Início Coluna Diária Open Banking entra em fase de implementação

Open Banking entra em fase de implementação

Anunciado no fim do ano passado como mais um projeto de descentralização dos serviços bancários no país, o Open Banking começou sua fase de implementação em fevereiro de 2021, com a expectativa de estar em funcionamento para os clientes até julho deste ano. A iniciativa, ao lado do PIX, integra o esforço do Banco Central em oferecer mais transparência e serviços com menos custos aos clientes.

Open Banking

Open Banking é um conjunto de regras e tecnologias que permite o compartilhamento de dados entre instituições financeiras por meio da integração de seus sistemas. Na prática, o cliente será dono de seus dados financeiros e poderá escolher com qual empresa ele vai compartilhar essas informações, incentivando o equilíbrio entre participantes do sistema financeiro.

Segundo Marcelo Godke, advogado especialista em Direito Empresarial e Societário, professor do Insper e da FAAP e sócio do escritório Godke Advogados, o Brasil possui um mercado bancário extremamente concentrado, com quatro ou cinco instituições financeiras que dominam quase 90% dos ativos bancários e a ideia do Open Banking é reduzir a concentração nesse mercado, que favorece a prática de maiores taxas de juros, cobradas dos tomadores de empréstimos.

Histórico de crédito

“Quando um banco desenvolve uma informação do seu cliente, o seu histórico de crédito vai sendo criado e essa informação é detida pela instituição financeira que a desenvolveu. Agora, você vai poder determinar que essas informações sejam entregues para outros bancos concorrentes, que podem oferecer taxas melhores, estimulando a competição. Resumindo, o Open Banking é isso: aumentar o acesso das informações do usuário, com autorização prévia, para outras instituições, que podem oferecer crédito em melhores condições”, explica Godke.

Competição no sistema financeiro

O especialista avalia que tanto o PIX como o Open Banking são medidas extremamente positivas para estimular a competição no sistema financeiro. “O Banco Central está atento a essa concentração extrema no mercado bancário. Os objetivos com essas ações são que os bancos passem a oferecer crédito mais barato e condições melhores para os clientes e o custo dos serviços de transferência de dinheiro também sejam menores. No futuro, o PIX vai substituir os cartões de débito e de crédito”.

Fintechs

As medidas de descentralização do ramo bancário adotadas pelo Banco Central vão permitir que as Fintechs entrem no mercado para concessão de crédito. Mas, segundo o especialista, as mudanças não serão tão rápidas. “Os bancos têm muito poder, podem comprar os concorrentes e as fintechs sempre começam de maneira muito incipiente, por isso não será uma tarefa fácil concorrer com os grandes “, pontua.

Marcelo Godke, advogado especialista em Direito Empresarial e Societário

Doação

A Vivara se uniu ao Transforma Brasil, movimento de voluntariado que lidera a campanha S.O.S Manaus, e está disponibilizando um montante equivalente a 250 cilindros de 10 litros de oxigênio para a população da capital amazonense, para distribuição às pessoas que precisam do insumo para tratamento da Covid-19.

A doação envolve 40 ONGs locais que identificam e entregam o oxigênio para atendimento à demanda crescente na região, conforme a necessidade dos pacientes, em um momento crítico da segunda onda da pandemia que afeta gravemente a rede hospitalar do Amazonas.

Em Fortaleza

… Acompanhada da filha Maria Flor e do maridão Hugo Moura, a atriz Deborah Secco aproveitou as férias para se hospedar no Acqua Beach Park Resort e curtir – com toda segurança – as atrações do melhor parque aquático da América Latina (TripAdvisor 2020), localizado a apenas 20 minutos de Fortaleza/CE.

… “Estou muito feliz em voltar ao Ceará e ao Beach Park, mas com certeza a Maria Flor está mais contente ainda. Nas férias, eu sou só dela. É meu grude até debaixo d’água”, brinca a atriz, que está tendo um merecido descanso desde o fim das gravações da novela “Salve-se Quem Puder” (Rede Globo, 2020), encerradas no fim do ano passado.

… Na nova temporada, sua personagem, Alexia, unida às outras mocinhas Kyra (Vitória Strada) e Luana (Juliana Paiva) vão enfrentar a vilã Dominique, interpretada por Guilhermina Guinle.

A atriz Deborah Secco acompanhada da filha Maria Flor e do maridão Hugo Moura, estiveram hospedados no Acqua Beach Park Resort

Vitrine exclusiva

A Aramis inaugurou nesta segunda-feira, 01 de fevereiro, uma vitrine exclusiva no piso Vilaboim do Shopping Higienópolis, em São Paulo. Quem passar por lá poderá conferir de perto as últimas novidades da coleção e ainda ganhar um brinde pra lá de especial.
A vitrine terá um QR code que irá gerar um código de 15% de desconto para ser utilizado na loja do shopping ou no site na compra de qualquer produto da marca. A atração, que já é sucesso no espaço, promete despertar a curiosidade do público e atrair novos clientes. A ação será válida até o dia 27 de março.

… Bom dia! “Feche algumas portas, Não por orgulho ou arrogância, mas porque já não levam a lugar nenhum.”  (Paulo Coelho)

… Trocam de idade hoje: Luciane Orsi Abdul Ahad,  Káthia Valéria Jazbik , Vlad Santarosa,  Dirceu Peters, Sandra Mendonça,  Hellen Comparin, José de Azevedo, Paulo Henrique Santos Luciane Teixeira, Tatiane Queiróz. Happy birthday!

Querida que só, Luciene Orsi Abdul- Ahad comemora hoje mais um aniversário. Happy birthday!

… A Raízs , plataforma que conecta consumidores interessados em alimentos orgânicos aos pequenos produtores de todo o Brasil, acaba de lançar o livro Raízs Todo Dia, repleto de receitas orgânicas.

… Com venda disponível pelo site, o livro traz 31 opções doces e salgadas, oferecendo uma nova receita para cada dia do mês, entre elas, Cenouras coloridas assadas com molho pesto, Carpaccio de beterraba amarela com queijo de cabra e o Bolo de banana com cacau.

… Fáceis de serem incorporadoras no dia a dia, as receitas trazem ingredientes não tão comuns à mesa, como ora-pro-nobis e cacau, por exemplo. Buscando ampliar o repertório alimentar das famílias, além de criar vínculos por meio da comida e despertar hábitos mais saudáveis.

… Colaborativo e voluntário, o livro contou com apoio das chefs Izabela Dolabela e Camila Rossignolo na elaboração das receitas, das ilustradoras Bruna Romero e Lela Brandão nas ilustrações e da poeta Marina Vergueiro nos poemas.

Crédito Pedro Soares

… Toda a verba arrecadada com o projeto será revertida para o Fundo do Pequeno Produtor. A ideia do fundo é ajudar esse produtor, gerando um sentimento coletivo e de inserção nas tomadas de decisão do que farão com o dinheiro disponível, é ele quem decide como investir – seja para comprar insumos, equipamento para apoiar as rotinas do campo ou até mesmo disponibilizá-lo a um colega produtor que precise. O valor do Livro é RS 35,00

… A plataforma aceita todas as bandeiras de cartão de crédito e as compras podem ser feitas pelo site https://www.raizs.com.br/.