O Tartufo Bianco de Alba
A pequena cidade de Alba è com certeza uma daqueles lugares que você conhece e sente vontade de retornar. Situada nas colinas chamadas “delle Langhe” na região italiana do Piemonte, considerado um centro histórico importante na zona que oferece muito para os turistas em busca de historia eno-gastronomia e tradições. E’ nesta cidade piemontesa que no mês de outubro e novembro acontece a Fiera del Tartufo, um evento que envolve toda a cidade e seus habitantes. O “tartufo”, em português trufa è o protagonista do evento e da gastronomia de Alba, um precioso fruto da terra que todos os anos è esperado e procurado por aqueles que visitam a região.
O Tartufo é um fungo subterrâneo, ou seja que cresce e vive “sotto terra” como diz o italiano. Ele tem forma de tubérculo e vive em simbiose com as raízes de algumas plantas. E’ composto principalmente de água, fibras e minerais, substâncias orgânicas absorvidas da planta. A forma, a cor e o tipo depende fortemente das características do solo onde cresce: solo macio irá incentivar o crescimento de um tartufo esférico, enquanto solo duro, pedregoso e com muitas raízes, incentivará uma forma irregular. O sabor e o aroma do tartufo depende também deste fator. O famoso tartufo bianco di Alba com a sua “casca” amarela è o mais procurado e apreciado, razão que merece uma fiera anual para celebrar e vender o produto. É um fungo absolutamente espontâneo: até hoje não existem técnicas de cultivo e por isso o valor do tartufo de Alba pode chagar a preços muitos elevados, dependendo da quantidade disponíveis a cada ano.
A Fiera Internazionale del Tartufo são quase dois meses de festas e eventos nas praças e ruas para celebrar o Tartufo bianco d’Alba. Este ano em sua 86° edição, de 8 outubro a 27 novembro, o encontro para os “gourmand” mais refinados è em Alba, com showcooking de famosos chef estrelados, winetasting e analise sensoriais do tartufo.
Uma experiencia que a cidade neste período oferece e a caca ao tartufo. O programa acontece nos bosques locais aos arredores da cidade de Alba onde são usados cães adestrados. Não existe uma raca especifica, segundo os espertos bastam que os cães tenham habilidades e destreza para sentir o cheiro e localizar as preciosas trufas. O tour geralmente dura cerca de 2h ou um pouco mais ,você poderá, apos esta experiencia, degustar esta iguaria. Nos do Italia em Português podemos organizar para vocês!
Todos os restaurantes de Alba e arredores neste período oferecem pratos típicos com base de tartufo bianco. Não deixa de experimentar os tagliolini al tartufo, uma massa feita em casa, ou simplesmente um ovo com trufas, que os italianos falam “è la morte sua!”, ou seja tudo de bom. Claro que não faltam restaurantes estrelados com pratos elaborados e sabores diferentes. E como não falar que a região è famosa também pelos super vinhos selecionados Barolo e Barbaresco? Imagina um prato di tagliolini al tartufo, um calice de Barolo com vista para as colinas delle Langhe……. Estamos te esperando, contate-nos!
Link da postagem: http://www.italiaemportugues.com/2016/10/14/o-tartufo-bianco-de-alba/