O engajamento geral do Instagram aumentou e o do Facebook diminuiu na pandemia, aponta pesquisa

Os dados apresentados pela maior plataforma de gerenciamento de mídias sociais do Brasil também revelam que o setor de Finanças foi o que teve melhor performance no Instagram no final do ano passado.

Mídias sociais 1

Desde o início da pandemia e o consequente movimento de aceleração da transformação digital, com a entrada de novos negócios nas mídias sociais, o Instagram tem se tornado cada vez mais o centro das ações. O canal continua com Taxas de Engajamentos superiores às do Facebook, sendo a média dessa rede cerca de quatro vezes maior.

Mídias sociais 2

Esse é um dos principais resultados da pesquisa Engajamento Facebook e Instagram 2021, realizada pela mLabs, a maior plataforma de gerenciamento de mídias sociais do Brasil. Essa é a primeira pesquisa no mercado brasileiro que traz o engajamento real e não o público, ao mostrar a Taxa de Engajamento por meio do alcance e impressões dos posts, e não pelo número de seguidores.

Taxa de Engajamento 1

De acordo com a pesquisa, o Feed do Instagram apresentou uma Taxa de Engajamento de 9,30% no último trimestre de 2020, 7,29% maior do que no primeiro trimestre do mesmo ano. Em contrapartida, o Facebook apresentou uma queda de 7,69%, quando comparado o último trimestre de 2020 ao primeiro. Para a análise de engajamento, são considerados curtidas, compartilhamentos, comentários, cliques, reactions (Facebook) e interações nos recursos do Instagram Stories.

Taxa de Engajamento 2

Os dados revelaram também que, no período analisado, o Feed do Instagram engajou mais do que o formato Stories. A média da Taxa de Engajamento do Feed foi 36% maior, o que reforça a importância de empresas, profissionais da área e agências trabalharem os dois formatos na estratégia de forma integrada e complementar.

Finanças

A crise e todas as demais variáveis provocadas pela pandemia fizeram com que as pessoas se interessassem e interagissem mais com marcas do setor financeiro. Essa afirmação pode ser confirmada pelo resultado da pesquisa da mLabs, que mostrou que no Instagram, o setor de Finanças foi o que apresentou a melhor performance no final do ano passado em comparação ao primeiro trimestre de 2020, com crescimento de 35,97% na Taxa de Engajamento.

OS aniversariantes de hoje, o casal Antônio João e Dalva Terra, clicados ao lado do filhão, o cirurgião dentista Gustavo Terra (Terra Odonto)

Outros setores

Outros setores que também tiveram incremento na Taxa de Engajamento no Instagram foram Saúde/Higiene e Celebridade/Figura Pública, com crescimento de 31,84% e 20,94%, respectivamente. As últimas posições são ocupadas pelos segmentos de Esporte, Automotivo / Alimentos e Eletrônicos. Esses setores foram os que pior performaram na comparação entre o último e o primeiro trimestre do ano passado no canal, apresentando queda de 14,70%, 10,79% e 10,21% respectivamente.

Bebidas

Já no Facebook, quem apresentou melhor performance foi o segmento de Bebidas, que teve um crescimento de 86,73% na Taxa de Engajamento no final do ano de 2020 em comparação com o primeiro trimestre do mesmo ano. Outros que tiveram boa performance no canal foram os de Celebridades/Figura Pública e Esportes, com crescimento de 11,37% e 0,61%, respectivamente.

No Facebook

As últimas colocações no ranking de engajamentos no Facebook são ocupadas por Eletrônicos, Moda / Luxo / Beleza e Alimentos. Esses segmentos foram os que pior performaram na comparação entre o último e o primeiro trimestre de 2020 no canal, apresentando queda de 42,31%, 41,44% e 41,31% respectivamente.

A pesquisa

Para a realização da pesquisa, que teve como objetivo contribuir para o entendimento do comportamento dessas mídias pelos profissionais da área e pela comunidade empreendedora, foram coletados dados de perfis comerciais, que possuem até 500 mil seguidores, entre janeiro e dezembro de 2020, e também analisadas mais de 720 milhões de publicações agendadas pela mLabs. A pesquisa completa está disponível no site da plataforma, por meio do link http://bit.ly/relatorioengajamento2021

Faustão

Após muita especulação de onde Faustão, Fausto Silva, vai trabalhar, a Band confirmou por meio de comunicado que o apresentador deve voltar a fazer parte da equipe em janeiro.

“Em relação às notícias publicadas hoje que anunciam o retorno de Fausto Silva à Band em janeiro, a emissora informa que, uma vez confirmado, trata-se de um sonho antigo do Grupo Bandeirantes, que sempre admirou seu caráter ético, seu talento e seu jeito de inovar e fabricar sucesso.

Foto: Reprodução/Instagram

Aqui na Band, Fausto Silva sempre foi muito querido e durante os seus anos de Globo, nunca perdeu a amizade de 40 anos com os irmãos João e Ricardo Saad. Quando saiu da Band, só deixou muitos amigos e grandes lembranças. Certamente deixa também na Globo com a história marcante e vitoriosa que por lá construiu em 33 anos.

Uma vez tudo confirmado na semana que vem, seu retorno à emissora será motivo de enorme alegria entre todos e reforça a estratégia da Band, que completa no ano que vem seus 55 anos de TV e 85 anos da Rádio Bandeirantes.” em comunicado.

Em suas redes sociais, a emissora publicou apenas o inicio do comunicado, deixando os usuários confusos.  (Fonte Correio Brasiliense)

Simone Fraide comemorando hoje mais um aniversário. Happy birthday!

… Bom dia! “Feliz ou não, a lei da vida é seguir em frente com a cabeça erguida” (Chico Xavier)

Trocam de idade hoje: Dalva Terra, Márcia Regina Rezende, Solange Espíndola, Rosana Lobo, Simone Fraide, Graziela Alencar, Jociane Loureiro, Suely Otsubo e Vanessa Ayoub Assunção. Happy birthday!

… Celebrando o lançamento do novo Discovery 2021 no mercado brasileiro, a Land Rover inicia sua nova campanha publicitária para o modelo. Criada com a assinatura “Discovery 2021: Redescubra o seu mundo. E com toda a família.”, a ação vai apresentar em detalhes as principais tecnologias do novo SUV premium de sete lugares mais versátil, que está entre os SUVs grandes mais vendidos do Brasil.

... A L’Occitane au Brésil, marca franco-brasileira do Grupo L’OCCITANE, reúne um time de embaixadoras para compartilhar sua essência de histórias verdadeiras e novidades em produtos de alta qualidade.

… Grazi Massafera, Isabeli Fontana, Raissa Santana e Ivi Mesquita serão responsáveis por aproximar ainda mais a marca de consumidores queridos enquanto dividem suas próprias experiências, compartilhando histórias da trajetória para a fama, assim como o caminho de cuidado que existe em cada uma das linhas de L’Occitane au Brésil.

As doutoras Izabella Pena, do Instituto Whitehead de Pesquisa Biomédica/MIT, e Clarissa Fontes, da Universidade de Minnesota, foram as grandes vencedoras do Prêmio ScientistA. A cerimônia de entrega da premiação foi realizada no mês de abril, de forma remota, e contou com a participação de 30 finalistas e 150 convidados, com uma audiência de 3.000 visualizadores no Facebook. Confira mais informações sobre os vencedores do Prêmio ScientistA, no site: http://dimensionssciences.org/news-%26-stories/f/scientista-award-recognizes-latina-women-in-science .