O aplicativo de fotos Instagram, anunciou nesta quarta-feira (11) uma mudança radical na identidade visual do serviço. De uma só vez, ele alterou o ícone que tanto caracterizava o aplicativo, além de confirmar mudanças na interface do usuário. Atualizações disponíveis nos apps mobile já apresentam todas as modificações e a versão web da rede social também mudou.
Segundo a empresa, a cara nova da marca foi inspirada pelos próprios usuários — o app passou de um simples lugar de compartilhamento de fotos para uma comunidade diversificada e cheia de diferentes expressões. Assim, o objetivo da alteração era manter o mesmo espírito original do serviço, mas deixar claro que o Instagram está de braços abertos para o futuro.
A nova logo traz a paleta de cores do arco-íris presente nos ícones anteriores, mas agora elas fazem parte de um gradiente no fundo da imagem. A câmera não tem mais aquele aspecto antigo, mas ainda se parece com uma máquina fotográfica o suficiente para ajudar na identificação do app.
O vídeo acima explica exatamente como foi o processo de teste e criação da nova identidade visual, com todas as experimentações e tentativas. Eles optaram por um ícone “flat” e removeram aspectos datados para combinar reconhecimento — afinal, o usuário ainda precisa identificar que aquele é o Instagram logo de cara — com versatilidade.
A nova interface
O Instagram também iniciou oficialmente a utilização da nova interface, que já está em fase de teste e disponível para vários usuários. O visual colorido e carregado deu lugar a ícones, botões e menus em preto e branco, deixando a tela mais limpa e fazendo com que o verdadeiro “brilho” esteja nas cores de fotos e vídeos postados.