Mitos e verdades sobre a lente de contato dental

Imagem: Signature Clínica Boutique

Você já ficou com a impressão que a maioria dos famosos no Brasil e no mundo têm um sorriso muito padronizado? Pois saiba que essa é uma realidade recorrente no mundo das celebridades, principalmente, devido a busca constante pelo refinamento da aparência estética. E o sorriso é parte fundamental nesse processo.

A tendência, que já não está mais restrita apenas aos jogadores de futebol e influenciadores, já é um dos processos mais solicitados nos consultórios brasileiros. Porém é preciso ter cuidado, conforme alerta o cirurgião-dentista, sócio e diretor clínico da Signature Clínica Boutique, Dr. Andreas Koren. Embora muito desejadas, os laminados cerâmicos, conhecidos como “lentes de contato dentais”, não são para qualquer pessoa.

Elevare - Lentes de Contato Dental

Tudo começa pelo tipo de “lente de contato dental”. Há diferenças. “O termo é adotado em referência às lentes oculares, sendo também muito delicadas e bem finas. A “lente de contato dental” é uma lâmina de cerâmica com a qual fazemos complementos no dente. Ao contrário das lentes de resina, as de cerâmica são mais resistentes ao desgaste e não envelhecem, ao passo que as de resina mudam de cor e se desgastam com mais velocidade”, esclarece.

Sorriso bonito x sorriso saudável

Por conta do alto custo, pois são fabricadas artesanalmente, as “lentes de contato dental” de cerâmica têm, de fato, um resultado mais duradouro, mas o Dr. Andreas Koren esclarece que a utilidade inicial deve ser voltada aos que possuem algum tipo de problema de saúde, como uma má formação congênita dos dentes, por exemplo, antes de chegar ao aspecto estético.

“Às vezes, o dente não tem uma cor bonita, mesmo com clareamento. Por isso, utilizamos a “lente de contato dental” de cerâmica, que consegue uma cor mais clara e harmônica. Mas, nem todas as pessoas têm essa indicação”, alerta o cirurgião, pois já diz aquele ditado popular: “cada escolha, uma renúncia”.

“Se você tem dentes lindos e sem desgaste, normalmente não é indicado esse tipo de tratamento, pois não há espaço para esse complemento, mesmo com a lâmina bem fininha”, pontua o dentista, antes de mencionar uma série de problemas que a pessoa pode ter, caso priorize o aspecto visual ante o de saúde:

  • Perda da estrutura saudável do dente no curto, médio e longo prazo;
  • Desgaste não recomendado pode ocasionar danos à gengiva;
  • Sem o devido tratamento, pode levar à perda do dente;

Desta forma, mais do que nunca é preciso procurar um profissional experiente, capacitado e que possa, junto com o paciente, avaliar cada caso em particular.

Com o devido critério, que preze pela saúde e pela estética em mesmo grau, um sorriso saudável e belo estará mais do que garantido.