Início Coluna Diária Neste ano financiamento imobiliário tem desafios para manter ritmo

Neste ano financiamento imobiliário tem desafios para manter ritmo

Ritmo da construção civil contribuiu para criar empregos em 2020 (Agência Brasil/ José Paulo Lacerda/CNI/Direitos reservados

Em meio à crise provocada pela pandemia de covid-19, um setor da economia brasileira encerrou 2020 em ritmo de superação. De janeiro a outubro, os financiamentos imobiliários concedidos com recursos da poupança totalizaram R$ 92,7 bilhões, crescimento de 48,8% em relação ao mesmo período de 2019, segundo os dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Beneficiado pelos juros baixos, depósitos recordes na poupança, atuação dos bancos públicos e pela aprovação do programa Casa Verde Amarela,o setor imobiliário ganhou impulso no segundo semestre. No no entanto, enfrenta desafios para manter o crescimento em 2021, como o encarecimento de materiais de construção e as incertezas sobre a recuperação da economia.

O casal Ana Leda e Zeca Lopes. Ela aniversariando hoje. Happy birthday!

Emprego e renda

Outro fator que alimenta uma interrogação em torno do crescimento do mercado imobiliário em 2021 reúne as incertezas em relação à velocidade da recuperação do emprego e da renda. Ao apresentar a projeção de crescimento de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil em 2021, o presidente da Cbic, José Carlos Martins, classificou de “otimista conservadora” a expectativa da entidade. As avaliações para o próximo ano, no entanto, dividem-se.

Déficit habitacional

O presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da Cbic, Celso Petrucci, diz que o déficit habitacional no Brasil e mudanças de comportamento da população depois da pandemia, como a procura por imóveis mais afastados de áreas densamente povoadas, ajudarão a manter aquecida a procura pelos financiamentos imobiliários.

Base de comparação

Especialista em mercado imobiliário da FGV, o professor Pedro Seixas não é tão otimista. Para ele, a fraca base de comparação em relação a 2019 levou ao crescimento na concessão de financiamentos em 2020.

Ele diz duvidar se a expansão será sustentável em 2021. “Existe uma retomada, mas a questão é se esse crescimento será sustentável por causa da renda e do emprego. Do ponto de vista pessoal, quem tem dinheiro deve aproveitar os juros baixos e comprar [um imóvel], mas é diferente de dizer que crescimento é sustentável”, analisa.

Querida que só, a personal trainer, Adriana Pimentel Corrêa festejando hoje mais um aniversário

Setor imobiliário brasileiro

De acordo com Seixas, o setor imobiliário brasileiro, apesar do crescimento em 2020, está em nível semelhante a 2010. “Essa recuperação tem muito mais a ver com um efeito estatístico do que com uma reversão de tendência. O que determinará a demanda será a velocidade de recuperação da economia”, acrescenta. Para Petrucci, da Cbic, uma eventual estagnação da renda pode ajudar nas vendas no início de 2021 ao inibir as construtoras de repassar o aumento dos materiais de construção para o preço dos imóveis. (Fonte: Agência Brasil)

0 casal João Ricardo Fernandes e Camille. Ele aniversaria hoje. Happy birthday!

… Bom dia! “Tudo na vida tem o poder e a importância que a gente dá.”

… Trocam de idade hoje: Ana Leda Lopes, Adriana Pimentel, João Ricardo Fernandes, Alex Teixeira da Costa, Claudia Said, Ana Maria Medeiros, e Alessandro Bohrer. Happy birthday!

… O prazo para renegociação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi prorrogado até o dia 31 de janeiro. A decisão foi do Comitê Gestor do Fies, que editou resolução publicada no publicada no Diário Oficial da União.

… A medida permite que mais estudantes tenham a oportunidade de renegociar suas dívidas. O prazo anterior era até a última quinta-feira (31).

Ana Maria Medeiros comemorando idade nova hoje. Happy birthday!

… Mesmo em um ano de pandemia e com alguns de seus atrativos ainda fechados, o turismo da margem brasileira da Itaipu Binacional recebeu 233.408 visitantes em 2020. O número é 64% inferior ao de 2019, mas demonstra otimismo e segurança especialmente para os profissionais do setor. 2020 foi um ano cheio de desafios e de superação.

O cantor Harry Styles lançou, na sexta-feira (1º), o primeiro clipe dele de 2021. É o vídeo da música Treat people with kindness, que integra o álbum Fine line, de 2019. O que mais chamou a atenção no conteúdo audiovisual foi a participação da atriz e roteirista Phoebe Waller-Bridge, conhecida pela série Fleabag.

… Com 3 minutos e 22 segundos, o clipe traz Harry e Phoebe dançando uma coreografia em conjunto em imagens em preto e branco, com atmosfera retrô. O vídeo contou com direção de Ben Turner & Gabe Turner. A coreografia foi feita por Paul Roberts, com auxílio de Jared Hageman.  Assita: https://youtu.be/L0X03zR0rQk

Foto: Instagram/ Reprodução