A Noruega é um país repleto de atividades para turistas durante todo o ano. Os dez destinos mais populares incluem atrações para todos: da agitação urbana de Oslo à diversidade ártica de Svalbard. Escolha os seus favoritos e lembre-se de que mesmo a baixa temporada pode ter seus pontos altos.
OSLO
Uma capital situada em meio à natureza, Olso foi escolhida a Capital Verde da Europa de 2019 e considerada o Melhor Destino de 2018 pela Lonely Planet. Muitas coisas agitam a cidade, como uma série de restaurantes excelentes – entre eles o restaurante com três estrelas Michelin mais setentrional do mundo. Oslo também é lar de alguns dos baristas e produtores de café mais premiados do planeta.
Esta capital singular, boa para viagens com crianças e com uma diversidade incrível de atrações musicais para adultos, valoriza sobretudo a natureza, a arquitetura moderna, a arte, os ciclistas e pedestres. Aqui é possível caminhar até no telhado da Ópera.
Quando o assunto envolve compras, a capital da Noruega oferece muitas opções para a alegria dos consumidores. O comércio reúne artigos que seguem as últimas tendências internacionais, bem como produtos marcados pela modernidade do design norueguês e artesanato local. As principais áreas comerciais em Oslo encontram-se no centro da cidade e nas proximidades da rua Karl Johans, Bogstadveien e Hegdehaugsveien em Majorstuen, Frogner com Bygdøy Allé e Grünerløkka.
Na primavera, verão e outono, a cidade é bem adaptada para caminhadas e ciclismo. Os parques atraem multidões, assim que sol começa a brilhar no céu. O fiorde Oslofjord oferece excelentes oportunidades para um mergulho, passeios e travessias entre as ilhas. As florestas que cercam a cidade são áreas populares para caminhadas e ciclismo entre a população local.
Combine a agitação e a vida noturna da capital com aventuras de esqui e abundância de ar puro no coração das florestas. Os parques da cidade se convertem em paraísos brancos onde crianças brincam na neve e deslizam pelas pistas e tobogãs. Não se surpreenda ao encontrar pessoas equipadas com esquis bem no centro da cidade.
BERGEN
Bergen é a segunda maior cidade da Noruega e encontra-se acolhida pelos contornos das montanhas, com vista para o mar, abraçando o visitante. Você poderá caminhar e testemunhar a história viva nesta cidade moderna antes de explorar a beleza selvagem e encantadora dos fiordes.
Os frutos do mar frescos e as outras iguarias locais são comparáveis às obras de arte dos animados museus e galerias da cidade. Além disso, as ruas da capital dos fiordes são repletas de casas de madeira, saídas direto de conto de fadas, e ainda têm as características sete montanhas como pano de fundo.
Para completar, o porto hanseático medieval de Bryggen, com suas sessenta construções históricas, muitas com fundações que datam do século 12, foi considerado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco e merece uma visita.
Além das muitas opções de museus, galerias de arte, eventos culturais e atrações gastronômicas, a cidade reúne qualidades cênicas únicas. O mar e as montanhas contribuem para tornar Bergen um lugar animado e vibrante.
Bergen é conhecida pelas famosas sete montanhas que circundam a área central da cidade, pelo Cais Hanseático, o mercado de peixes e um dos maiores eventos culturais do país, o Festival Internacional de Bergen, que acontece todos os anos na cidade.
TROMSO
Tromsø é a maior cidade do norte da Noruega. No entanto, as íngremes montanhas e os profundos fiordes que a cercam são tão próximos do centro que é possível admirá-los da rua principal.
As poucas ruas principais da cidade conseguem criar uma atmosfera internacional muito urbana, no estilo polar. Esta localidade da península de Tromshalvøya merece o apelido de “capital do Ártico” e tem uma enorme variedade de atrações, que vão do Polaria Centre, o museu sobre o Polo Ártico, e da Mack, a cervejaria local criada em em 1877, à observação de baleias, do sol da meia-noite e da aurora boreal.
Possui muitas bandas de rock e o Blå Rock é o templo desses roqueiros desde 1991. Os proprietários do local se orgulham da decoração e da exposição permanente de relíquias originais, como retratos assinados por estrelas como Elvis Presley e Frank Zappa.
Aproveite para conhecer a comida de Tromsø neste local em que o slogan é Raízes locais e ambiente internacional. O Bardus é um dos melhores bistrôs da cidade e também conta com um bar. Experimente o drink Tromsø Mix, que combina cerveja com tequila, laranja e canela.
Além disso, mergulhe numa experiência de bem-estar e tranquilidade. O Vulkana é um navio de pequeno porte convertido em spa, situado no centro do porto da cidade de Tromsø e considerado o melhor centro de relaxamento dos países nórdicos pela revista de bordo da Finnair.
ILHAS LOFOTEN
O arquipélago de Lofoten está localizado nas turbulentas águas do Mar da Noruega, bem acima do Círculo Ártico. Este raro paraíso natural é cercado por visuais impactantes, com montanhas majestosas, fiordes profundos, colônias de pássaros e longas praias, perfeitas para o surfe.
Prove de tudo: desde pratos locais com frutos do mar e carneiro a praias de areia branca e o Museu Viking Lofotr. Além disso, é muito fácil viajar das ilhas para o continente, para Helgeland e para as Ilhas Vega, declaradas patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.
Lofoten apresenta uma forte conexão com o passado histórico dos Vikings e no Museu Viking de Lofoten você poderá conhecer a vida real nos tempos da Era Viking. Em Borg, arqueólogos revelaram a maior construção de casa longa da Era Viking encontrada na região. A casa estende-se por 83 metros e foi reconstruída como um museu-vivo.
O arquipélago de Lofoten é conhecido pelas excelentes condições para a pesca e atrações naturais espetaculares como as auroras boreais e o sol da meia noite, bem como pelos pequenos vilarejos que não aparecem nos roteiros turísticos convencionais. Passeie de caiaque pelas ilhas, pesque o maior peixe de sua vida e observe o magnífico voo das águias marinhas.
Se você busca experiências naturais inesquecíveis, você não irá se decepcionar com Lofoten. A diversidade de paisagens na região proporciona condições ideais para caminhadas de montanha, esqui, pesca, rafting marítimo e mergulho. Lofoten destaca-se como um dos melhores destinos para surfistas na Noruega e é um dos picos de surfe com localização mais setentrional do mundo.
FLAM
Nas margens mais isoladas do fiorde Aurlandsfjord, cercado por montanhas escarpadas, poderosas cachoeiras e vales estreitos, você encontra o pequeno vilarejo de Flåm. Excelentes condições de transporte viabilizam o acesso a Flåm de trem, balsa, ônibus ou automóvel e, nos meses de primavera e verão, você encontra enormes navios de cruzeiro deslizando pelo Sognefjord rumo ao porto de Flåm. Do local, uma caminhada curta permite o acesso a vários hotéis, hostels e áreas de camping.
A partir de Flåm você encontra várias possibilidades para caminhadas nas montanhas da região bem como para explorar o Aurlandsfjord e o Nærøyfjord. O fiorde Nærøyfjord, que integra a restrita lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO, é o fiorde mais estreito do mundo, com apenas 250 metros em sua passagem mais apertada com montanhas projetando-se sobre suas águas tranquilas.
O mirante de Stegastein, que oferece um visual panorâmico do Aurlandsfjord, é uma atração por si só. A plataforma, suspensa a 30 metros no paredão da montanha ganhou destaque além das fronteiras da Noruega e ganhou reconhecimento pela arquitetura inovadora.
São muitas as opções de restaurantes que servem comida tradicional da região, como por exemplo presunto curado, carne de caça, carne de carneiro, salmão, queijo de cabra, frutas e amoras. A cervejaria local, Ægir, é uma das mais cervejarias artesanais de maior sucesso na Noruega.
A REGIÃO DE STAVANGER
A Região de Stavanger destaca-se pelas muitas atrações cênicas, entre elas o fiorde Lysefjord, a praia de Sola beach e o mundialmente famoso Preikestolen (“a Rocha do Púlpito”). Preikestolen está localizado a 604 metros acima do nível do mar, sendo a atração mais visitada no condado de Rogaland. A publicação Lonely Planet reconheceu a atração como o melhor visual panorâmico do mundo.
Stavanger é uma cidade universitária e abriga muitas instituições de ensino superior e pesquisa. Esta qualidade reflete-se na animada atmosfera urbana da cidade e na grande variedade de oportunidades para compra e experiências gastronômicas. Em 2008, a Região de Stavanger e Sandnes foi reconhecida como a Capital Europeia da Cultura, confirmando sua variedade de eventos e atividades culturais. O Festival Gastronômico de Gladmat, que normalmente acontece no final de julho, é um grande acontecimento na região, atraindo cerca de 250.000 visitantes todos os anos.
Hoje, Stavanger e Sandnes são as capitais europeias do petróleo e da energia e a maior parte da renda da população das duas cidades vem de atividades relacionadas ao setor petrolífero. Além disso, a indústria atrai visitantes de várias nacionalidades à região, tornando-a um destino extremamente internacional. Atualmente, existem várias opções para chegar e mover-se em Stavanger.
O centro da cidade de Stavanger é bem compacto, o que torna fácil o acesso à maioria das atrações a pé. O centro histórico de Stavanger reúne um dos casarios de madeira mais bem preservados da Europa, consistindo de mais de 170 casas de madeiras brancas. Em sua caminhada você poderá conhecer alguns dos muitos museus da cidade, como o Museu Norueguês do Petróleo, O Museu de Belas Artes de Stavanger e o Museu Norueguês de Enlatados.
TRODHEIM
Trondheim não é uma cidade grande comparada a outras da Europa. No entanto, ela é a terceira maior cidade da Noruega e tem uma enorme variedade de atrações – que pode ser atribuída em parte aos mais de 30 mil estudantes da cidade, que deixam sua marca na cidade por organizarem muitos eventos e comparecerem em peso aos diversos acontecimentos culturais realizados.
A cidade tem uma série de atrações que, todo ano, ficam entre as mais visitadas da região de Trøndelag. A catedral de Nidaros, por exemplo, é impressionante. A igreja é a mais importante da Noruega e foi construída sobre o túmulo de São Olavo. A obra do prédio atual foi iniciada em 1070, mas a catedral ainda contém partes mais antigas, que datam do século XII.
Trondheim ainda abriga museus famosos que costumam receber exposições importantes, como o Museu Nacional de Artes Decorativas, o Museu de Arte de Trondheim e o Museu do Palácio do Arcebispo. Já outras instituições se concentram em temas mais próximos do cotidiano, como o Rockheim, o museu norueguês de música popular. Há muitas opções para se chegar a Trondheim e andar pela cidade.
A uma distância curta do centro da cidade, percorrida pelo bonde mais setentrional do mundo, o Gråkallbanen, fica o Bymarka. Esse famoso parque nacional é ideal para caminhar ou correr: uma rede de diversas trilhas bem demarcadas atravessa a reserva e leva a mirantes, áreas de descanso e barraquinhas de comida e bebida.
O centro aconchegante, combinado com lojas acolhedoras, faz de Trondheim uma cidade famosa pelas compras. Aqui existem muitas lojas independentes, que vendem roupas e acessórios exclusivos – especialmente na região histórica de Bakklandet, onde há lojas que fabricam as roupas que vendem ou adaptam peças antigas.
Para completar, Trondheim é uma das cidades da Noruega que mais se dedica à culinária local. Muitos estabelecimentos, como pubs, cafés e restaurantes, servem uma grande variedade de cervejas excelentes fabricadas na região, que costumam ser harmonizadas com pratos criados especialmente para acompanhá-las.
O FIORDE DE GEIRANGER
Só mesmo os muito distraídos não se impressionam com esta criação magnífica da Mãe Natureza, marcada pela harmoniosa presença humana nos pequenos povoados que ocupam os pés das montanhas e margens do fiorde.
Nos paredões das montanhas, o visual impressiona com enormes cachoeiras, que fazem um tremendo barulho. Destacam-se a famosa De syv søstrene (“as Sete Irmãs”), Friaren (“o Pretendente”) e Brudesløret (“o Véu da Noiva”). Enquanto rasgam os penhascos em grandes quedas, as cascatas levantam véus de neblina, cuja missão parece ser criar‐um espetáculo contínuo de arco-íris para a o seu deleite e encantamento.
Para os amantes da natureza, o fiorde de Geiranger (Geirangerfjord) tem muito a oferecer. Experimente a paisagem dos fiordes e cachoeiras participando de uma das muitas excursões disponíveis, saia numa caminhada de montanha ou desfrute da beleza local a partir da perspectiva de um passeio de caiaque. Outras atividades populares na região incluem a pesca, o rafting e o ciclismo.
Geiranger vai receber o certificado de Destino Sustentável, um selo dado a destinos que trabalham sistematicamente para reduzir o impacto negativo do turismo. Além de oferecer experiências agradáveis aos visitantes, Geiranger quer preservar a natureza, a cultura e o meio ambiente locais, fortalecer valores sociais e ser economicamente viável. A municipalidade e a indústria do turismo estão trabalhando juntas para garantir que o destino seja um ótimo lugar tanto para viver quanto para visitar.
A estrada da montanha Trollstigen (a língua do Troll) é uma atração “obrigatória”. Com suas curvas sinuosas contornando as encostas das montanhas, passando por cascatas, penhascos estreitos e rochedos que desafiam os nervos e fascinam é uma rota alternativa para chegar à região do Geirangerfjord. A estrada foi aberta em 1936 e é prova de uma engenharia prodigiosa e refinadas técnicas de construção, utilizando ferramentas simples da década de 1930.
As paisagens únicas da região formaram-se durante a última Era do Gelo, quando geleiras esculpiram os fiordes profundos e desenharam as altas montanhas – e não é uma coincidência que o fiorde Geirangerfjorden hoje apareça na lista dos lugares mais espetaculares do planeta.
E mais: O visual saudável dos habitantes de Geiranger não se deve apenas ao ar puro – comida local produzida com ingredientes frescos tem um papel fundamental. Restaurantes e estabelecimentos tem orgulho em conferir a essência local aos alimentos que podem ser saboreados com a visão das belíssimas paisagens a partir da sua mesa. Os pequenos produtores de comida e bebida incluem a Cervejaria Geiranger, que tem parte de suas instalações numa casa-barco e o Hellesylt Boutique & Bar com Merengues com sabor de alcaçuz em destaque no menu. Os amantes da comida do Geirangerfjord também oferecem um autêntico toque da natureza bem no seu prato.
AS ILHAS SVALBARD
O arquipélago de Svalbard encanta viajantes há muito tempo. Vida animal única, natureza ártica e velhos povoados mineradores são encontrados nas ilhas, que apresentam uma beleza silenciosa e ares de mistério tão únicos. Svalbard recebeu a certificação de Destino Sustentável, um selo dado a lugares que trabalham sistematicamente para reduzir o impacto negativo do turismo em uma região.
Além de habitadas por milhares de ursos polares, as ilhas também são o lar de quase 3.000 pessoas. Mais de 2.000 delas moram em Longyearbyen, o centro administrativo e maior povoado no arquipélago. Esta pequena e colorida comunidade costumava ser um vilarejo típico, mas hoje é um centro moderno, com vários tipos de negócios, indústrias e um número surpreendente de atrações culturais, além de concertos, shows, festivais e exposições.
Pratos típicos do Ártico são servidos na grande variedade de bares e restaurantes existente no arquipélago. O alto padrão dos estabelecimentos da região impressionam, já que muitos não esperam encontrar tamanha qualidade em uma comunidade tão pequena. Entre as atrações culinárias de Svalbard estão o restaurante japonês mais setentrional do mundo e uma cervejaria local.
“Svalbard” significa “litoral frio” e o termo foi mencionado pela primeira vez em textos islandeses no século XII. Entretanto, o arquipélago apresenta um clima relativamente ameno, comparado a outras áreas na mesma latitude. Em Longyearbyen, a temperatura média varia de -14°C no inverno a 6°C no verão. A maneira mais comum de acesso ao arquipélago é por transporte aéreo.
O FIORDE SOGNEFJORD
O fiorde de Sogn (Sognefjord) estende-se desde o litoral, ao norte de Bergen, até as imponentes montanhas do Parque Nacional de Jotunheimen e geleiras azuis do Parque Nacional Jostedalsbreen.
Em seu ponto mais profundo, o fiorde Sognefjord mergulha por mais de 1.300 metros, realçando o contraste das montanhas ao redor, que alcançam altitudes de mais de 1.700 metros. O famoso e estreito fiorde Nærøyfjorden, um dos braços do fiorde Sognefjord, tem apenas 250 metros de largura em seu ponto mais estreito. Desde 2005, o fiorde Nærøyfjorden integra a lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO e, juntamente com o Geirangerfjord, foi reconhecido pela National Geographic Society como patrimônio natural número um na região.
A região do Sognefjord vai receber o certificado de Destino Sustentável, um selo dado a destinos que trabalham sistematicamente para reduzir o impacto negativo do turismo. Além de oferecer experiências agradáveis aos visitantes, a região do Sognefjord quer preservar a natureza, a cultura e o meio ambiente locais, fortalecer valores sociais e ser economicamente viável. A municipalidade e a indústria do turismo estão trabalhando juntas para garantir que o destino seja um ótimo lugar tanto para viver quanto para visitar.
Outros braços do Sognefjord que primam pelas paisagens pitorescas são o Lusterfjord, Fjærlandsfjord e Finnafjord. Estes fiordes são conhecidos pela cor verde-esmeralda de suas águas, em razão de sua origem no degelo dos glaciares.
Outros destinos que merecem uma visitam são Lærdal, onde o visitante encanta-se com a Igreja de Madeira de Borgund e Flåm, onde a Ferrovia Flåmsbana atravessa paisagens paradisíacas do fiorde até o topo das montanhas. Existem várias opções para chegar e mover-se na Região do Sognefjord.
A região do fiorde Sognefjord destaca-se por suas fortes tradições culinárias e o bom clima, ar fresco e abundância de pastagens verdejantes, permitem que a área seja fonte de alguns dos melhores ingredientes frescos encontrados nas receitas. A área é também muito conhecida pela qualidade de suas frutas, amoras, carne de carneiro, carne de caça, truta de montanha e queijo de cabra.
As áreas de montanha que ocupam as porções mais secretas do fiorde Sognefjord estão entre os locais mais populares para caminhadas de montanha na Noruega. As áreas de montanha mais conhecidas são o Parque Nacional de Jotunheimen, o Parque Nacional Jostedalsbreen, Breheimen, o Vale de Aurlandsdalen e o Vale de Utladalen. Além das caminhadas, outras atividades populares na região incluem o rafting, montanhismo, escaladas na pedra, esqui de verão e mountain biking.
Para informações sobre planejamento de viagens ligue para
Jefferson de Almeida Turismo e Eventos:67 98425-6330