Oxfam aponta que fortuna dos 10 mais ricos dobrou com a Covid-19

A fortuna dos dez homens mais ricos do mundo dobrou desde o início da pandemia de coronavírus, enquanto a renda de 99% da humanidade encolheu, de acordo com um relatório da Oxfam publicado ontem (17). (Fonte: AFP)

“As desigualdades matam”

“O aumento das desigualdades econômicas, de gênero e raciais e as desigualdades entre os países destroem nosso mundo”, denuncia a ONG de luta contra a pobreza, em um relatório intitulado “As desigualdades matam” e publicado antes do Fórum Econômico de Davos.
Multibilionários
A riqueza acumulada do grupo de multibilionários conhece, desde o início da pandemia, “seu aumento mais forte já registrado, atingindo seu nível mais alto”, em 13,8 trilhões de dólares.
As 10+
As dez pessoas mais ricas do mundo incluem, segundo a revista Forbes, Elon Musk, o chefe da Tesla, Jeff Bezos (Amazon), Bernard Arnaud (LVMH), Bill Gates (Microsoft), Mark Zuckerberg (Meta/Facebook), Waren Buffett (Berkshire Hathaway) e Larry Ellison (Orecle).
CEO of Amazon Jeff Bezos (Photo by Paul ELLIS / POOL / AFP)
Tributação progressiva
A ONG acrescenta que “podemos superar a pobreza extrema por meio de uma tributação progressiva e sistemas públicos de saúde gratuitos para todos. A Oxfam também recomenda que a criação de sindicatos não seja impedida e que a propriedade intelectual seja removida das patentes de vacinas.
Desigualdade
De acordo com a Oxfam, a desigualdade contribui para a morte de “pelo menos 21 mil pessoas por dia” por falta de acesso a cuidados de saúde, violência de gênero, fome e crise climática.
imposto excepcional
“Um imposto excepcional de 99% sobre a renda procedente da pandemia dos 10 homens mais ricos permitiria a produção suficiente de vacinas para o mundo, forneceria uma cobertura social e de saúde universal, financiaria a adaptação climática e reduziria a violência baseada em gênero em 80 países”, aponta a organização. Esses magnatas ficaram “8 bilhões de dólares mais ricos do que antes da pandemia”.
Mercados financeiros
“Os multibilionários tiveram uma grande pandemia. Os bancos centrais injetaram bilhões de dólares nos mercados financeiros para salvar as economias, muitos dos quais acabaram nos bolsos dos multibilionários”, destaca.
Fórum Econômico Mundial
O Fórum Econômico Mundial alertou que as grandes desigualdades no acesso às vacinas contra a covid-19 podem enfraquecer a luta contra as principais causas internacionais, como as mudanças climáticas. O fórum presencial de Davos foi adiado para o verão devido à variante ômicron, mas uma edição online começou omtem (17) e vai até 21 de janeiro.

Simples Nacional

Os pequenos negócios que foram excluídos do Simples Nacional, por débitos tributários, podem optar por retornar ao regime até o dia 31 de janeiro. O Ministério da Economia calcula que 1,8 milhão de empresas estão inscritas na dívida ativa da União por débitos do Simples, o que representa um montante de R$ 137 bilhões.

Inclusão no Simples

Para aderir ou retomar a inclusão no Simples, é preciso regularizar os débitos tributários, seja com a Receita Federal do Brasil (RFB) ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). O prazo para regularizar os débitos e ter a opção aprovada também é até 31 de janeiro de 2022.

Querida que só, a empresária Jussara Rebetchuk comemorando hoje mais um aniversário. Happy birthday!

Consulta de débitos

Para consultar os débitos do Simples Nacional que continuam em cobrança na Receita Federal o contribuinte deverá utilizar a opção “Consultar Débitos” no aplicativo PGDAS-D e DEFIS ou a opção “Consulta Pendências – Situação Fiscal > Débitos Pendências” no portal e-CAC. Já para consultar débitos inscritos em dívida ativa da União, o empresário deve acessar o portal REGULARIZE e clicar na opção Consultar Dívida Ativa. Por enquanto a MPE pode renegociar os débitos na Receita Federal por meio de parcelamento ordinário, com prazo de até 60 meses.

… Bom dia!”Posso não vencer todos os dias, mas jamais irei deixar de lutar pelas causas em que acredito”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Jussara Rebetchuk,  Carlo César Simioli Garcia, Francisco Fernandes, Érica Cela, Cida Duarte, Ricardo Alves, Jeferson Cristaldo, Valeria Benites, Adamo Del Pino Lino, Daniela Godoy, Thiago Rech, Dalva Agrímpio, Carla Takagi, Thaty Flores Passos, Carolina Maimone, Marcos Edivan Gutterres, Iracy Vieira de Brito, Maria Eduarda Costa, Daniel Nascimento, Karina Loureiro, Betho Freitas, Rosa Pereira, Haroldo Barross e Edir Viégas. Happy birthday!

… A cantora canadense Céline Dion anunciou o cancelamento da sua turnê Courage World Tour por conta de um problema grave de saúde:“espasmos musculares graves e persistentes”.  Foram 16 shows cancelados, todos na América do Norte, que se realizariam nos meses de março e abril.

… A tradicional marca italiana Brunello Cucinelli lançou sua coleção masculina de outono-inverno 2022 na semana de moda de Milão. O mundo urbano em constante transformação e suas diferentes possibilidades de estilo norteiam as novas criações da marca. Conforto, dinamismo e suavidade se sobrepõem a alfaiataria elegante da label italiana. As peças chegam em setembro deste ano na boutique da marca no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, e também no CJ Fashion, com entrega para todo o Brasil.