(MINI) Protestos no Brasil

14433065078_632ef299a9_zApós os pequenos cidadãos das Legolândias do mundo inteiro se levantarem contra a parceria comercial da LEGO com a Shell, supostamente um artifício para desviar atenção das controversas operações da petrolífera no Ártico, foi a vez de o Brasil ser palco dos “mini protestos”.

Um grupo de voluntários LEGO do Greenpeace bloqueou um caminhão-tanque da Shell em frente ao Masp, em São Paulo, enquanto um grupo marchava ali na Av. Paulista. Eles pedem que a parceria LEGO-Shell seja desfeita, uma vez que isso coloca a empresa de brinquedos numa situação desfavorável referente à proteção do Ártico.

Vale ressaltar que a Shell, assim como outras grandes companhias, se camufla atrás de empresas que têm boa reputação no mercado para continuar trabalhando de forma ilegal. Assim, essas empresas geram milhões de elogios para as operações da Shell. Esse apoio é totalmente injustificável de acordo com os princípios ambientais adotados pela própria LEGO, que elenca em seus princípios “garantir o direito da criança crescer em um ambiente saudável”.

Em comunicado, a Shell divulgou que seu contrato de US$ 116 milhões de dólares com a LEGO resultou num aumento de 7,5% nas vendas da empresa de petróleo.