O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou da abertura da 35ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), nesta sexta-feira (10), em Gramado, no Rio Grande do Sul. A feira, que segue até esse sábado (11), é considerada o maior evento de negócios turísticos das Américas e reúne expositores nacionais e internacionais de Turismo de Aventura, Operadoras de Turismo, Organizações de Turismo, Equipamento e Tecnologia, Turismo Cultural, entre outros segmentos.
Durante a abertura do evento, Freixo reforçou que o turismo é essencial para o crescimento do país e comemorou a entrada de todo o setor na Reforma Tributária, após a aprovação do Senado, nessa quinta-feira (9), das agências de viagens em tributação especial.
“As agências de viagens mereciam entrar na tributação especial. Afinal, o Turismo é uma engrenagem, um sistema. Não é possível colocar rede hoteleira em um lugar e agência de viagens em outro, pois o turista não chega ao hotel sem o agente. Ou pensamos o Turismo como uma só engrenagem e fazemos o setor ser a grande motriz econômica ou não vamos adiante”, declarou Freixo.
Com o tema “Capital Humano: chave da transformação”, a expectativa da Festuris é reunir, em dois dias, mais de 15 mil participantes no Palácio dos Festivais, na Serra Gaúcha. Mais de 2.700 marcas estarão em exposição e é prevista a participação de 100 hosted buyers internacionais, provenientes de Europa, EUA, Argentina, Uruguai e Paraguai, o que demonstra a força da feira, de Gramado, do Rio Grande do Sul e do turismo brasileiro.
“O Brasil tem muito a aprender com Gramado, e Gramado é uma grande sala de aula para o turismo brasileiro, que traz o turismo como modelo de desenvolvimento e, hoje, corresponde a mais de 80% da receita de Gramado. O que aconteceu em Gramado pode acontecer no Brasil. O momento que vivemos é um momento muito positivo: o turismo representa 8% do PIB brasileiro. É um número significativo, mas ainda é muito pequeno diante da possibilidade que o Brasil tem. Vejam: óleo e gás representam 12% do PIB brasileiro, com todo o investimento que já se fez. O petróleo vai acabar, o turismo não”, observou Marcelo Freixo durante sua fala na abertura da Festuris.
O presidente da Embratur também falou sobre o crescimento do setor neste mês, que superou o ano da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. “O mês de setembro foi o melhor de todos os tempos: nós arrecadamos, só no turismo internacional, R$ 2,3 bilhões. Superamos 2014, o ano da Copa. De janeiro a setembro, arrecadamos, só no turismo internacional, R$ 25 bilhões”, comentou.
Além do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, estiveram presentes na solenidade de abertura os ministros do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e do Uruguai, Tabaré Viera; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o prefeito de Gramado, Nestor Tissot; o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima; o presidente da Comissão de Turismo da Câmara de Deputados, deputado Romero Rodrigues, além de representantes do trade nacional como Fornatur, Abav Nacional e do Rio Grande do Sul, Fenactur, Abrajet e Gol Linhas Aéreas.
Programação
A programação da 35ª edição da Festuris inclui debates, networking e muitas atividades paralelas. Nos dois dias do evento, estão previstas a Feira de Negócios, o Talks Business & Innovation, o Talks LGBT+, o Espaço Food & Drinks Experience e as Experiências FESTURIS, com atividades voltadas ao social, à arte e à cultura. Na programação paralela estão eventos como o futebol Festuris e o II Fórum da Mulher.