*Ricardo Martins
Quando falamos de marketing digital no Instagram em qualquer mercado, é necessário saber que não se trata do número de seus seguidores, mas sim, do seu nível de envolvimento com o público.
E, também no âmbito industrial, muitas empresas se preocupam com o número de seguidores, acreditando ser a métrica ideal para medir o sucesso. A realidade é que esse número deve sim ser considerado, porém, como uma métrica secundária. Ou seja, foque em métricas mais importantes, como o engajamento, as conversões, leads e vendas.
Com isso, é necessário que a conta de sua indústria seja a melhor possível. E, sendo assim, saiba como ter um perfil poderoso no Instagram!
Bom, o primeiro passo vem logo no momento em que o possível lead entra na conta da indústria. Na primeira linha da biografia, em vez de utilizar o nome da sua marca, mostre o que ela faz, diga às pessoas o que vão encontrar naquele perfil e, posteriormente, ao comprar na sua indústria. Muitas pessoas utilizam o Instagram para busca, digitando palavras genéricas por isso, uma biografia feita desta maneira faria o lead encontrá-lo muito mais facilmente. Além disso, use a “bio” também para informar: mostre onde as pessoas podem entrar em contato com a indústria e o local onde está estabelecida. É possível também utilizar emojis descritivos, mas não exagere.
Partindo para as imagens que serão publicadas, certifique-se de ter uma história de capa incrível! As primeiras fotos são a “matéria de capa”, para que quando qualquer lead visitar o feed, ele saiba exatamente como você é visualmente. Até por isso, faça com que as fotos correspondam às expectativas da biografia.
Exemplo: se sua indústria trabalha com a produção de sapatos, é interessantíssimo postar imagens de todo o processo e como ele ocorre no dia a dia, chamando a atenção de quem vê. Ainda assim, atente-se ao design, uma paleta de cores coesa nas publicações torna a visualização do feed mais agradável.
E agora que já possui as imagens, uma legenda há de ser feita, certo? Para que ela seja a melhor possível, utilize perguntas no início ou no final para gerar engajamento, insira emojis para reforçar os pontos importantes e direcione os leads à sua indústria, com frases como “entre em contato conosco para saber mais!”. Uma dúvida frequente é sobre se há ou não um tamanho correto para as legendas, mas a verdade é que não existe certo ou errado; é a sua indústria quem decide o tamanho que o conteúdo necessita.
Você já deve ter observado que muitas pessoas e empresas incluem hashtags ao fim das legendas, e isso é extremamente importante. No Instagram, o “jogo da velha” é utilizado como filtro de busca, ou seja, mais uma maneira eficiente de fazer os leads te descobrirem. Então, por que não utilizar nas postagens de sua indústria? Veja essas pequenas instruções:
Em primeiro lugar, esqueça hashtags como “comprecomigoagoramesmo”. Isso pode prejudicar muito o perfil da marca, já que ele pode não chegar a ninguém. Uma das maneiras mais eficientes de se utilizar as hashtags é direcioná-las à sua indústria. Como exemplo, faça algo como “#Vai(nome da indústria)”. Além disso, divida as hashtags entre as genéricas e as de sua marca.
Agora que chegou até essa etapa no perfil de sua indústria, é preciso dizer que a consistência é essencial. Todas as grandes contas possuem uma grande frequência de postagens. Crie modelos para tudo o que a indústria postar e, assim, agilizar o processo!
O Instagram favorece os perfis que postam DIARIAMENTE, portanto, certifique-se de que você está seguindo o algoritmo. De preferência, poste nos mesmos horários ou períodos do dia, para que seu público saiba quando esperar suas novas publicações. E, caso esteja em dúvida sobre o que publicar, volte à dica de mostrar como é o desenvolvimento dos produtos feitos na indústria; com certeza, existem muitos deles em que os leads se interessariam muito em conhecer.
O marketing digital para indústrias ainda é recente, principalmente quando tratamos do Instagram. Porém, já é possível observar que uma boa estratégia pode gerar resultados incríveis!
Ricardo Martins – CEO e principal estrategista da TRIWI
Especialista em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo.