*Ricardo Gonçalves
A realização de conquistas profissionais é intrínseca do ser humano e, portanto, nós a buscamos com bastante intensidade, tornando um legado que tenha papel de destaque na sociedade e sirva como base para sua estrutura familiar. Alguns conquistam e constroem um enorme patrimônio pessoal e se tornam destaque no mercado empresarial, adquirindo notoriedade frente a investimentos em suas soluções.
Neste sentido, anualmente é divulgado pela Revista Forbes a lista de pessoas classificadas em posições de acordo com um levantamento baseado no patrimônio líquido de cada um deles, apresentando um ranking sob o olhar nacional e internacional como comparativo.
A exposição dessas pessoas, não obstante, pode ter perspectivas diferentes do ponto de vista de riscos em segurança e que devem ser consideradas em virtude da violência sistêmica alojada no país. Atualmente existem inúmeros crimes direcionados a pessoas e patrimônio com o objetivo principal de ganhos financeiros. Todos os dias surgem novas abordagens de crimes e em formatos cada vez mais elaborados, que utilizam estratégias ousadas em detrimento às proteções implantadas contra eles.
Com uma crise sanitária de escala mundial e somada a um ambiente político e econômico instável, é perceptível uma onda de violência atingir a maioria dos brasileiros num dos momentos mais delicados e conturbados sem precedentes no país. O Brasil, infelizmente, aparece nos índices dos países mais violentos do mundo. Segundo estudo independente realizado pela ONU (Organização das Nações unidas), as mortes no Brasil atingiram 31,1 pessoas a cada 100 mil habitantes. A taxa coloca o País como um dos mais violentos do mundo, figurando em oitavo lugar. No mundo, taxa média é de 6,4 homicídios para cada 100 mil pessoas, um quinto dos números brasileiros.
Neste cenário, onde estão presentes tantas dificuldades regionais, políticas e macroeconômicas, fica evidente que uma exposição abrupta em mídias pode trazer à tona alguns pontos de reflexão sobre o estilo e modo de vida inerente aos cuidados e riscos em segurança pessoal e familiar e estes são exatamente alguns dos exemplos citados na última lista de bilionários.
O comportamento de uma pessoa que tem maior notoriedade na sociedade em detrimento à sua condição socioeconômica deve ter sérias orientações e, muitas vezes, treinamentos direcionados para se prevenir de atos criminosos, principalmente caso esta eventualidade venha a ocorrer. É justamente neste momento de situações consideradas emergenciais que se dá a importância de um bom preparo para saber como ter a atitude correta.
É necessário ter uma consciência preventiva para que os prejuízos sejam apenas materiais. Sem sombra de dúvidas existem várias recomendações básicas inerentes ao cenário em que um grupo social está inserido, tais como um bom veículo blindado e a utilização de recursos tecnológicos alinhados a treinamentos e procedimentos bem definidos, tornando-se importantes barreiras de segurança física contra a violência urbana instalada no País.
Para alguns casos específicos, é necessária a implantação de segurança pessoal que suportem a maioria dos cenários aos quais estão expostos. Estes importantes recursos, desde que bem treinados, formam círculo de proteção contra criminosos. Mas, acima de tudo, deve haver a conscientização das pessoas em relação à dinâmica dos crimes relevantes na sociedade atual, principalmente quando falamos da violência urbana, que não tem gênero, distinção de regionalidade, classe social e muitas vezes nenhum planejamento prévio.
Estes são eventos os quais chamamos de “janela da oportunidade”, que chamam a atenção em virtude do risco à vida quando a vítima não está preparada. Os treinamentos ou a conscientização sobre o tema, por mínimo que seja, pode dar as ferramentas necessárias para evitar entrar numa situação de perigo e, caso não haja alternativa, conseguir sair dela sem colocar sua vida em risco.
*Ricardo Gonçalves é gerente de segurança pessoal e condominial na ICTS Security, empresa de origem israelense que atua com consultoria e gerenciamento de operações em segurança.
Sobre a ICTS Security