Anunciado no fim do ano passado como mais um projeto de descentralização dos serviços bancários no país, o Open Banking começou sua fase de implementação em fevereiro de 2021, com a expectativa de estar em funcionamento para os clientes até julho deste ano. A iniciativa, ao lado do PIX, integra o esforço do Banco Central em oferecer mais transparência e serviços com menos custos aos clientes.
Open Banking
Open Banking é um conjunto de regras e tecnologias que permite o compartilhamento de dados entre instituições financeiras por meio da integração de seus sistemas. Na prática, o cliente será dono de seus dados financeiros e poderá escolher com qual empresa ele vai compartilhar essas informações, incentivando o equilíbrio entre participantes do sistema financeiro.
Segundo Marcelo Godke, advogado especialista em Direito Empresarial e Societário, professor do Insper e da FAAP e sócio do escritório Godke Advogados, o Brasil possui um mercado bancário extremamente concentrado, com quatro ou cinco instituições financeiras que dominam quase 90% dos ativos bancários e a ideia do Open Banking é reduzir a concentração nesse mercado, que favorece a prática de maiores taxas de juros, cobradas dos tomadores de empréstimos.
Histórico de crédito
“Quando um banco desenvolve uma informação do seu cliente, o seu histórico de crédito vai sendo criado e essa informação é detida pela instituição financeira que a desenvolveu. Agora, você vai poder determinar que essas informações sejam entregues para outros bancos concorrentes, que podem oferecer taxas melhores, estimulando a competição. Resumindo, o Open Banking é isso: aumentar o acesso das informações do usuário, com autorização prévia, para outras instituições, que podem oferecer crédito em melhores condições”, explica Godke.
Competição no sistema financeiro
O especialista avalia que tanto o PIX como o Open Banking são medidas extremamente positivas para estimular a competição no sistema financeiro. “O Banco Central está atento a essa concentração extrema no mercado bancário. Os objetivos com essas ações são que os bancos passem a oferecer crédito mais barato e condições melhores para os clientes e o custo dos serviços de transferência de dinheiro também sejam menores. No futuro, o PIX vai substituir os cartões de débito e de crédito”.
Fintechs
As medidas de descentralização do ramo bancário adotadas pelo Banco Central vão permitir que as Fintechs entrem no mercado para concessão de crédito. Mas, segundo o especialista, as mudanças não serão tão rápidas. “Os bancos têm muito poder, podem comprar os concorrentes e as fintechs sempre começam de maneira muito incipiente, por isso não será uma tarefa fácil concorrer com os grandes “, pontua.
Doação
A Vivara se uniu ao Transforma Brasil, movimento de voluntariado que lidera a campanha S.O.S Manaus, e está disponibilizando um montante equivalente a 250 cilindros de 10 litros de oxigênio para a população da capital amazonense, para distribuição às pessoas que precisam do insumo para tratamento da Covid-19.
A doação envolve 40 ONGs locais que identificam e entregam o oxigênio para atendimento à demanda crescente na região, conforme a necessidade dos pacientes, em um momento crítico da segunda onda da pandemia que afeta gravemente a rede hospitalar do Amazonas.
Em Fortaleza
… Acompanhada da filha Maria Flor e do maridão Hugo Moura, a atriz Deborah Secco aproveitou as férias para se hospedar no Acqua Beach Park Resort e curtir – com toda segurança – as atrações do melhor parque aquático da América Latina (TripAdvisor 2020), localizado a apenas 20 minutos de Fortaleza/CE.
… “Estou muito feliz em voltar ao Ceará e ao Beach Park, mas com certeza a Maria Flor está mais contente ainda. Nas férias, eu sou só dela. É meu grude até debaixo d’água”, brinca a atriz, que está tendo um merecido descanso desde o fim das gravações da novela “Salve-se Quem Puder” (Rede Globo, 2020), encerradas no fim do ano passado.
… Na nova temporada, sua personagem, Alexia, unida às outras mocinhas Kyra (Vitória Strada) e Luana (Juliana Paiva) vão enfrentar a vilã Dominique, interpretada por Guilhermina Guinle.
Vitrine exclusiva
A Aramis inaugurou nesta segunda-feira, 01 de fevereiro, uma vitrine exclusiva no piso Vilaboim do Shopping Higienópolis, em São Paulo. Quem passar por lá poderá conferir de perto as últimas novidades da coleção e ainda ganhar um brinde pra lá de especial.
A vitrine terá um QR code que irá gerar um código de 15% de desconto para ser utilizado na loja do shopping ou no site na compra de qualquer produto da marca. A atração, que já é sucesso no espaço, promete despertar a curiosidade do público e atrair novos clientes. A ação será válida até o dia 27 de março.
… Bom dia! “Feche algumas portas, Não por orgulho ou arrogância, mas porque já não levam a lugar nenhum.” (Paulo Coelho)
… Trocam de idade hoje: Luciane Orsi Abdul Ahad, Káthia Valéria Jazbik , Vlad Santarosa, Dirceu Peters, Sandra Mendonça, Hellen Comparin, José de Azevedo, Paulo Henrique Santos Luciane Teixeira, Tatiane Queiróz. Happy birthday!
… A Raízs , plataforma que conecta consumidores interessados em alimentos orgânicos aos pequenos produtores de todo o Brasil, acaba de lançar o livro Raízs Todo Dia, repleto de receitas orgânicas.
… Com venda disponível pelo site, o livro traz 31 opções doces e salgadas, oferecendo uma nova receita para cada dia do mês, entre elas, Cenouras coloridas assadas com molho pesto, Carpaccio de beterraba amarela com queijo de cabra e o Bolo de banana com cacau.
… Fáceis de serem incorporadoras no dia a dia, as receitas trazem ingredientes não tão comuns à mesa, como ora-pro-nobis e cacau, por exemplo. Buscando ampliar o repertório alimentar das famílias, além de criar vínculos por meio da comida e despertar hábitos mais saudáveis.
… Colaborativo e voluntário, o livro contou com apoio das chefs Izabela Dolabela e Camila Rossignolo na elaboração das receitas, das ilustradoras Bruna Romero e Lela Brandão nas ilustrações e da poeta Marina Vergueiro nos poemas.
… Toda a verba arrecadada com o projeto será revertida para o Fundo do Pequeno Produtor. A ideia do fundo é ajudar esse produtor, gerando um sentimento coletivo e de inserção nas tomadas de decisão do que farão com o dinheiro disponível, é ele quem decide como investir – seja para comprar insumos, equipamento para apoiar as rotinas do campo ou até mesmo disponibilizá-lo a um colega produtor que precise. O valor do Livro é RS 35,00
… A plataforma aceita todas as bandeiras de cartão de crédito e as compras podem ser feitas pelo site https://www.raizs.com.br/.