“Nas Trilhas da Cidadania”, exposição vai até 25 de julho

Fotografias foram produzidas por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio durante o projeto sociocultural Tribos, desenvolvido pela ONG Parceiros Voluntários, estão em exposição no Shopping Bosque dos Ipês até o dia 25 de julho

Para mudar o futuro é fundamental começar pelo presente. A partir das 14h, o Shopping Bosque dos Ipês (Av. Cônsul Assaf Trad, 4796 – 1º piso, acesso D) recebe a exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania”. O projeto é resultado dos trabalhos desenvolvidos por estudantes em ações de impacto social positivo promovido pela Tribos, um programa que existe há mais de 18 anos e é desenvolvido pela ONG Parceiros Voluntários. A exposição segue até o dia 25 de julho (domingo) e depois fica disponível online no site: www.tribos.org.br. A entrada é gratuita.

O projeto foi realizado em Campo Grande durante o mês de maio, a partir de oficinas de liderança e fotografia a alunos da rede pública municipal e estadual. Os educadores participaram de uma capacitação que introduziu a metodologia do projeto e a mentoria, desenvolvida por eles durante o processo. A ideia principal foi proporcionar a reflexão dos estudantes a respeito da responsabilidade social individual, estimulando atitudes empreendedoras e cidadãs.

Para a produção da exposição “Nas Trilhas da Cidadania”, os jovens passaram por oficinas técnicas onde foram abordadas as ferramentas utilizadas na produção imagética, o que é fotografia documental, além da apresentação de referências estéticas, de linguagem e de conteúdo e da prática fotográfica digital. A exposição apresentará como resultado do projeto cerca de 60 fotografias, provenientes de 39 ações de impacto social, dos mais de 100 alunos participantes do projeto, de 30 escolas engajadas.

O programa TRIBOS é reconhecido como uma tecnologia social, que estimula os jovens que querem “colocar a mão na massa” a formarem suas TRIBOS e escolherem uma TRILHA (Educação para a Paz, Meio Ambiente ou Cultura). Eles fazem diagnósticos em suas localidades e desenvolvem projetos para solucionar o problema identificado. Buscam parcerias, implantam o projeto, avaliam e divulgam os resultados. Dessa forma, criam novas formas de convivência ética e social (cidadania) na escola e também fora dela. O que permite que se tornem protagonistas de ações que contribuem para melhorar a vida de suas comunidades. Além disso, exercitam a responsabilidade social individual, cultivam valores humanos e solidários e influenciam positivamente familiares e amigos, promovendo a interação família/escola/comunidade.

 

Ao possibilitar o protagonismo dos jovens no desenvolvimento das ações e dar visibilidade por meio da exposição presencial e digital, o projeto “Nas Trilhas da Cidadania” também assume a função de difusor cultural, possibilitando a oportunidade de uma discussão e reflexão sobre o momento em que vivemos e das inúmeras possibilidades de ação e de transformação social.

Nas Trilhas da Cidadania é realizado pela ONG Parceiros Voluntários, com o apoio da Diretoria de Tecnologia, da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande e patrocínio do Facebook, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

Sobre a Parceiros Voluntários:

Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, a Parceiros Voluntários foi criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, tendo como Visão “viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas”. A partir da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional e possui sedes no Rio Grande do Sul e São Paulo. A ONG mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos, com os diferentes setores das comunidades, para cocriarem soluções que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário.