Mãe de primeira viagem? Pediatra ensina os principais cuidados com o recém-nascido





bebes-dormindo_3

Os primeiros momentos do bebê em casa podem ser um pouco assustadores para as mamães de primeira viagem. Sempre há a preocupação daquilo que se pode ou não fazer e qual a maneira correta. E na hora do banho? Como segurar o bebê? A água esta quente demais? Quando alimentá-lo? Qual a posição certa para dormir? Para esclarecer essas duvidas e orientar os pais, a pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Dra. Claudia Conti, fala sobre o assunto. Desde o começo da gravidez já começam os preparativos para a chegada do bebe, mesmo assim a médica explica que é normal ao chegar em casa e tudo parecer mais difícil do que foi ensinado na maternidade, “A mulher nasce com o instinto maternal, e mesmo que sinta-se insegura, aos poucos as duvidas vão sendo sanadas e ela se sente mais segura e percebe que é mais capaz do que imaginava e que não é tão difícil assim”, explica a médica.

Veja mais algumas dicas da Dra. Claudia Conti para a chegada do bebe:recem-nascidos-dormindo

O Choro – Quando o bebê está chorando nem sempre é por fome. A criança que chora por esse motivo, se acalma assim que mama, o que não ocorre quando o choro é de cólica. Podemos tentar acalmar o bebê, identificando primeiramente o motivo. Se ele estiver chorando querendo atenção, segurá-lo no colo, massageando as costas ou a barriguinha, transmite a segurança que ele precisa para se acalmar.

Hora do banho – Este é um dos momentos mais especiais para a relação mãe – filho. Prepare o local do banho, separando tudo que for necessário, toalha e sabonete liquido. O melhor horário é sempre o mais quente, de preferência na hora do almoço. Evite sabonetes normais, perfumes ou até mesmo o talco muito odoroso, pois podem causar alergia no bebê. Para proteger a pele das partes íntimas, prefira um creme específico para esta faixa etária. A banheira deve estar bem limpa e com a temperatura da água agradável ao toque, que ocorre por volta de 36,5º +/ -. Em caso de dúvida, utilize o dorso de sua mão para sentir a temperatura da água. Inicie a lavagem pelo rosto e pela cabeça e depois lave o resto do corpo. Não se deve esfregar a pele, para evitar lesões.

recém-nascido

Cuidados com o umbigo – É importante que ele esteja sempre limpo, para isso, no banho lave com água e sabonete líquido glicerinado (indicado para o recém-nascido), seque- o bem e faça a limpeza diária de 4 a 5 vezes ao dia com álcool 70% e cotonete. É normal que ocorra um leve sangramento.

 Nariz – Nesta fase é normal que o bebe espirre, caso ocorra obstrução nasal, utilize soro fisiológico em temperatura ambiente, pingando mais ou menos 1 ml em cada narina. Não pingue descongestionantes comuns, pois podem ser perigosos para o bebe.

 Amamentação – A mãe deve amamentar seu bebê no mínimo até seis meses, quando será introduzida, aos poucos, uma dieta especial com pequenas porções de frutas e sucos e mais tarde, sopinhas. O pediatra saberá orientá-la sobre as vantagens do aleitamento materno e esclarecer todas as suas dúvidas (primeira mamada, momentos de excesso ou falta de leite, cólicas do bebê etc.).shutterstock_83109025

 Visitas – As visitas devem ocorrer de 7 a 10 dias após o nascimento. Este tempo é importante para a recuperação da mãe e para que o organismo do bebê crie defesas. Pessoas com problemas de saúde, principalmente doenças infecciosas, devem evitar as visitas.

 Banhos de sol – Os banhos de sol ajudam a sintetizar vitaminas importantes e diminuir a icterícia do recém-nascido, que é comum na primeira semana de vida. De preferência ao período matinal (entre nove e dez horas).

No berço – Hoje a posição mais indicada pela Academia Americana de Pediatria é de barriga para cima principalmente durante a noite. Nesta posição, ele não corre o risco de engasgar, caso regurgite. Além disso, é uma posição segura em relação à Síndrome da Morte Súbita do RN. Durante o dia, recomenda-se que mantenha a mesma posição (barriga para cima). Os recém-nascidos dormem bastante, entre 17 e 18 horas por dia nas primeiras semanas de vida e 15 horas por volta do terceiro mês. Ainda assim, eles quase nunca dormem mais que três ou quatro horas por vez, seja durante o dia ou à noite.baby-dicas-salto-de-crescimento-do-bebe

IMPORTANTE SABER PARA PREVENÇÃO DA MORTE SÚBITA

1  Evitar que o bebê durma de barriga para baixo ou de lado, dar preferência à posição supina;

2  Não agasalhar excessivamente e manter o quarto ao redor de 22º C;

3  Não usar colchões e travesseiros muito macios;

4  Dormir no mesmo quarto, mas sem compartilhar o leito com a criança;

5  Não tomar bebidas alcoólicas nem fumar durante a gravidez;

6  Jamais expor o bebê à fumaça de cigarro.