As brasileiras Flowsense e MobTarget estão entre as empresas fundadoras e e a maior base de usuários do novo grupo internacional está no Brasil. Maurizio Angeloni, ex-HMD/Nokia, assume como CEO.
O grupo de tecnologia global DigitalReef anuncia sua constituição, a partir da fusão de cinco empresas líderes e complementares em publicidade e marketing para dispositivos móveis – Flowsense, MobTarget, Imagination Unwired, IMOX e Lemmonet.
Sua plataforma integrada e de grande escala conta com uma base de mais de 300 milhões de usuários registrados e projeta a ampliação para 1 bilhão até 2023. Entrega atualmente 3.3 bilhões de impressões por mês. Sediada em Miami, possui presença em 10 países – com escritórios nos principais centros urbanos, incluindo São Paulo, Brasília, Cidade do México e Buenos Aires – e penetração total em 30 importantes mercados internacionais.
De acordo com um relatório do eMarketer, os gastos com publicidade mobile na América Latina devem crescer a uma taxa anual composta de 19%, de US$4,4 bilhões em 2017 para US$10,5 bilhões em 2023.
O portfólio de marcas anunciantes da DigitalReef inclui Amazon, Bradesco, B2W, Heineken, Samsung, Starbucks, Uber, dentre muitas outras, além de parcerias com as maiores operadoras de telefonia da América Latina, fabricantes de dispositivos móveis e desenvolvedores de aplicativos.
Em seu lançamento, o grupo internacional é composto pela fusão das empresas:
§ FLOWSENSE: uma plataforma especializada em engajamento em aplicativos que ajuda grandes empresas a aumentar a ativação, retenção, engajamento e faturamento em seus aplicativos;
§ IMAGINATION UNWIRED: uma plataforma e tecnologia de dados primários que oferece soluções de marketing e de publicidade de alta conversão;
§ IMOX: oferece às operadoras, varejistas e fabricantes de dispositivos móveis uma plataforma profundamente integrada para dispositivos que fornece serviços de valor agregado, inteligência de negócios e ferramentas de comunicação;
§ LEMMONET: ajuda anunciantes a adquirir e engajar usuários em grande escala por meio de tecnologias multicanais próprias;
§ MOBTARGET: oferece soluções exclusivas de publicidade móvel para marcas e agências.
Compartilhando a mesma visão no potencial do mercado mobile, a DigitalReef se constitui pelo modelo de trocas de ações. As cinco empresas fundadoras se unem sob mesma identidade de marca para consolidar produtos e serviços, integrar tecnologias e acelerar o crescimento dos negócios. Um agressivo plano de expansão inclui aquisições e acordos já em fase avançada de negociações.
Dispõe de inventários exclusivos de usuários e utiliza inteligência de segmentação avançada, em conformidade com as mais rigorosas normas de privacidade, incluindo a LGPD, considerada uma das mais avançadas do mundo.
Com tecnologias complementares, o novo grupo tem como diferencial, ao combinar suas expertises, prover uma solução completa e de ponta a ponta para ações de marketing e publicidade mobile, abrangendo de aquisição de usuários a ferramentas de comunicação, de pré-carregamentos virtuais a gerenciamento detalhado de campanhas, de recomendações em aplicativos a engajamento e retenção, por exemplo. Utiliza inteligência de segmentação avançada para singularizar grupos de usuários, de acordo com objetivos dos anunciantes, suas campanhas e ações.
Para conduzir a operação, o italiano Maurizio Angelone assume o cargo de CEO. Acumula 20 anos de experiência no setor de tecnologia móvel, com profunda experiência na América Latina e em outros mercados globais em crescimento. Mais recentemente, ele atuou como vice-presidente para a região das Américas na HMD Global/Nokia, e ajudou a HMD/Nokia a estabelecer sua recém-lançada unidade de negócios de smartphones nas Américas do Norte e Latina. Angelone ocupou cargos seniores na Motorola e Lenovo e também foi um dos fundadores da Imagination Unwired, uma das empresas que formam a DigitalReef.
Empresas brasileiras na DigitalReef
O Brasil é um dos focos prioritários da DigitalReef e é onde possui a sua maior base de usuários, em função de fortes parcerias locais, que, além das principais operadoras de telecom, incluem importantes players nos segmentos de e-commerce e fintech, por exemplo.
A Flowsense, empresa brasileira que compõe a DigitalReef, vem se destacando por seus cases de sucesso, como Ame, Americanas (B2W), Dotz, VR Benefícios e Banco Carrefour. Recentemente venceu o Innovation Awards Latam na categoria Adtech e foi escolhida entre as Top 5 startups das Américas no evento eMerge Americas nos Estados Unidos.
Com 150 apps integrados e mais de 47 milhões de usuários ativos em sua base, cresceu 200% somente em 2020. Foi fundada em 2015 por quatro engenheiros da Poli-USP: André Bain, Nadav Peretz, Victor Lira e Rafael Goldenberg.
Já a MobTarget, com operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, é uma empresa de inteligência digital que oferece soluções para publicidade mobile. Em parceria com a Claro, aposta em Big Data, com alta capacidade de segmentação.
Fundada em 2015 pelo empresário Bruno Setubal, pelo publicitário Rafael Godoi (ex-Gloria Brasil), pelo profissional de relações institucionais Arthur Newmann (ex-Jovem Pan) e por Bruno Siqueira (ex- Ex-Pernod Ricard), a MobTarget tem sido responsável por grandes campanhas públicas e privadas, com destaque para o projeto de navegação patrocinada com mídia realizado para o Banco do Brasil, um dos cases mais emblemáticos do mobile marketing nacional.
Mercado digital brasileiro
O mercado brasileiro movimenta R$48 bilhões em compra de mídia, sendo 33% direcionados ao digital. O mobile corresponde a 67% dessa fatia (dados do IAB). O celular é o principal meio de acesso à Internet no país (10º mercado do mobile do mundo), onde há atualmente 424 milhões de dispositivos em uso, dos quais 234 milhões são smartphones – uma média surpreendente de 1.6 por habitante.
De acordo com relatório da Mastercard SpendingPulse, o e-commerce nacional apresentou crescimento de 75% em 2020, em comparação ao ano anterior; enquanto a XP Investimentos projeta 32% de crescimento para 2021.
Os aplicativos movimentarão US$6,3 trilhões globalmente em 2021, segundo o Pew Research Center. O Brasil é o segundo país em crescimento do número de apps, atrás apenas da Indonésia. Segundo o Panorama Mobile Time/Opinion Box, 9 em cada 10 brasileiros com smartphones já fizeram compras de mercadorias físicas em apps. 80% aumentaram a frequência de suas compras nos últimos 6 meses. Com as vendas online aquecidas, analistas apontam 2021 como o “ano da economia mobile”.