Lugares para apreciar o frio em alto estilo no Brasil

Não adianta, se você quer ver neve caindo, numa quantidade suficiente para lindas fotos e memórias inesquecíveis, seu destino nacional é o Sul do Brasil: somente os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul oferecem a possibilidade de presenciar aqueles cenários branquinhos que vemos em filmes. Por isso, selecionamos três cidades que, além de lindas e aconchegantes, têm grandes chances de realizar o sonho de muita gente.

Curitiba, a capital paranaense, apesar de não ter registros recentes de nevasca, é um daqueles lugares que quanto mais frio, mais charmoso. O visitante deve ir preparado porque as temperaturas no inverno ficam abaixo de zero. É comum os parques amanhecerem cobertos por geada e os gramados ficarem branquinhos durante a manhã. O clima frio é perfeito para a gastronomia local, com muitas opções de sopas, bebidas quentes, locais aquecidos e passeios que deixam qualquer visitante apaixonado.

Destaque para os parques Jardim Botânico e Barigui e para o passeio de ônibus turismo, que circula pelos principais cartões postais da cidade. Pela tarifa única de R$ 50,00 o visitante pode desembarcar quantas vezes quiser e embarcar no próximo ônibus, que passa a cada 30 minutos.

Pomerode, uma pequena cidade no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, com pouco mais de 34 mil habitantes, é um pedaço da Alemanha no Brasil. Tudo nela remete aos colonizadores germânicos: a arquitetura, as pessoas e a comida. Não estranhe, grande parte dos moradores falam alemão, por isso, é comum ouvir o idioma nas ruas.

A cidade encanta também pela limpeza, áreas verdes e as casas enxaimel (arquitetura típica alemã). A última vez que nevou em Pomerode foi em 2013 mas, assim como na capital do estado vizinho, as temperaturas no inverno ficam abaixo de 10 °C facilmente.

O friozinho local é um convite às rotas turísticas que incluem artesanato típico, danças folclóricas e museus que contam a história dos imigrantes que fundaram a cidade. As fábricas locais são paradas obrigatórias e abrem suas portas para mostrar o que é produzido no local: cerveja, cristais, queijos artesanais e chocolate.

A cidade é cercada por morros que oferecem visuais inesquecíveis e voos de parapente para os mais corajosos. Destaque também para a gastronomia típica. São vários os restaurantes que oferecem pratos bem germânicos como o marreco recheado, purê de maçã e as famosas salsichas brancas.

E se o objetivo final é mesmo a neve, a Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, é alvo certo. Todos os anos neva em alguma cidade deste roteiro repleto de cultura, natureza e diversão.

Uma excelente opção na região é a Rota Romântica: 14 cidades que se uniram para promover as belezas desta região de montanhas e vales do Rio Grande do Sul. Os destinos mais famosos são Gramado e Canela, já consolidadas como centros turísticos com atrações de tirar o fôlego.

A dica é se hospedar em uma cidade alternativa, como Nova Petrópolis, por exemplo, que fica a pouco mais de 30 km de Gramado. Com opções de hospedagem com excelente custo-benefício, a cidade alemã é um cenário que, de tão perfeito, parece ter sido montado. As raízes germânicas são tão valorizadas que o plano arquitetônico do local só permite construções que tenham características do país europeu.

Apesar de pequena, apenas 21 mil habitantes, Nova Petrópolis tem opções surpreendentes, como a fábrica de cerveja Edelbrau que oferece uma experiência bem diferente, com portas, alavancas, efeitos visuais que terminam em uma fonte com várias torneiras de cerveja artesanal. A cidade tem também diversos restaurantes com comidas típicas, parques impecáveis e hotéis super charmosos, prontos para aquela hospedagem inesquecível, com vista para as montanhas. E o melhor, fica pertinho de cidades como Gramado e Canela.

… Bom dia! “Se você procura uma pessoa que possa mudar sua vida, se olhe no espelho”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Antonio Jajah, Josete Adames, Leomarcia Aparecida Cabral de Melo, Bruno Schadeck, Luiz Eduardo Bais, Alexandre Paternostro, Herbert Assunção, Jeannicy Rocha,  Ana Cristina Martins, Regina Nuruki, Sebastião Santos, Marcio Rogerio Pereira, Eliane Gissele Nabuco Tremeschin, Cintia Furtado Melo, Mila Kabad, Alessandro Ale Brandão, Juscelener Barbosa, Fernanda Lopes, Jeferson Gonçalves Arruda e Rosana Santos. Happy birthday!

Querida que só, a médica cardiologista Josete Adames, comemorando hoje mais um aniversário. Happy birthday!
… Cerca de 20,4 milhões de trabalhadores estão em ocupações que podem ser realizadas de forma remota, o que representa 24,1% do total de pessoas ocupadas no mercado de trabalho brasileiro. Os dados foram feitos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada em panorama do potencial de trabalho remoto no país divulgado da última sexta-feira (27).
Segundo o estudo, o home office predomina entre mulheres (58,3%), pessoas brancas (60%), com nível superior completo (62,6%) e na faixa etária entre 20 e 49 anos (71,8%).
Sorridente que só, o médico Antonio Jajah, festejando hoje mais um aniversário. Happy birthday!
… Uma iniciativa conjunta da Eletrobras, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) promete ajudar as empresas a reduzir o custo com energia elétrica.
A iniciativa, chamada de Programa Aliança 2.0 é voltada para aumentar os ganhos de eficiência energética nos processos de produção industrial. Os interessados devem participar de uma chamada pública que analisará as demandas.