Marketing Pessoal bem feito pode gerar bons resultados

Para o palestrante Alexandre Slivnik, a aplicação do conceito pode trazer uma série de benefícios e estabelecer profissionais no mercado de trabalho.Diversos caminhos podem levar alguém a se destacar profissionalmente e tornar-se uma referência no mercado. Mas para que isso reflita em resultados ainda mais positivos, é necessário apostar no conceito de marketing pessoal.

Marketing pessoal 1

De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), que realiza cursos e palestras há vinte anos, o conceito que foi criado em meados do século XX é uma estratégia de autovalorização. “O marketing pessoal pode ajudar profissionais a terem mais destaque no trabalho. Ele nasceu da necessidade de se enxergar como uma espécie de mercadoria, que precisa se valorizar e evoluir para não perder espaço perante a concorrência. Isso está diretamente ligado à forma de se vestir, pensar e agir nas redes sociais ou no ambiente de trabalho. É importante mostrar quem somos verdadeiramente, mas é preciso ter cuidado para não ser artificial e, até mesmo, soar como uma pessoa arrogante”, pontua.

Alexandre Slivnik Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento.

Marketing pessoal 2

Para o palestrante, o ditado “quem não é visto, não é lembrado” é uma das definições práticas desse conceito. “O marketing pessoal nada mais é do que uma oportunidade para que as pessoas lembrem de quem somos, abrindo as portas para que possamos deixar nossa marca e nosso legado no mundo. Ele gera novas oportunidades de negócio, podendo alavancar de vez a carreira de profissionais das mais diversas áreas”, relata.

Lewis Hamilton

O inglês heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, é um dos grandes exemplos de fortalecimento de marketing pessoal. O piloto é um dos maiores representantes da luta antirracista e, consequentemente, conecta sua imagem a essa causa de grande importância, conquistando admiradores ao redor do mundo que o enxergam como referência nessa pauta. “Não que ele faça essas ações para se promover, mas ele é promovido automaticamente ao abraçar causas que verdadeiramente acredita”, aponta Slivnik.

O inglês heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, é um dos grandes exemplos de fortalecimento de marketing pessoal

Habilidades

Ainda assim, qualquer pessoa pode desenvolver habilidades nesse sentido. “Independentemente da profissão, o marketing pessoal, quando bem praticado, atua em prol do profissional, ajudando-o a construir a carreira que deseja. Ao valorizar as suas habilidades e os seus diferenciais, ele possibilita um primeiro emprego, um aumento ou, até mesmo, a tão desejada promoção. Não se trata de ganhar apenas visibilidade, mas sim construir uma imagem relevante e de autoridade”, argumenta o palestrante.

Gestão

O vice-presidente da ABTD acredita que existem alguns passos fundamentais para uma boa gestão de marketing pessoal. “Primeiramente, saiba quem você é para que possa falar sobre si mesmo com autoridade. Com isso em mente, tenha um cuidado com sua própria imagem em relação a saúde, vestimentas e modo de falar, pois isso se traduz em como as pessoas observarão sua postura. Esteja sempre antenado em relação aos principais acontecimentos ao redor do planeta e, por último, tenha sempre amor próprio. Assim, você consegue usar o marketing pessoal para que as pessoas lembrem de você eternamente”, finaliza.

… Bom dia! “Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho. Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Isabella Ferrão, Edward Amaral Lemos, Diego Franco, Leo da Silva, Luana Cardoso, Elisângela Nassif, Vivian Klein, Roberto Lorenzoni, Rodrigo Gonçalves, Tricia Tozzi, Renata Freire Cerezini, Eloi Neres Batistoti, Renato Oliveira, Marina Machado, Amauri Laurentino, Paulo Pinheiro, Pedro Paulo Fitzgerald, Sonia Maria Damacena, Marta Matias, Celia Silva, Izabel Alves da Silva, Lilian Lageano Moreira e Mayara Mota. Happy birthday!

… Você já imaginou tomar um cafezinho dentro de uma grande e conceituada agência de publicidade e propaganda? Agora isso é possível! Isso porque acaba de inaugurar em São paulo, o BETC Havas Café, um espaço charmoso e cheio de estilo no coração da Oscar Freire, inspirado em uma das maiores agências do país e do mundo.

… À frente do lugar está Erh Ray, um dos nomes mais reconhecidos da publicidade brasileira, também sócio e CEO da agência proprietária do café. Idealizado durante os meses mais críticos da pandemia, em que o distanciamento social se fez necessário, o BETC Havas Café é inteiramente dedicado à cultura, arte e entretenimento, promovendo um ambiente que amplie e favoreça as mais variadas (re)conexões humanas, por meio de intervenções exclusivas e inovação, além de muita criatividade.

Da esquerda para direita: Hans Scheller, Erh Ray, Leo Marigo, abrem café na Oscar Freire, em São Paulo

… Com quatro andares, batizados com o nome de algumas das cidades do mundo onde estão localizados os escritórios da BETC (São Paulo, Paris, Xangai e Londres), os pavimentos contam com uma livraria, um restaurante e um bar, abertos ao público, além de áreas privativas destinadas aos funcionários da agência, a eventos exclusivos, encontros, reuniões e ativações de clientes e pocket shows, entre outros. Clique e faça um primeiro tour pelo BETC Havas Café.