojas do ramo.
São, ainda, apontados como o primeiro casal gay a ser recebido pela sociedade paulistana, mecenas das artes, catalisadores da agitada vida noturna dos anos 80. A “mais completa tradução” de uma certa São Paulo: uma convergência de culturas, artes, festas, negócios, glamour, novidades, deliciosas futilidades e desafetadas intelectualidades.