O Honda HR-V chegou. E agora, EcoSport?

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Quando nasce uma bebê, a primeira coisa que a família e os amigos fazem é procurar semelhanças com os pais e os irmãos.

Foi isso que aconteceu com o primeiro contato com o Honda HR-V, o utilitário esportivo compacto da marca japonesa que irá meter a colher na briga de Ford EcoSport e Renault Duster.

Por fora, tem uma identidade própria. Seu desenho, com um jeito de coupé, deixa o HR-V mais esportivo. De fato, ele é bonito.

Por dentro, surpreende. Se você espera o acabamento simples que era tradicional nas marcas japonesas, o HR-V fugiu da regra e mostrou um cuidado muito além dos irmãos Civic e Fit, por exemplo. Console central alto deixa uma sensação de privacidade entre o motorista e passageiro. Agrada a mistura de revestimento em couro ecológico com costura aparente e plásticos suaves ao toque.

Bonito. Mas, anda?/ Depois de quase duas horas de vôo entre São Paulo e Brasília, onde foi feito o lançamento do HR-V, a coisa que qualquer pessoa mais quer é conforto. Quem projeta os bancos e o espaço interno dos aviões deveria passar por um estágio com projetistas de automóveis e aprender um pouco. Entrar o SUV da Honda foi um alívio, com o espaço para as pernas. Ali, lembramos que a sua plataforma é a mesma do Fit, com o tanque de conbustível embaixo dos bancos dianteiros (normalmente, o tanque fica abaixo dos bancos traseiros). Estar em qualquer um dos cinco lugares é confortável, até para o do meio, já que o modelo não tem aquele túnel central, coisa que a Honda adota deste gerações anteriores do Civic.salaosp-barata-honda-6

Ao volante, mais uma sensação de “já passei por isso”. O motor é o 1.8 do, adivinhem, Civic. Só que, ao invés do câmbio automático de cinco marchas, um automático do tipo CVT com sete marchas, que está no City. Ele é uma mistura de tudo que há de melhor nos modelos da marca, com boas e bem vindas novidades.

O teste foi apenas com as versões automáticas do HR-V, que custam a partir de R$ 75,4 mil sendo que o preço de R$ 69,9 mil é para a versão com o câmbio manual de seis marchas. Se considerar a posição de dirigir e os engates dos câmbios manuais da Honda, deve ser um carro divertido de dirigir. A pena é que apenas 1%, dos 50 mil HR-V que a Honda pretende fabricar este ano terão este tipo de transmissão. Eu compraria.

Confortável, espaçoso, bem equipado e . O HR-V é o modelo que surpreendeu e há quem diga que vai forçar grandes mudanças no veterano, Ford EcoSport. Este carro mundial da marca japonesa vai fazer uma bela bagunça nas lojas e nos números de vendas. Se você considera ter um SUV compacto, espere até o próximo dia 20, sexta-feira agora, e conheça o Honda HR-V.

PREÇO INICIAL:  R$ 69.900

MOTOR: flex, 4 cilindros, 1.8, 16 válvulas.  Potência de 140 cv (a 6.500 rpm) e torque de 17,4 kgfm (a 5.000 rpm)

TRANSMISSÃO: manual de 6 marchas ou automática de 7 marchas. Tração dianteira

DIMENSÕES: 4,29 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de distância entre-eixos

PESO: 1.271 kg

PORTA-MALAS: 437 litros

TANQUE: 51 litros

PONTOS FORTES:

Espaço interno e posição de dirigir de sedã médio

Acabamento interno nem parece de japonês.

PODE MELHORAR:

Ao menos, sensor de ré em todas as versões.

Versão manual equipada com calotas plásticas