Meio Ambiente: Saiba como é possível levar sustentabilidade à mesa

Nutricionista da N.OVO separou algumas dicas importantes para aqueles que desejam ter uma alimentação sustentável.

Meio Ambiente

No dia 5 de junho foi celebrado o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, a maior data internacional focada no tema, com o objetivo de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais. Todo ano, liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), um evento é realizado para promover uma ação coletiva e transformadora por todo o mundo.

“Uma Só Terra”

Como o mote “Uma Só Terra”, a campanha mundial deste ano destaca a necessidade de se viver de forma sustentável.  Para entender a importância da alimentação sustentável e ajudar na conscientização sobre o tema, Ale Luglio, nutricionista parceira da N.OVO, startup que produz alimentos 100% à base de vegetais, separou algumas informações sobre como é possível cada um fazer até na hora de se alimentar.

Alimentação sustentável

Alimentação sustentável é um conceito que vem ganhando cada vez mais notoriedade entre aqueles que buscam formas de reduzir impactos negativos ao meio ambiente. “Esta escolha envolve diversos fatores que, quando colocados em prática no dia a dia, fazem com que cada um de nós, humanos, tenhamos uma “pegada ambiental” maior colaborando para a diminuição de impactos negativos no meio ambiente”, explica a nutricionista.

Hábitos diários

É mais do que sabido que, de todos os nossos hábitos diários, a alimentação é a que mais impacta o planeta: esta produção gera desflorestamento, ocupa terras, fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, água doce e emite gases de efeito estufa, estes relacionados diretamente com o aquecimento global. Saber escolher os alimentos que, para serem produzidos, utilizam menos recursos naturais e poluem menos é o segundo passo.

Equilibre a dieta

 Aumente a ingestão de grãos, verduras, legumes, frutas e hortaliças. O aumento de consumo de vegetais tem uma relação positiva com nossa saúde, pois torna nossa alimentação mais equilibrada, mais rica em fibras e nutrientes além de nos fornecer menos gorduras saturadas colaborando com a prevenção das principais doenças crônicas não transmissíveis, o maior problema de saúde pública da atualidade.

Proteínas vegetais

Reduza os alimentos de origem animal, priorize as proteínas vegetais.  Diminuir o consumo de carnes, peixes e lácteos não precisa ser tão difícil. É possível substituí-los pelos produtos plant based, que oferecem uma gama de opções, desde carnes até ovos. Os alimentos de origem vegetal possuem uma cadeia de produção menos impactante ao planeta, e mais eficiente energeticamente do que os de origem animal, desta forma, a redução de consumo de proteínas animais é um dos principais fatores que colaboram para uma dieta mais sustentável.

Opte pelo natural

Faça os alimentos in natura e menos processados serem protagonistas das suas refeições. Procure, sempre que possível, pelos orgânicos e por alimentos de temporadas, que são livres de agrotóxicos.

 Ler os rótulos

Saber identificar elementos como a indicação de alimentos transgênicos, que significa que este alimento foi modificado geneticamente, e com relação ao cultivo, se são aplicados vários tipos de agrotóxicos, oferecendo mais riscos à saúde das pessoas e do planeta. “Se cada um fizer a sua parte, de pouco em pouco conseguimos realizar uma grande diferença. Não precisamos fazer tudo de imediato, qualquer ação, por menor que pareça, já é um bom início para promover sustentabilidade”, finaliza a nutricionista

Interagro

O Interagro que ocorrerá de 8 a 11 de junho, destinou um dia inteiro para debater a pecuária leiteira. Será no dia 9 de junho, das 8h às 19h30. Entre as palestras estão “as perspectivas para o mercado do lácteo em 2022”, que será ministrada por Valter Bertini Galan, da Milk Point, e o “Índice do leite de MS e a importância dos indicadores dos preços pagos ao produtor”. Ambas acontecerão pela manhã, seguida por um debate com Wilson Igi, diretor do Sindicato Rural de Campo Grande, que obteve o primeiro Selo Arte do Brasil para doce de leite. As inscrições para o evento são gratuitas pelo site www.interagro2022.com.br e a programação completa pode ser conferida no mesmo site.

Queijo artesanal

Produção de queijo artesanal, cria e recria de bezerras leiteiras, controle da produção, eficiência do compost barn, inovação e tecnologia serão outros temas abordados no dia 9 de junho, que fechará com a palestra do ex-presidente da John Deere Brasil, Paulo Herrmann, que apresentará oportunidades, desafios os principais avanços da pecuária.

Doce de leite Ponto Alto

Localizada em Nova Alvorada do Sul, a Estância Alvorada do produtor rural, Wilson Igi, é a primeira propriedade do Brasil a receber o Selo Arte para doce de leite. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), desde 2019, quando o Selo Arte foi regulamentado, 52 Selos Arte foram  concedidos, sendo a maioria para produtores rurais de Minas Gerais, grandes produtores de queijo. O doce de leite Ponto Alto, de Mato Grosso do Sul, é o primeiro da categoria a receber o Selo.

O surfista e participante do “BBB22” (TV Globo), Pedro Scooby, fez sua estreia no dia (02.06), na São Paulo Fashion Week. Foto: @agfotosite

Selo Arte

O Selo Arte é a forma de regularização dos produtos alimentícios de origem animal, que precisam ser produzidos de forma artesanal. Somente após a conquista deste selo o produtor pode comercializar seus produtos para outros estados.

SOUQ

A SOUQ, marca brasileira referência em lifestyle, inaugurou sua maior loja no shopping RioMar Recife e, para celebrar o novo espaço, Traudi Guida, fundadora da marca, recebe convidadas com um coquetel no espaço, dia 08 de junho, às 19h. Com design renovado, focado em aprimorar a experiência de compra do cliente, o novo espaço promove a integração de produtos de forma atrativa, deixando em destaque peças exclusivas, criadas pelos designers da marca e também as peças especiais garimpadas em várias partes do mundo.

Em Recife

A nova loja, com 290 metros quadrados, no Piso L2 do mall, abriga objetos de decoração, papelaria, roupas, acessórios e louças que estarão expostos de maneiras especiais, distribuídos por corners, contando as histórias por trás da inspiração da criação das peças. com objetivo de trazer conforto e inspirar os clientes. A moda também ganhou destaque nesse novo formato, com foco para as peças de linho colorido e estampado da coleção de Inverno 2022, além da linha Home, que traz itens exclusivos e cheios de bossa.

Cléo Pires nas passarelas do SPFW Foto: Cassiano de Souza

… Bom dia! “Um sonho é apenas um desejo, até o momento em que você começa a atuar sobre ele, e propõe-se a transformá-lo em uma meta”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Marcelo Marques, Luzia Zacarias, Lukas dos Santos, Ana Paula Leos Laura Sousa, Rozangela Allves, Julio Cesar Dias, Maju Anna Laura Bagagir, Ana Paula Borges Marcondes, Jussara Dos Reis Rezende, Mara Almeida, Laisa Touro, Olivia Freire Davi, Alaide Correa, Nelson Rodrigues, Reginaldo Ferreira Costa, Margo Bastos, Elizene Campos, Yone Viveiros, Clauh Silva, Patty Di Nucci, Israel Herrerias Coluce, Marcia Abn e Dorinha Azambuja. Happy birthday!

A atriz Camila Queiroz NOSPFW.Foto: Cassiano de Souza