Há várias Nova Iorque dentro da mesma cidade. Tem a Nova Iorque do luxo em Uptown; a alternativa em East e West Village; a fashion em Chelsea e Meatpacking District; a que aparece nos filmes em Midtown; o centro econômico do mundo em Lower Manhattan; a gospel no Harlem; a descolada na Union Square, Flatiron District e Gramercy Park; e a de ruas bucólicas no Brooklyn.
Durante a primavera (de meados de março a meados de junho), as árvores do Central Park se enchem de verde e o canteiro central da Park Avenue fica todo colorido por tulipas. Mas março é ainda um mês frio, com temperaturas que oscilam entre 0 ºC e 10 ºC, e abril tende a ser chuvoso.
No verão (de meados de junho a meados de setembro), é hora de curtir os eventos ao ar livre e as mesinhas nas calçadas dos bares e restaurantes. A temperatura chega aos 30 ºC, com muita umidade.
Já no outono (de meados de setembro a meados de dezembro), com um ventinho frio, a paisagem se colore de tons que vão do amarelo-neon ao vermelho-fogo, com temperaturas entre 5 ºC e 20 ºC. Raramente chove.
Quem viaja no inverno (de dezembro a março) deve se preparar para frio rigoroso, neve e aglomerações nas vitrines de Natal ou liquidações de começo de ano. A temperatura média fica nos -4 ºC.
A melhor maneira de andar em Nova Iorque, além de propriamente caminhar a pé dentro dos bairros, é de metrô ou táxi. Esqueça a ideia de alugar um carro, pois os estacionamentos são caríssimos e o trânsito é caótico. Os ônibus podem ser uma boa opção se você não tem pressa de chegar, já que também enfrentam os engarrafamentos da cidade.
Uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Nova Iorque, principalmente em dezembro, é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto do centro turístico em Manhattan. Lá está a maior parte das atrações e pontos turísticos e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.
O Natal é uma época excelente para conhecer a cidade de Nova Iorque. Saiba que este feriado é muito importante para os americanos, os quais capricham na decoração natalina em suas casas, lojas, ruas e outros locais. Sem dúvidas, você vai se surpreender com o clima desta cidade e a sua iluminação especial para o Natal.
O Rockefeller Center apresenta duas atrações de Natal em Nova Iorque: uma pista de gelo para patinação e uma gigante árvore de Natal. A pista de patinação por lá abre por volta de outubro e permanece até abril. E a árvore de Natal do Rockefeller Center fica próxima à pista de patinação e possui cerca de 27 metros de altura e 8 quilômetros de iluminação.
Parada obrigatória para aqueles que visitam Nova Iorque no Natal, ou em qualquer época do ano, o mais famoso parque do mundo ganha um toque especial nesta época: a neve. Para os brasileiros que não convivem com esse fenômeno, ir ao Central Park coberto de neve é um dos melhores programas da viagem. Se agasalhe bem e prepare-se para construir bonecos de neve e viver experiências incríveis. O Central Park possui, ainda, uma pista de gelo com preços similares aos do Rockefeller Center.
A Columbus Circle, que já apareceu em diversos filmes e seriados, é uma famosa rotatória, no começo do Central Park, que fica em uma região cheia de restaurantes e comércios. Ela também é visitada o ano todo, mas em dezembro acontece uma feirinha de Natal por lá, o Columbus Circle Holiday Market. Tem objetos e artigos de decoração da festa, e também venda de roupas, comidas e bebidas típicas natalinas, e algumas mesas para quem quiser comer no local. Ela costuma acontecer do início de dezembro até a véspera do Natal, quando se encerra.
Apresentado no Radio City Music Hall, um espetáculo de 90 minutos reúne cerca de 140 artistas, os quais combinam dança, música e humor em cenários surpreendentes e que desafiam a imaginação do público. Neste show, comandado pelo grupo de dança feminino Rockettes, desde 1933, você vai ver o Papai Noel, o Quebra Nozes e muitos outros queridinhos desta época do ano. Se estiver planejando passar seu Natal em Nova York, garanta seus ingressos antecipadamente. Saiba que a partir de novembro são realizadas, diariamente, cerca de 15 apresentações, mas quanto mais perto do Natal, maior o preço do ingresso desta atração.
Este é o passeio ideal para aqueles que querem mergulhar na cultura norte-americana durante o Natal. O Dyker Height, bairro localizado no Brooklyn, foi em 2012 escolhido como a região melhor decorada dos Estados Unidos. Saiba que por lá as decorações das casas são impressionantes, com muitas luzes e acessórios, algumas delas custando mais de 7 mil dólares. Sem dúvidas, um tour por este bairro durante a noite é uma ótima ideia para quem deseja conhecer melhor um dos maiores costumes da cidade de Nova York durante o Natal, sendo este o da decoração.
Passar o Réveillon em Nova Iorque é o sonho de muitos, e se você tiver essa oportunidade, com certeza será incrível. Dá para curtir o tradicional evento que ocorre na Times Square, queima de fogos de artifício no Central Park e várias outras festas que rolam pela cidade. Lembre-se que nesse dia tudo fica bem cheio, então não deixe para decidir o que vai fazer de última hora, porque os ingressos de shows acabam rápido e as filas começam logo cedo.